Depois do lançamento da Exposição Maringá Futebol Memória, ocorrido dia 26 de novembro de 1016, na Casa de Bamba, com o apoio cultural da Viapar, o endereço seguinte foi a Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, localizada na avenida Horácio Raccanello Filho, no Novo Centro. A mostra ficou naquele local nos meses de dezembro e janeiro, atraindo um grande número de maringaenses. Camisas antigas, faixas, jornais, as obras de arte - escultura “O guerreiro da bola”, do artista plástico Nivaldo Tonon, e a tela, tendo o futebol como tema, de autoria de Tadeu dos Santos – foram as atrações. O curador da mostra, o jornalista Antonio Roberto de Paula, recebeu dezenas de pioneiros no período em que as peças ficara expostas naquele local. O espaço para a exposição foi cedido pela secretaria municipal de Cultura da administração anterior, Olga Agulhon. Com a nova gestão, a partir de janeiro de 2017, o atual secretário de Cultura, Rael Toffolo, também colocou a Biblioteca à disposição para a mostra. O Museu Esportivo agradece Olga Agulhon, Rael Toffolo, Romi Matos, diretora da Biblioteca, e todos os funcionários pelo apoio, presteza e preocupação com a segurança das peças e atenção com a nossa equipe.
Seja o primeiro a comentar.
O primeiro campo de futebol de Maringá. Campo do SERM - Sociedade Esportiva Recreativa de Maringá, no Maringá Velho. Hoje, no local, é o Sesi. O clube foi fundado em 1948. A foto é do time do SERM de 1945.
"Comecei a jogar no famoso Gegê, o Grêmio Estudantil Ginásio Estadual, onde hoje é o Instituto de Educação. A gente tinha um time lá que não perdia pra ninguém: Os Gigantes. A primeira partida que joguei no futebol de salão foi no Country Clube, numa quadra de vôlei. Nem cimento era. Era pedrisco. Joguei pra Umes contra o Country." Assista no youtube o documentário 'Histórias que a bola pesad
O jornalista Antônio Roberto de Paula falou aos vereadores de Maringá na sessão desta quinta-feira (17) sobre o Museu Esportivo de Maringá (MEM). O convite foi do vereador Carlos Mariucci.
De Paula contou que a ideia do Museu surgiu em 2011 durante a produção do documentário “Histórias que a Bola Pesada Contou”. “Recebemos muitas fotos e acreditei que poderíamos fazer mais com aquele material.&rdquo
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957