Últimas Publicações / As 62 camisas que contam a história do Maringá Futebol Clube doadas ao Museu Esportivo de Maringá.

Márcio Venturoso Júnior, torcedor do Maringá Futebol Clube, apaixonado por futebol, doou ao Museu Esportivo de Maringá 62 camisas do Maringá Futebol Clube, peças que ele colecionava desde o ano em que o clube foi fundado, em 2010. Uma das camisas doadas é anterior a 2010, ainda do tempo em que o MFC, que já foi Metropolitano, era um clube amador do bairro maringaense Jardim Alvorada, o Sociedade Esportiva Alvorada Club, dirigido por Aparecido Domingos Regini, o Zebrão.

Acompanhado de sua esposa Greice, das filhas Valentina e Júlia e do sobrinho Murilo, Márcio esteve no MEM no dia 26 de maio de 2021 fazendo a entrega das camisas do MFC e ainda outras do clube de futsal de Maringá, o Ciagym, do seu amigo e professor Adolpho Amorim, e uma do Galo Maringá. O farto e histórico material possibilita conhecer em detalhes a trajetória do Maringá Futebol Clube, que busca se firmar no cenário paranaense e que este ano garantiu a permanência na série A do estadual de 2022. Com conquistas na terceira divisão e na segunda, o Maringá chegou ao vice-campeonato paranaense da primeira divisão em 2014.

Para o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, a doação de Márcio demonstra a confiança no trabalho de resgate e preservação da memória esportiva que vem sendo realizado com o apoio de pioneiros e esportistas maringaenses. “O MEM tinha algumas camisas doadas pela diretoria do Maringá por intermédio do assessor de imprensa Rodrigo Araújo, nosso parceiro, agora, com este volume de peças, vamos ter no nosso acervo a história do Maringá sendo contada na sua quase totalidade”, afirma De Paula. “Outro aspecto importante da doação é a divulgação das peças, através do nosso site www.museuesportivo.com.br e em exposição na nossa sede, o que vai permitir que mais pessoas conheçam a história do MFC”, completa.    

Ao longo desses mais de dez anos, Márcio foi formando sua coleção comprando, na maioria das vezes, e sendo presenteado por atletas e treinadores. Para cada uma delas ele tem uma história, o que revela seu amor pelo clube e a admiração por determinados profissionais que vestiram a camisa do Maringá nos gramados ou que dirigiram a equipe à beira do campo. Um dos casos de admiração, que se transformou em amizade, foi com o treinador Fernando Marchiori, campeão da Segunda divisão pelo MFC em 2017 e da Taça FPF no mesmo ano.

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Biblioteca Municipal

Os maringaenses que visitarem a Biblioteca Municipal terão a oportunidade de conhecer a Exposição Itinerante Maringá Futebol Memória, com fotos, camisas, faixas e peças artísticas que ajudam a contar as histórias do futebol na Cidade Canção.

A exposição foi inaugurada no dia 22 de novembro na Casa de Bamba.

A mostra é um projeto do Museu Esportivo, idealizada pelo jornalist

Museu Esportivo de Maringá recebe camisa histórica do Corinthians

Uma camisa do Corinthians, guardada durante 35 anos por um fanático torcedor foi doada ao Museu Esportivo de Maringá na noite do dia 20 de dezembro. A peça é de 1982, ano em que o Timão conquistou o Campeonato Paulista, e está autografada pelo Doutor Sócrates e seus companheiros. O maringaense Eduardo Ciriaco, que reside em Curitiba, fez a doação ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, na presença de torcedores corinti

Zuring, o verdadeiro camisa 10 do Galo do Norte

Nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, Moisés Bispo dos Santos, radialista, morador em Arenápolis-MT, escreve sobre Klinger Ramos, o Zuring, craque do Grêmio Esportivo Maringá na década de 1960.
Fotos: Zuring em 1966, logo após a vitória sobre a União Soviética, e no Museu Esportivo de Maringá, se vendo na histórica foto do time bicampeão paranaense de 1964.

O verdadeiro camisa 10 do

Museu Esportivo de Maringá ganha camisa do Santos com dedicatória e autógrafo do Rei Pelé

Amigo do MEM, João Alavarse, pediu para seu amigo Negreiros, que acionou Manoel Maria e a camisa chegou até Pelé, que escreveu: “Ao Museu Esportivo de Maringá grande abraço Pelé”.

Texto de Antonio Roberto de Paula, diretor do MEM

Em março de 2020, tive uma ideia. O Rei Pelé, o maior jogador de todos os tempos, está bem representado no Museu Esportivo de Ma

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital