Márcio Venturoso Júnior, torcedor do Maringá Futebol Clube, apaixonado por futebol, doou ao Museu Esportivo de Maringá 62 camisas do Maringá Futebol Clube, peças que ele colecionava desde o ano em que o clube foi fundado, em 2010. Uma das camisas doadas é anterior a 2010, ainda do tempo em que o MFC, que já foi Metropolitano, era um clube amador do bairro maringaense Jardim Alvorada, o Sociedade Esportiva Alvorada Club, dirigido por Aparecido Domingos Regini, o Zebrão.
Acompanhado de sua esposa Greice, das filhas Valentina e Júlia e do sobrinho Murilo, Márcio esteve no MEM no dia 26 de maio de 2021 fazendo a entrega das camisas do MFC e ainda outras do clube de futsal de Maringá, o Ciagym, do seu amigo e professor Adolpho Amorim, e uma do Galo Maringá. O farto e histórico material possibilita conhecer em detalhes a trajetória do Maringá Futebol Clube, que busca se firmar no cenário paranaense e que este ano garantiu a permanência na série A do estadual de 2022. Com conquistas na terceira divisão e na segunda, o Maringá chegou ao vice-campeonato paranaense da primeira divisão em 2014.
Para o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, a doação de Márcio demonstra a confiança no trabalho de resgate e preservação da memória esportiva que vem sendo realizado com o apoio de pioneiros e esportistas maringaenses. “O MEM tinha algumas camisas doadas pela diretoria do Maringá por intermédio do assessor de imprensa Rodrigo Araújo, nosso parceiro, agora, com este volume de peças, vamos ter no nosso acervo a história do Maringá sendo contada na sua quase totalidade”, afirma De Paula. “Outro aspecto importante da doação é a divulgação das peças, através do nosso site www.museuesportivo.com.br e em exposição na nossa sede, o que vai permitir que mais pessoas conheçam a história do MFC”, completa.
Ao longo desses mais de dez anos, Márcio foi formando sua coleção comprando, na maioria das vezes, e sendo presenteado por atletas e treinadores. Para cada uma delas ele tem uma história, o que revela seu amor pelo clube e a admiração por determinados profissionais que vestiram a camisa do Maringá nos gramados ou que dirigiram a equipe à beira do campo. Um dos casos de admiração, que se transformou em amizade, foi com o treinador Fernando Marchiori, campeão da Segunda divisão pelo MFC em 2017 e da Taça FPF no mesmo ano.
Seja o primeiro a comentar.
Nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, Aldi César Mertz, dirigente esportivo e do Sindicato dos Bancários de Maringá, que foi atleta do futsal e do futebol de campo, fez a doação de três camisas de clubes profissionais do Paraná: do Londrina Esporte Clube, de 2015, do Paraná Clube, também de 2015, e do Rio Branco Sport Club, de Paranaguá, de 2017. As camisas foram presentes dos clubes a Mertz quando as equipe
Equipes amadoras (15)
Colabore conosco. Ajude-nos com informações sobre as fotos: nome do time, escalação e ano.
TV Tibagi, Apucarana, Paraná, anos 60. Edson Simões e Paulo Simões na ilha de edição quadruplex. Crédito da foto: Paulo Simões.
Texto de José Rezende, jornalista do Rio de Janeiro, do blog: www.albumdosesportes.blogspot.com
Na passagem dos 85 anos de Garrincha, no dia 18 de outubro de 2018, inserimos no texto a seguir, parte já publicada, importantes depoimentos que enriquecem a trajetória do nosso Mané. Nunca é demais, quando temos oportunidade, de lembrar de um personagem do mundo do futebol que proporcionou tanta alegria as plateias de diferentes
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957