O empresário Devanir Marion, acompanhado da cantora Márcia Mara e da irmã dela, Maria, esteve no dia 11 de janeiro de 2020 no Museu Esportivo Maringá conhecendo o endereço da memória esportiva da cidade.
Ex-presidente do Grêmio Maringá e proprietário da famosa MR em sociedade com Gilmar Real, empresa que confeccionava os uniformes do Grêmio Maringá e de grande equipes brasileiras, Devanir doou ao nosso acervo cópia do estatuto de 1978 do GEM, editais de convocação do clube publicados em jornais de Maringá e de Curitiba, correspondências, cópias de alterações no estatuto e outros impressos relacionados ao Galo do Norte.
Ele disse ter ficado encantado com o grande número de preciosidades do nosso acervo, ainda mais quando viu em um dos manequins uma camisa de 1983 do Grêmio de Esportes Maringá com a marca MR. Na oportunidade ele se encontrou com antigos amigos da cidade que também visitavam o Museu Esportivo.
Agradecemos a visita do Devanir, da Márcia Mara e da Maria, agradecemos o apoio ao MEM e as doações que tornam cada vez mais representativo nosso espaço de exposição, resgate e preservação da história esportiva.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Depois das camisas do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, de 1988 e 1999, doadas, respectivamente, pelos amigos Osvaldo Luiz Patrão, de Curitiba, e Sandro Ivanowski, de Maringá, o Museu Esportivo de Maringá recebe uma caneca oficial do clube gaúcho da querida amiga Isa Maria Putton.
A caneca é de inestimável valor afetivo para Isa, pois pertenceu à sua irmã Terezinha Maria Putton, que faleceu em dezembro de 2016. Terezinha
- Acesse www.apoia.se/museuesportivo - Torne-se um colaborador do Museu Esportivo de Maringá a partir de 9 reais. Entre nessa história você também! Já avançamos muito nesses anos e novos horizontes vão surgindo à medida que mais pessoas da cultura e da história se incorporam ao nosso projeto de resgate da memória esportiva. Com as novas perspectivas a partir dessa união, vamos conhecendo mais profundamente
Foto e informações de José Luiz Lopes Vieira, o Pancho: "Handebol de Maringá nos Jogos Escolares Regionais do Paraná. Equipe dos JERPs 1976 - Paranavaí. Em pé a partir da esquerda: João Marin Mechia, Washington, José Antonio DA Silva (Bicudo), Jacaré, Cianorte e Osmar. Agachados: Carlos Alberto Maranho Gomes (Betão), Valtinho, Aldo Taguchi, Leonardo Ogata, Te&oacu
Texto de Paulo Roberto Grani.
Foto do estádio Durival de Birto e Silva, em 1947, da coleção de Cid Destefani.
O futebol brasileiro deu seus primeiros passos ao lado das ferrovias. Em cada estação [de trem] tinha um campo de futebol, que era praticado pelos operários das ferrovias.
As ferrovias tinham uma importância social gigantesca. Por meio delas, o desenvolvimento chegava ao interior do Brasil e, de carona, o fu
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957