No dia 4 de janeiro de 2020, Marco Aurélio Saldanha Rocha, que foi goleiro do Flamengo, Athletico Paranaense e Bahia, esteve no Museu Esportivo de Maringá quando encontrou Carlos Henrique Bergantini, aluno da Escolinha Marco Aurélio nos anos 1990. A escolinha, localizada em Maringá, era dirigida por Marco Aurélio, que posteriormente foi trabalhar na Paraná Esportes, órgão do governo do estado, e na secretaria de esportes de Maringá.
O encontro com Carlos Henrique, que estava acompanhado do pai Carlos Bergantini, parceiro do Museu Esportivo, emocionou Marco Aurélio, ainda mais porque foi doada ao MEM uma camisa da Escolinha Marco Aurélio, que pertenceu a Carlos Henrique, autografada por Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970. Pedimos ao goleiro que também assinasse a peça.
No final da década de 1990, Jairzinho, amigo pessoal de Marco Aurélio, rivais dentro de campo porque o atacante atuava no Botafogo e Marco Aurélio no Flamengo, esteve em Maringá prestigiando o empreendimento do consagrado goleiro quando posou para fotos, distribuiu autógrafos e falou sobre sua vitoriosa carreira.
Agora, o Museu Esportivo de Maringá tem em seu acervo uma relíquia da cidade assinada por um dos grandes jogadores da história do futebol mundial. Agradecemos à família Bergantini pela doação e parabenizamos o Marco Aurélio pela brilhante carreira e pelo trabalho sério e competente que realizou nas categorias de base em Maringá.
(Foto dos anos 90: Neusa, esposa do Marco Aurélio, Dirceu Oscar de Matos, atrás, Marco Aurélio, Jairzinho e Marco Antônio, irmão gêmeo de Marco Aurélio)
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Museu Esportivo de Maringá na Fan Fest do Maringá Futebol Clube, janeiro, 2019, pátio do estádio Willie Davids.
O ídolo da época de ouro do futebol de Maringá no MEM. O Museu Esportivo de Maringá recebe neste sábado (22) o maior artilheiro da história do futebol profissional da cidade, nome histórico do grande Grêmio Esportivo Maringá, emérito artilheiro, dono de uma capacidade impressionante de fazer gols em qualquer espaço na grande área, tanto de pé direito, esquerdo ou de cabeça: Edgard Belisário
Dia 7 de setembro de 2016, campo do Brinco da Vila, localizado na Vila Operária, Maringá-PR. O Brinco da Vila era o local de treinamentos do Grêmio de Esportes Maringá. (Foto: Museu Esportivo)
A redação de um jornal do interior na final da Copa do Mundo de 1970
O País respirava futebol naquele 21 de junho de 1970. Não era para menos. O escrete canarinho poderia chegar ao tricampeonato. A seleção comandada por Zagallo havia vencido todos os jogos da Copa do Mundo do México e tinha pela frente a Itália, que, com muita garra, chegara à final no Estádio Azteca, na Cidade do México. A reda&cce
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957