No dia 4 de janeiro de 2020, Marco Aurélio Saldanha Rocha, que foi goleiro do Flamengo, Athletico Paranaense e Bahia, esteve no Museu Esportivo de Maringá quando encontrou Carlos Henrique Bergantini, aluno da Escolinha Marco Aurélio nos anos 1990. A escolinha, localizada em Maringá, era dirigida por Marco Aurélio, que posteriormente foi trabalhar na Paraná Esportes, órgão do governo do estado, e na secretaria de esportes de Maringá.
O encontro com Carlos Henrique, que estava acompanhado do pai Carlos Bergantini, parceiro do Museu Esportivo, emocionou Marco Aurélio, ainda mais porque foi doada ao MEM uma camisa da Escolinha Marco Aurélio, que pertenceu a Carlos Henrique, autografada por Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970. Pedimos ao goleiro que também assinasse a peça.
No final da década de 1990, Jairzinho, amigo pessoal de Marco Aurélio, rivais dentro de campo porque o atacante atuava no Botafogo e Marco Aurélio no Flamengo, esteve em Maringá prestigiando o empreendimento do consagrado goleiro quando posou para fotos, distribuiu autógrafos e falou sobre sua vitoriosa carreira.
Agora, o Museu Esportivo de Maringá tem em seu acervo uma relíquia da cidade assinada por um dos grandes jogadores da história do futebol mundial. Agradecemos à família Bergantini pela doação e parabenizamos o Marco Aurélio pela brilhante carreira e pelo trabalho sério e competente que realizou nas categorias de base em Maringá.
(Foto dos anos 90: Neusa, esposa do Marco Aurélio, Dirceu Oscar de Matos, atrás, Marco Aurélio, Jairzinho e Marco Antônio, irmão gêmeo de Marco Aurélio)
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
O Museu Esportivo de Maringá recebeu nesta sexta-feira, 1º de novembro de 2019, a visita de cinco judocas da seleção brasileira de judô, nomes consagrados do esporte, com importantes conquistas na carreira: Charles Chibana, Marcelo Contini, Rafael Buzacarini, Luciano Correia e Alex Pombo. Eles estão em Maringá para o casamento de Eduardo Bettoni e Stephanie Coelho. Bettoni, também atleta de destaque do judô brasileiro, pertencent
Os amigos do professor Gabriel Kara Neto vão se encontrar com ele nesta terça-feira, às 19 horas, no Museu Esportivo. Gabriel, parceiro e apoiador do MEM, que mora em Cuiabá, está na cidade e amanhã vai rever atletas que ele comandou no Grêmio de Esportes Maringá, seus alunos de educação física e os muitos amigos que conquistou na cidade. Hoje ele esteve no Museu Esportivo em companhia de Gilmar Real
México 70 - E as palavras, eu que vivo delas, onde estão? Onde estão as palavras para contar a vocês e a mim mesmo que Tostão está morrendo asfixiado nos braços da multidão em transe? Parece um linchamento: Tostão deitado na grama, cem mãos a saqueá-lo. Levam-lhe a camisa levam-lhe os calções. Sei que é total a alucinação nos quatro cantos do estádio, mas só tenho olhos
Boas notícias para a cultura esportiva de Maringá! A GT Foods, uma das principais empresas do país, orgulho de Maringá e do Brasil, renovou seu contrato de patrocínio com o Museu Esportivo de Maringá (MEM). Esta parceria, que começou em novembro de 2021, tem sido fundamental para a preservação e valorização da nossa rica história esportiva.
Sob a liderança de Ciliomar Tortola, o Ci
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957