Últimas Publicações / Museu Esportivo de Maringá comemora 10 anos

O Museu Esportivo de Maringá foi criado pelo escritor e jornalista Antonio Roberto de Paula. É dirigido por De Paula e por sua esposa Simone Labegalini, também jornalista. O embrião do MEM foi o videodocumentário “Histórias que a bola pesada contou”, sobre os 50 anos do futebol de salão de Maringá, com cinco horas de duração, produzido por De Paula em 2011 e lançado no ano seguinte.
Com o farto material fotográfico adquirido junto a esportistas da cidade, bem como documentos, jornais e revistas, surgiu o Museu Esportivo de Maringá, inicialmente nas redes sociais. Com a interatividade, atletas, ex-atletas, dirigentes, árbitros, cronistas esportivos e torcedores em geral passaram a enviar fotografias de outros esportes além do futsal.
A expressiva história do futebol amador e profissional de Maringá passou a ser revisitada mais intensamente. O MEM passou a ser um forte canal de comunicação do passado esportivo, com seus instigantes acontecimentos e personagens de destaque, com as pessoas da Maringá de hoje, que querem recordar, se emocionar e as que têm interesse em conhecer uma época em que tudo era diferente: a bola, os uniformes, os campos e as quadras. Essa maravilhosa comunicação existe porque a paixão pelo esporte permanece.
Sendo um escritor com obras publicadas sobre Maringá, De Paula já fazia um trabalho de divulgação da cidade e de seus pioneiros. Essa rica história esportiva teria que ser levada ao maior número de pessoas. Buscando ampliar o compartilhamento de fatos marcantes do esporte, homenageando atletas e ex-atletas, clubes profissionais e amadores, vieram as exposições itinerantes.
No dia 22 de novembro de 2016, na Casa de Bamba, foi lançada a Exposição Itinerante Maringá Futebol Memória, que percorreu vários locais da cidade durante o ano de 2017.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Cartunista Kaltoé doa livros para o Museu Esportivo de Maringá


No dia em que foi homenageado no MEM (14.08.18), com a Exposição Kaltoé no Esporte, o nosso amigo Luiz Carlos Altoé, o Katoé, doou à nossa biblioteca o livro "60 Capas", capas do Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro, escolhidas pelo Zico, eterno ídolo do Flamengo, trabalho que teve a coordenação de José Guilherme Coelho. O Galinho de Quintino autografou a obra para o Kaltoé. Além de "60

Wilsinho Capeta e Alex Santos, pai e filho, amigos do Museu Esportivo de Maringá

Wilsinho Capeta, lateral-direito do Grêmio de Esportes Maringá nos anos 70, fez parte do elenco campeão paranaense de 1977, pai do Alessandro Santos, o Alex Santos. Pai e filho já estiveram no Museu Esportivo de Maringá em várias oportunidades. Alex doou uma camisa autografada da seleção japonesa e um quadro com foto e autógrafo. Wilsinho esteve no MEM junto com o filho e acompanhando professores e alunos do Instituto Alex Santos,

Sérgio Abujanra

Sérgio Abujanra faleceu no dia 13 de janeiro de 2021, aos 80 anos. 

Texto escrito por Antonio Roberto de Paula por ocasião do aniversário de 80 anos de Sérgio Abujanra:

Maringá, 3 de junho de 2020

Carta ao querido Sérgio Abujanra

Sérgio Abujanra, 80 anos, pioneiro de Maringá, uma vida ligada ao esporte. Você diz Sérgio A

A história do futsal em Maringá - Zé Bolão

"Era proibido pisar em cima da bola, o juiz dava falta porque a bola murchava." (Zé Bolão, que foi goleiro e técnico de Valmar e outros times, tendo atuado na equipe de futebol do Mandaguari Esporte Clube). Assista no youtube o documentário "Histórias que a bola pesada contou" sobre os 50 anos do futsal de Maringá, do diretor Antonio Roberto de Paula, lançado em 2011. #museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital