O Museu Esportivo de Maringá foi criado pelo escritor e jornalista Antonio Roberto de Paula. É dirigido por De Paula e por sua esposa Simone Labegalini, também jornalista. O embrião do MEM foi o videodocumentário “Histórias que a bola pesada contou”, sobre os 50 anos do futebol de salão de Maringá, com cinco horas de duração, produzido por De Paula em 2011 e lançado no ano seguinte.
Com o farto material fotográfico adquirido junto a esportistas da cidade, bem como documentos, jornais e revistas, surgiu o Museu Esportivo de Maringá, inicialmente nas redes sociais. Com a interatividade, atletas, ex-atletas, dirigentes, árbitros, cronistas esportivos e torcedores em geral passaram a enviar fotografias de outros esportes além do futsal.
A expressiva história do futebol amador e profissional de Maringá passou a ser revisitada mais intensamente. O MEM passou a ser um forte canal de comunicação do passado esportivo, com seus instigantes acontecimentos e personagens de destaque, com as pessoas da Maringá de hoje, que querem recordar, se emocionar e as que têm interesse em conhecer uma época em que tudo era diferente: a bola, os uniformes, os campos e as quadras. Essa maravilhosa comunicação existe porque a paixão pelo esporte permanece.
Sendo um escritor com obras publicadas sobre Maringá, De Paula já fazia um trabalho de divulgação da cidade e de seus pioneiros. Essa rica história esportiva teria que ser levada ao maior número de pessoas. Buscando ampliar o compartilhamento de fatos marcantes do esporte, homenageando atletas e ex-atletas, clubes profissionais e amadores, vieram as exposições itinerantes.
No dia 22 de novembro de 2016, na Casa de Bamba, foi lançada a Exposição Itinerante Maringá Futebol Memória, que percorreu vários locais da cidade durante o ano de 2017.
Seja o primeiro a comentar.
Livro de Aira F. Bonfim sobre o futebol feminino - 2023
"Futebol Feminino no Brasil: entre festas, circos e subúrbios, uma história social (1915-1941)", de Aira F. Bonfim
Com dedicatória da autora ao Museu Esportivo de Maringá: “Por mais história sobre mulheres.”
1ª edição – 2023. Doação: José Carlos Cecílio. Entrada no acervo do ME
O Museu Esportivo de Maringá recebeu, no dia 31 de agosto, integrantes do Maringá Pyros, clube de futebol americano da cidade. Chico Aguiar, um dos incentivadores do projeto do MEM, diretor, relações públicas e assessor de imprensa do Maringá Pyros levou o presidente José Moura e o casal Farias: William, atleta da equipe e Jéssica, da assessoria. Com o grupo veio Gustavo Fuzario do portal TEM Esporte, dos amigos do MEM, Fábio
Flâmula do Santos com autografo do Rei Pelé doada ao Museu Esportivo de Maringá pelo amigo João Lourenço Alavarse. No sábado, 7 de dezembro de 2019, os santistas que compareceram ao Museu Esportivo exibiram o quadro com a flâmula do Santos Futebol Clube, com assinatura do Rei Pelé. A relíquia foi doada pelo amigo
Imagens do dia 9 de junho de 2024, Bosque 2, "Maringá Solidária em prol dos irmãos gaúchos" - Recebimento de donativos, corrida, ato ecumênico e apresentações musicais. Crédito das fotos: Ivan Amorim, Donizetinho e Paulo Polite.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957