Últimas Publicações / Time do São Paulo, 1951 - Houve um tempo em que um clube parabenizava o outro pelas conquistas

Depois de perder a Copa do Mundo de 1950, falava-se que o futebol brasileiro tinha morrido. Apesar da decepção no jogo final contra os uruguaios, nossa seleção encantou o mundo nos jogos anteriores. Por isso, no ano seguintes, muitos clubes brasileiros realizaram excursões pelo Velho Mundo. Foi um bom intercâmbio com o futebol europeu mostrando que estávamos bem vivos e que a derrota de 1950 foi uma fatalidade.

Um combinado São Paulo-Bangú também correu a Europa atrás das vitórias nos gramados do Velho Mundo. Foram realizados treze jogos com nove vitórias, dois empates e duas derrotas. E tudo começou na cidade italiana de Gênova no dia 29 de março e terminou em Lisboa, Portugal no dia 19 de abril. Cariocas e paulistas visitaram oito países. O técnico foi Leonidas da Silva, treinador do São Paulo.
Os jogos disputados foram os seguintes:
29.03.1951 – em Gênova – São Paulo-Bangu 1 x Gênova 1 – Djalma
04.04.1951 – em Bruxelas – São Paulo-Bangu 1 x Anderlect 2 – Moacir
05.04.1951 – em Liége – São Paulo-Bangu 3 x Sarrebruck 0 – Durval. Djalma. Bibe.
07.04.1951 – em Sanecuck – São Paulo-Bangu 3 x Combinado local 0 – Durval 2. Nivio.
11.04.1951 – em Amsterdan – São Paulo-Bangu 3 x Seleção da Holanda 0 – Nivio. Bibe. Durval.
No mesmo dia – em Essem – São Paulo-Bangu 1 x Rot Weiss Essem 5 – Ponce de Leon.
13.04.1951 – em Nuremberg – São Paulo-Bangu 1 x Nurenberg 0 – Durval
15.04.1951 – em Munich – São Paulo-Bangu 4 x Munich 3 – Nivio 2. Alcino. Durval
17.04.1951 – em Viena – São Paulo-Bangú 2 x Áustria 1 – Alcino. Zizinho
19.04.1951 – em Paris – São Paulo-Bangu 3 x Racing 2 – Moacir 2. Zizinho.
25.04.1951 – em Roma – São Paulo-Bangu 0 x Lazio 0
27.04.1951 – em Copenhague – São Paulo-Bangu 3 x KB 1 – Nivio 2. Décio Esteves.
29.04.1951 – em Lisboa – São Paulo-Bangu 4 x Sporting 1 – Teixeirinha 2. Durval e Nivio.

Durval e Nivio foram os artilheiros da temporada com 7 gols cada um.

O time base formava com Mário (São Paulo). Mendonça (Bangú) e Mauro (São Paulo). Bauer (São Paulo). Alfredo e Noronha (São Paulo). Alcino (São Paulo). Zizinho (Bangu). Durval (São Paulo). Décio Esteves (Bangú) e Nivio (Bangú).
Jogaram ainda – Poy. Bibe. Dido. Rui. Saverio. Ponce de Leon. Mirim. Rafanelli. Pinguela. Meneses. Moacir. Vermelho. Teixeirinha. Barbatana. Djalma.

Texto: www.historiadofutebol.com

Fonte: MUSEU DOS ESPORTES

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

No Dia Internacional da Mulher, homenagem às meninas do basquete brasileiro, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, 1996

Em 1996, o basquete feminino brasileiro realizou uma de suas maiores façanhas em todos os tempos. Na 26ª edição dos Jogos Olímpicos, realizados em Atlanta, nos Estados Unidos, entre os dias 19 de julho e 04 de agosto de 1996. Nas Olimpíadas, a Seleção Brasileira, comandada pela geração de Hortência e Paula, conquistou a inédita medalha de prata, após ser superada na decisão pelos Estados Unidos por

Museu Esportivo de Maringá em Cuiabá e Várzea Grande - Excursão para o Mato Grosso do dia 20 a 25 de abril de 2022

Grupo de amigos do Museu Esportivo de Maringá viajou na quarta-feira (20) para o Mato Grosso onde fará amistosos em Cuiabá e em Várzea Grande.
Em Cuiabá, no sábado, jogo na Academia R9, franquia de Ronaldo Fenômeno, dirigida pela família do professor Gabriel Kara Neto.
Em Várzea Grande, no domingo, a equipe veterana do MEM jogou no distrito de Bom Sucesso contra a equipe local e venceu por 5 a 4.
Esta é

Vampeta do futsal, maringaense naturalizado italiano, doa camisas do Kuwait ao Museu Esportivo de Maringá

O maringaense Vampeta, Craque do futsal, que atuou 11 anos na Itália e joga há cinco anos no Kuwait, doou ao Museu Esportivo de Maringá, uma camisa do seu último clube, o Kazma, e uma da seleção kuwaitiana. A entrega foi feita no sábado, dia 27 de abril, quando Vampeta conheceu o MEM em companhia do seu pai Genilson e do radialista Juninho Palpite.
Aos 34 anos de idade, Jairo Manoel dos Santos que, quando iniciou no futsal na Amafus

Garoto e Zeferino

O jornalista Messias Mendes fala de Garoto, o primeiro ídolo do Grêmio Esportivo Maringá, campeão paranaense de 1963: "Esta foto é dos anos 80, capa da Revista Pois É, em que reunimos Garoto e Zeferino. Garoto, ídolo do Grêmio Esportivo Maringá no inicio dos anos 60, e Zeferino Pasquini (30/09/1936- 24/04/2011), histórico goleiro do Londrina, que por várias vezes buscou a bola nos fundos da rede, chutada ou c

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital