O maringaense Vampeta, Craque do futsal, que atuou 11 anos na Itália e joga há cinco anos no Kuwait, doou ao Museu Esportivo de Maringá, uma camisa do seu último clube, o Kazma, e uma da seleção kuwaitiana. A entrega foi feita no sábado, dia 27 de abril, quando Vampeta conheceu o MEM em companhia do seu pai Genilson e do radialista Juninho Palpite.
Aos 34 anos de idade, Jairo Manoel dos Santos que, quando iniciou no futsal na Amafusa (Associação Maringaense de Futsal) era chamado de Jairinho, mas o apelido “Vampeta” pegou e ele carrega até hoje, construiu sua carreira praticamente fora, indo atuar na Itália, indicado por Robson Marani, craque do futsal maringaense e do Paraná e que hoje é treinador no País da Bota.
Na Itália, Vampeta jogou por oito anos no Luparense, equipe de San Martino di Lupari, da região do Vêneto, província de Pádua. Naturalizado italiano, jogou na seleção daquele país, disputou a Copa do Mundo da Tailândia em 2012, obtendo o terceiro lugar, e também foi campeão europeu. Provavelmente, ele deverá retornar este ano para o Luparense onde fez fama e muitos amigos.
Na visita ao MEM, Vampeta fez fotos e vídeos das centenas de peças históricas expostas e conheceu antigos jogadores do futebol e do futsal que fizeram história em Maringá. “Um lugar muito bonito. Pretendo voltar e fazer novas doações. Um belo trabalho. E foi uma honra conhecer pessoas que foram importantes para o futebol e o futsal da minha cidade”, disse o craque, que se emocionou ao ver a camiseta da Galo Terror, torcida organizada do Grêmio de Esportes Maringá, da qual ele foi associado na adolescência. A peça foi doada ao MEM pelo professor Cássio Marcelo de Oliveira Alves.
O Vampeta é nosso amigo no grupo do Facebook, mas eu não o conhecia. Nós é que ficamos honrados com a visita dele, Um cara humilde, que venceu os desafios e que ainda vai continuar brilhando no futsal internacional”, afirmou o diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula.
Neste período em que está em Maringá, Vampeta aceitou o convite do GEM Futsal para atuar em duas partidas da Série Prata, do Paranaense: contra o CAD de Guarapuava, partida realizada no dia 27 de abril, vitória maringaense por 4 a 3, e contra a equipe do Paranaguá, dia 4 de maio, naquela cidade.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Esta matéria está no site www.museuesportivo.com.br
Seja o primeiro a comentar.
Corinthians, campeão do Torneio Charles Miller, 1955.
Legenda da foto: Goleiro do Benfica, Costa Pereira, disputa a bola com Baltazar e Rafael; vitória corintiana por 2 a 1, no Pacaembu.
. (Reprodução - Arquivo Celso Unzelte)
Clique aqui e confira detalhes da competição com o pesquisador e jornalista Celso Dario Unzelte.
Nosso amigo Anderson Masson, artista gráfico, criou uma peça especialmente para o Museu Esportivo de Maringá do "Setembro Amarelo" - campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Ajude-nos a divulgar. Compartilhe com seus amigos. Antônio Eduardo Branco, presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná, esteve no Museu Esportivo de Maringá e gravou um vídeo institucional fazendo um convite para as pessoas visitarem este espaço da memória esportiva da cidade e do Estado. Branco, que foi atleta de vôlei na juventude, representando a Cidade Canção em Jogos Abertos do Paraná, morou em Maringá e se emocionou ao ver o Descanse em paz, mestre Reynaldo Costa, criador do brasão de Maringá.
“Tudo que nos rodeia é simbólico, matemático e geométrico.” É com esta definição que Reynaldo Costa justificava o próprio interesse por bandeiras e brasões. Foi ele que, em 1964, quando trabalhava como desenhista gráfico, venceu o concurso, realizado pela Prefeitura, que definiu a bandeira e o brasão
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957