Últimas Publicações / Hélio Pires fala da sua passagem pelo Grêmio Maringá em 1975, quando ganhou da torcida guerreira o troféu de melhor jogador do clube

João Hélio Pereira Pires, nascido no dia 22 de março de 1947, em Taquara, Rio Grande do Sul, iniciou a carreira na equipe juvenil do Grêmio de Porto Alegre, em 1965, onde se profissionalizou e permaneceu até 1969. Conhecido no futebol como Hélio Pires, o atacante se transferiu em 1970 para o Coritiba e, depois de ser tricampeão paranaense e campeão do Torneio do Povo, sendo o artilheiro, foi jogar, em 1973, na Portuguesa de Desportos e Santos. Em 1974, retornou ao Alto da Glória, sendo novamente emprestado, desta vez ao Grêmio de Esportes Maringá, em 1975. No ano de 1976, Hélio Pires foi jogar no Figueirense e no ano seguinte voltou ao Coxa.

Nosso amigo do Museu Esportivo, Reginaldo Aracheski, do Memorial do Futebol da Lapa-PR, entreou em contato com Hélio Pires, de quem é amigo, para falar sobre o período em que ele jogou em Maringá. Sobre sua passagem no clube da Cidade Canção, Hélio Pres conta: “No ano de 1975, tive o prazer de ser contratado para disputar o Campeonato Paranaense pelo Grêmio de Esportes Maringá, clube que possuía uma ótima estrutura e uma diretoria que nos apoiava e nos valorizava. Fomos campeões do 1º turno do estadual, sendo eu o goleador e eleito pelo torcedor guerreiro do Grêmio como o melhor do elenco. Recebi o Troféu Guerreiro, dia 21 de abril de 1975, numa promoção realizada pela rádio Cultura de Maringá, O Diário do Norte do Paraná e empresa Fertimaq. Agradeço por ter feito parte da história do clube e ainda estar sendo lembrado no Museu Esportivo de Maringá (MEM), idealizado por Antonio Roberto de Paula para perpetuar as lembranças do futebol da cidade assim como o seu grupo do whatsapp ‘Lendas da Bola’. Parabéns a este jornalista dedicado a deixar ao público as recordações de um tempo que não volta mais. Meu muito obrigado. Hélio Pires.” 

Hélio Pires faleceu aos 74 anos, em sua cidade natal, no dia 8 de janeiro de 2021, em decorrência de problemas no coração. 

Fotos: 

No time do Grêmio gaúcho em 1969 

No Coritiba em 1971

Com o saudoso Zé Roberto Gazela no Coritiba

Hermes, Cláudio Marques, Kruger, Hélio Pires, Levir e Dirceuzinho no Coritiba

No Coritiba em 1973

No Coritiba

Com Dito Cola no Figueirense em 1976

Com Levi no Grêmio de Esportes Maringá em 1975

O troféu que Hélio Pires ganhou da torcida do Grêmio de Esportes Maringá

O time do Grêmio de Esportes Maringá com Hélio Pires em 1975 

O time do Grêmio de Esportes Maringá com Hélio Pires em 1975 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Clayton Conservani, o repórter-atleta, no Museu Esportivo

O repórter-atleta Clayton Conservani, da Rede Globo, esteve em Maringá em dezembro no Prêmio ACIM Esportes 2017. Na oportunidade, ele visitou o Museu Esportivo de Maringá na companhia dos medalhistas olímpicos Emanuel do vôlei e Vanderlei Cordeiro de Lima, do jogador Alex Santos, naturalizado japonês que disputou duas Copas do Mundo, de ex-atletas maringaenses e do presidente da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maring&aacu

A história do futsal em Maringá - Zé Bolão

"Era proibido pisar em cima da bola, o juiz dava falta porque a bola murchava." (Zé Bolão, que foi goleiro e técnico de Valmar e outros times, tendo atuado na equipe de futebol do Mandaguari Esporte Clube). Assista no youtube o documentário "Histórias que a bola pesada contou" sobre os 50 anos do futsal de Maringá, do diretor Antonio Roberto de Paula, lançado em 2011. #museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

Museu Esportivo de Maringá recebe camisa histórica do Corinthians

Uma camisa do Corinthians, guardada durante 35 anos por um fanático torcedor foi doada ao Museu Esportivo de Maringá na noite do dia 20 de dezembro. A peça é de 1982, ano em que o Timão conquistou o Campeonato Paulista, e está autografada pelo Doutor Sócrates e seus companheiros. O maringaense Eduardo Ciriaco, que reside em Curitiba, fez a doação ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, na presença de torcedores corinti

Museu Esportivo de Maringá em Cuiabá e Várzea Grande - Excursão para o Mato Grosso do dia 20 a 25 de abril de 2022

Grupo de amigos do Museu Esportivo de Maringá viajou na quarta-feira (20) para o Mato Grosso onde fará amistosos em Cuiabá e em Várzea Grande.
Em Cuiabá, no sábado, jogo na Academia R9, franquia de Ronaldo Fenômeno, dirigida pela família do professor Gabriel Kara Neto.
Em Várzea Grande, no domingo, a equipe veterana do MEM jogou no distrito de Bom Sucesso contra a equipe local e venceu por 5 a 4.
Esta é

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital