Tata Cabral, editor-chefe do jornal maringaense Jornal do Povo, esteve no Museu Esportivo de Maringá e gravou depoimento fazendo um convite para que a população conheça este espaço da memória esportiva. O MEM, que inaugurou sua sede própria em 30 de outubro de 2017, conta com mais de 1.500 peças entre fotografias, camisas, flâmulas, faixas, troféus, medalhas, chaveiros, canecas e farto material impresso. Cronista esportivo, Tatá Cabral atua na imprensa maringaense desde a década de 1960. Além do jornal, trabalhou em emissoras de TV e rádio, acompanhando a época de ouro do Grêmio Esportivo Maringá e Grêmio de Esportes Maringá. Desde que o Museu Esportivo de Maringá iniciou suas atividades, primeiramente com as exposições itinerantes, Tatá tem sido um dos maiores incentivadores. Na visita que fez ao MEM, ele fez a doação do livro “Zinedine Zidane - Uma Biografia”, de Jean Philippe e Patrick Fort, da Sá Editora.
O Museu Esportivo de Maringá está localizado na rua Domingos Salgueiro, 1415, esquina com avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé, aberto de terça a sexta-feira, das 14h30 às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Agende sua visita pelo telefone (44) 3029-9674.
Seja o primeiro a comentar.
Publicada no Jornal do Povo, de Maringá, em 2019, por Verdelírio Barbosa. O texto é do Verdelírio: "Foto antiga de hoje mostra a equipe da Retificadora Maringá no ano de 1968, na partida em que o time do Jorge Kubota venceu por 2 a 1 a equipe da concorrente, a então poderosa Retificadora Yokoyama. Um fato interessante da foto é o terceiro magricelo, em pé da esquerda para a direita. Ele é Wilson de Matos Silva
Atletas de alta performance vão conhecer, na segunda-feira (4), o Museu Esportivo em Maringá, local onde concederão entrevista coletiva à imprensa, às 15 horas. No mesmo dia, eles participam do Prêmio ACIM Esportes, a partir das 19 horas, no Teatro Calil Haddad.
Na coletiva estará presente o campeão olímpico de vôlei de praia,
Texto de Paulo Roberto Grani.
Foto do estádio Durival de Birto e Silva, em 1947, da coleção de Cid Destefani.
O futebol brasileiro deu seus primeiros passos ao lado das ferrovias. Em cada estação [de trem] tinha um campo de futebol, que era praticado pelos operários das ferrovias.
As ferrovias tinham uma importância social gigantesca. Por meio delas, o desenvolvimento chegava ao interior do Brasil e, de carona, o fu
Estádio Municipal Os Pioneiros, de Pato Branco-PR, em 2021. Crédito da foto: Assessoria de Imprensa do Maringá Futebol Clube.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957