Últimas Publicações / Erica de Oliveira Alves doa ao MEM suas medalhas do judô

São 27 medalhas conquistadas no judô nas décadas de 1980 e 1990 e duas da natação e um troféu recebido numa competição da Federação Paulista de Judô que foram doados ao Museu Esportivo pela maringaense Erica de Oliveira Alves, professora formada em educação física na UEM e morando há 20 anos na França, em Paris. Mas a coleção de medalhas de Erica é ainda maior.

Erica esteve no MEM no dia 4 de novembro de 2019 em companhia do seu irmão Cássio, outro amigo doador de relíquias, do seu sobrinho Iago e do amigo Márcio Ferreira. Depois de conhecer as peças do Museu Esportivo e de se admirar com a quantidade e a importância do nosso histórico acervo, Erica contou sobre sua vida de atleta iniciada em Maringá, na academia do professor de judô Walter Babata por quem ela tem grande respeito e carinho. Da categoria meio-médio, Erica disputou e venceu competições municipais, estaduais e nacionais.

Medalhas de torneios realizados em Maringá, edições dos Jogos Abertos do Paraná, do Campeonato Paranaense de Judô e dos Jogos Universitários pela Federação Paranaense do Desporto Universitário e Confederação Brasileira do Desporto Universitário agora fazem parte do acervo do MEM.

Ela conta que nunca tinha pensado em se tornar judoca. De tanto uma amiga insistir, acabou indo à academia do professor Babata, que viu em Erica uma lutadora com grande potencial. Foram sete anos disputando em alto nível sem fazer testes para a troca de faixas. As mudanças ocorriam com as vitórias nos campeonatos. Erica sempre gostou de natação, chegou a dar aulas numa escola de Maringá e, para não perder o costume de ganhar medalhas, também venceu provas nesta modalidade.

Hoje, ela guarda ótimas recordações dos seus tempos de atleta: “Eu era muito ágil, rápida, fiz lutas marcantes, vitórias difíceis. Foram várias. Me lembro de uma em Belém do Pará, pelos Jogos Universitários Brasileiros. A menina era muito forte, uma luta dura que consegui vencer. Podia ter continuado a carreira, mas parei de lutar quando já não tinha a alegria do início.”

Agradecemos as doações de Erica. Estas medalhas e o troféu são os primeiros que recebemos do judô. Nosso objetivo é contar com peças das mais variadas modalidades esportivas buscando fortalecer a nossa representatividade, resgatando, preservando e homenageando quem faz a história do esporte.

Fotos de Márcio Márcio Ferreira

#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Botinha 4 x 0 Santos

Ingresso do jogo Botafogo F. C. 4 x 0 Santos, Campeonato Paulista, dia 20 de março de 2019, que livrou o time de Ribeirão Preto do rebaixamento. Doado ao MEM pelo amigo palmeirense Emilson Rodrigues Marques, que morou em Ribeirão Preto e comemorou muito a goleada e a permanência do Botinha na elite paulista. Além deste ingresso, Emilson doou um distintivo do clube. 

Informações e fotos do blog de Denizia Moresqui (www.deniziamoresqui.blogspot.com).

 De acordo com Vera Eloísa de Melo Assis, o primeiro campo de futebol do Distrito de Itambé foi feito num terreno doado por João Cortez Cappel na esquina das Ruas Dr. Lafayette Grenier com a Rua Luiz Lopes. Vera diz que as crianças brincavam muito neste campo. Mais tarde, Cortez decidiu lotear este terreno e doou outro, ao lado do cemitério, para

Atletas da seleção brasileira de judô visitam Museu Esportivo e autografam e doam camisa da CBJ

O Museu Esportivo de Maringá recebeu nesta sexta-feira, 1º de novembro de 2019, a visita de cinco judocas da seleção brasileira de judô, nomes consagrados do esporte, com importantes conquistas na carreira: Charles Chibana, Marcelo Contini, Rafael Buzacarini, Luciano Correia e Alex Pombo. Eles estão em Maringá para o casamento de Eduardo Bettoni e Stephanie Coelho. Bettoni, também atleta de destaque do judô brasileiro, pertencent

TV Girafa, um marco na história da imprensa de Maringá, projeto de transmissão ao vivo pela internet criado por Antonio Roberto de Paula em 2009

A TV Girafa, a transmissão ao vivo pela internet, pelo sistema streaming, foi um projeto pioneiro criado em Maringá pelo jornalista, escritor e documentarista Antonio Roberto de Paula em 2009. Constituiu-se num marco na história da comunicação de Maringá e uma das primeiras iniciativas da imprensa paranaense nesse sentido. De Paula montou com sua esposa, a jornalista Simone Labegalini, um estúdio de transmissão, gravaç&ati

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital