O oficial da Justiça Federal e jornalista Luiz Henrique Zappa e sua esposa Rubia Zappa, da Investory Consultants, maringaenses atualmente residindo em Curitiba, estiveram no Museu Esportivo Maringá visitando os amigos de longa data, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini. A pedido do De Paula, o casal trouxe a revista comemorativa do centenário da Sociedade Morgenau, uma edição histórica deste clube da capital paranaense, que já teve time disputando o Campeonato Paranaense.
Zappa e Rubia foram fotografados ao lado de camisas antigas do Clube Atlético Paranaense, que pertenceu ao goleiro Marco Aurélio Saldanha Rocha, e do Coritiba, usada pelo zagueiro Duilio. Zappa é torcedor fanáticodo Furacão. Já Rubia se divide entre torcer para o time do marido e para o Coxa, clube do filho.
Informações do Wikipédia sobre o Morgenau:
O Clube é fundado em 23 de maio de 1932 e o seu nome foi uma homenagem a Vila Morgenau, uma localidade na periferia da cidade de Curitiba do início do século XX. Esta região, atualmente, é onde se encontre o bairro do Cristo Rei.
O B.E. Morgenau era um time tricolor e a sua camisa estampava as cores vermelha, a preta e a branca (muito similar a camisa tradicional do tricolor paulista) e seu campo de futebol era próximo de uma indústria conhecida como fábrica Mimosa, com o nome de Estádio Moysés Lupion.[2]
O Morgenau participou de torneios amadores e também de campeonatos profissionais e de suas equipes saíram atletas que tiveram sucesso em times como o Ferroviário, Atlético Paranaense e Coritiba. Entre as décadas de 1930 e 1940 o Morgenau obteve alguns sucessos como time amador, chegando a ser bi-campeão em 1950 e assim resolveu, em 1951, disputar o campeonato da 1º divisão de profissionais do futebol paranaense.[3]
Em sua primeira participação no estadual ficou em 8º lugar entre nove participantes, não tento muito sucesso nos certames em que participou até a década de 1960, sempre ficando em posições intermediarias ou nas últimas colocações. Sua última participação no estadual foi em 1964.
O clube de futebol B.E. Morgenau encerrou suas atividades quando ocorre a fusão do Bloco com a Sociedade Operária Beneficente Recreativa Vila Morgenau, criando assim a Sociedade Morgenau em 20 de maio de 1968. No local em que existia o campo de futebol do Bloco Esportivo foi construído uma das sedes da Sociedade e que, na atualidade, é uma das referências do bairro Cristo Rei, situado de frente para a Avenida Senador Souza Naves.
Seja o primeiro a comentar.
TV Tibagi, Apucarana, Paraná, anos 60. Edson Simões e Paulo Simões na ilha de edição quadruplex. Crédito da foto: Paulo Simões.
Estádio Estrelão, Porto Alegre, pertencente ao Esporte Clube Cruzeiro, de Cachoeirinha
O Estrelão teve capacidade para cerca de 1.500 pessoas, sendo que a média atual de público é de 300 pessoas por jogo. Inaugurado dia 3 de abril de 1977 com o amistoso Cruzeiro 0 x 0 Pelotas. O Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela Europa, Ásia e Oriente Médio, abrindo o mercado int
México 70 - E as palavras, eu que vivo delas, onde estão? Onde estão as palavras para contar a vocês e a mim mesmo que Tostão está morrendo asfixiado nos braços da multidão em transe? Parece um linchamento: Tostão deitado na grama, cem mãos a saqueá-lo. Levam-lhe a camisa levam-lhe os calções. Sei que é total a alucinação nos quatro cantos do estádio, mas só tenho olhos
Crônica de 2001, de Antonio Roberto de Paula, a partir de uma entrevista que ele fez com Oswaldo Lima, para o livro online 'O Jornal do Bispo':
O que o rádio tocava virava sucesso. Em 1962, eram três as emissoras em Maringá: Cultura, Atalaia e Difusora. E uma grande rivalidade. O jornal era feito para um determinado grupo de pessoas. Já o rádio, com seu fantástico alcance, chegando a todos os rincões, dominava a pre
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957