Uma emocionante festa realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Maringá, no dia 24 de novembro de 2018, marcou a despedida de Jonas José de Oliveira, o Tostão, dos gramados, e a comemoração dos seus 70 anos de idade.
Antes da churrascada, houve o amistoso entre os amigos de Maringá e de Rondon-PR. Todo o ritual de despedida foi obedecido, com os atletas perfilados para a entrada de Tostão e, antes da bola rolar, teve o momento de oração com pedidos de proteção a Deus.
A partida terminou empatada em dois gols. Durante a churrascada, uma placa de prata foi entregue ao aniversariante, a forma dos familiares e amigos encontraram para demonstrar toda a gratidão ao querido homenageado, uma pessoa simples, muito estimada por todos. Uma lembrança que, certamente, Tostão guardará para sempre.
A revista Tradição, quem tem Jorge Fregadolli como diretor-fundador, fez a cobertura do evento registrando em suas páginas, na edição de novembro de 2018. Em duas páginas, a revista informa sobre a homenagem e acrescenta um breve currículo do jogador de futebol amador, que começou a carreira no juvenil de Engenheiro Beltrão-PR e diz ter marcado 867 gols na longeva carreira. Tostão casou-se com Junia Marta em 1984 e com ela tem os filhos Jean Carlos e João Carlos Thiago.
Tostão esteve no Museu Esportivo de Maringá fazendo o convite para a festa ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, de quem é amigo de longa data. Em janeiro de 2019, ele esteve novamente no Museu para entregar um exemplar da revista Tradição e uma agenda 2019 do Sindicato dos Bancários de Maringá, com dedicatória.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Tata Cabral, editor-chefe do jornal maringaense Jornal do Povo, esteve no Museu Esportivo de Maringá e gravou depoimento fazendo um convite para que a população conheça este espaço da memória esportiva. O MEM, que inaugurou sua sede própria em 30 de outubro de 2017, conta com mais de 1.500 peças entre fotografias, camisas, flâmulas, faixas, troféus, medalhas, chaveiros, canecas e farto material impresso. Cronista esportivo,
O zagueiro-artilheiro Alex Fraga, do Maringá Futebol Clube, foi conhecer o Museu Esportivo de Maringá e levou uma camisa oficial do clube para o acervo do MEM. Foi no dia 11 de maio. Fraga estava acompanhado de Paulo Regini, dirigente do clube, do assessor de imprensa Rodrigo Araújo, do fotógrafo Fernando Teramatsu e da equipe de reportagem da Rede Massa: a repórter Kelly Moraes e o repórter cinematográfico Nilson Cirino. O MEM conta com camisa
Camisa de futsal do time da Casa de Carne São José, número 10. Doada por Orivaldo Chirolie e Márcio José Chiroli, respectivamente, filho e neto de José Chiroli. Entrada no acervo do MEM: 24 de junho de 2023. O saudoso amigo José Chiroli, que nos deixou em 14 de julho de 2017, aos 84 anos. Açougueiro na Vila Operária, dono da Casa de Carnes São José, apaixonado por futebol, montou um time de futsal para disputar
O zagueiro Joil, que foi junior no Grêmio Maringá e jogou no Umuarama
Joil, que iniciou a carreira na escolinha da Associação Central, do treinador José Lourenço dos Santos, o Zé Preto, e depois no juvenil do Grêmio de Esportes Maringá nos anos 70, chegando a disputar partidas no time profissional, veio conhecer o Museu Esportivo de Maringá. Na oportunidade, ele doou ao MEM um quadro com a foto do time do Umuarama-PR,
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957