Últimas Publicações / Jorginho, craque do futsal, doa ao MEM quadros de fotografias antigas e revistas do Country Club de Maringá

Jorginho, craque do futsal, doa ao MEM quadros de fotografias antigas e revistas do Country Club de Maringá

Jorge inocente Soriano, o Jorginho, foi um dos melhores jogadores do futsal maringaense nos anos 1970 e 1980. Goleador de grande técnica, foi presença constante nos selecionados da cidade e nas principais equipes formadas ao longo daqueles anos.  Seu excelente desempenho nas quadras fez com que ficasse conhecido em todo o estado, o que o levou a ser convocado para a seleção do Paraná nos anos 1980. 
No videodocumentário “Histórias que a bola pesada contou” (à disposição no youtube), produzido e dirigido pelo diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, lançado em 2012 nas comemorações dos 50 anos do futsal de Maringá, Jorginho foi um dos entrevistados. Neste filme, ele conta fatos marcantes da sua vida no futsal. 
Sua carreira teve início no futebol de campo, em equipes infantis da cidade, inclusive na comandada pelo saudoso José Lourenço dos Santos, o histórico Zé Preto. Contemporâneo de Serraria, Astério, Guerlles e Nelito,  Jorginho fez do futebol a sua paixão e o seu trabalho. Funcionário da secretaria municipal de Esportes, tendo ocupado cargos na gerência e diretoria, Jorginho também é gerente de Esportes do Country Club de Maringá. 
No dia 26 de janeiro, Jorginho esteve no Museu Esportivo de Maringá fazendo a doação de quadros de fotografias antigas de equipes em que ele atuou, revistas do Country dos anos de 2008, 2009, 2010, 2012, 2015, 2016 e 2018, e um título patrimonial categoria conselheiro do Grêmio de Esportes Maringá, adquirido em 1977 por Ayrton do Nascimento, seu sogro, pai da sua esposa Regina.  São relíquias que tornam o MEM ainda mais representativo e possibilita que as novas gerações tenham mais informações de um período importante do salonismo da Cidade Canção. 
No total, Jorginho doou 12 quadros de equipes em que ele atuou nos anos 1970 e 1980. São fotografias que ajudam a contar a história do salonismo maringaense e a importância desse esporte para a cidade numa época em que as equipes de clubes e empresas eram verdadeiras seleções, com grande competitividade, atraindo grandes públicos nos jogos. Também foram doadas fotografias de equipes em que ele atuou em competições estaduais e um Campeonato Sul-Brasileiro de Futsal. 
A fotografia mais antiga é a do time infantil de 1976, de futebol de campo, que tinha Zé Preto como treinador. Em ordem cronológica, as demais doadas por Jorginho: 1979, Expresso Maringá, campeão paranaense juvenil de futsal; 1979, Supermercado Agostinho, vice-campeão sul-brasileiro de futsal; 1980, seleção de Maringá de futsal; 1980, seleção paranaense de futsal; 1981, time futsal da MR Malharia; 1981, seleção de Maringá de futsal nos Jogos Abertos do Paraná, em Apucarana; 1982, Galeria dos Esportes, vice-campeão da VII Copa Tibagi de Futsal, finais em Marialva; 1983, time de futsal da Galeria dos Esportes; time de futsal da Cafeeira Santa Lúcia, 1985; e dois quadros de equipes de futebol suíço, de 1986, do Country Club de Maringá.
“Agradecemos a significativa doação do Jorginho. Temos a grata satisfação de dizer que os grandes atletas do futebol de salão de Maringá são nossos colaboradores. Desde que iniciamos com o MEM, primeiramente com as exposições itinerantes, recebemos peças que contam a história do esporte, dos ex-atletas, atletas, familiares de pioneiros que já não estão entre nós e esportistas em geral. Estamos contando a história do esporte maringaense através dos amigos como o Jorginho”, afirma o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Seleção de handebol de Maringá, campeã dos Jogos Abertos do Paraná em 1979

Foto e informações de José Luiz Lopes Vieira, o Pancho. Handebol de Maringá nos Jogos Abertos do Paraná disputados em Ponta Grossa. "Equipe dos JAPs 1979. Em pé a partir da esquerda: Celso Guermandi (Celsinho), Wander Roberto Rodrigues (Tatá), Herinton José Pereira (Herinton), Paulo Horta (Boca), Diderot, Carlos Alberto Maranho Gomes (Betão). Agachados: José Antonio da Silva (Bic

Dirceu Oscar de Mattos

Dirceu Oscar de Mattos, presidente da Liga de Futebol de Maringá e árbitro, faleceu em 4 de setembro de 2017, aos 65 anos. 

Texto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá - 29 de outubro de 2010

A Câmara de vereadores entregou nesta quinta-feira (28.10.2010), Título de Mérito Comunitário ao presidente da Liga Desportiva de Maringá, Dirceu Oscar de Mattos, que faz parte da equipe de assessores do prefeito

2013

Nosso amigo do Museu Esportivo, Mauricio Azanha, envia a foto em que ele foi o segundo colocado na Corrida da Independência, em Paranaguá-PR, dia 7 de setembro de 2013. Mauricio comenta sobre a foto: "Já dizia Nelson Piquet, o segundo é o primeiro dos derrotados. Pois é."

Equipes profissionais do Paraná (2)

Iguaçu, União da Vitória, 1973. 

Seleção paranaense, 1978. 

União Bandeirante, 1970. 

Apucarana, 1970. 

Cascavel, 1971. 

Sociedade Esportiva Matsubara, 1976.

Grêmio de Esportes Maringá, 1976. 

Londrina, 1977. 

Apucarana Atlético Clube, 1992.

Mandaguari Esporte Clube, 1960, campeão do norte e vice-

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital