Últimas Publicações / Bar Fio de Ouro, no Maringá Velho, ganha placa comemorativa, iniciativa de J. C. Cecílio e Cássio Marcelo de Oliveira Alves

O Bar Fio de Ouro, o bar mais antigo de Maringá em funcionamento, ganhou no dia 4 de novembro de 2023 um placa comemorativa. A iniciativa foi do pesquisador José Carlos Cecílio e do professor Cássio Marcelo de Oliveira Alves. Texto da placa: ' Estabelecimento comercial aberto em 1959 por Carolino Cesar Vale Bom (1924-2013), pioneiro que chegou em Maringá em 1949.  Ele jogou no primeiro time da Cidade, o SERM (Sociedade Esportiva e Recreativa Maringá), clube fundado em 1948. Cesinha, como era conhecido, foi dirigente esportivo do Grêmio Esportivo Maringá nos anos 1960 e do Grêmio de Esportes Maringá na década seguinte. Empresário  no ramo cerealista, foi presidente do Country Club Maringá. Vinda do Japão em 1962, a família Shimabukuro adquiriu o Bar Fio de Ouro e manteve o nome do famoso estabelecimento. Comércio tradicional no Maringá Velho,   referência histórica, com a fachada preservada, o Fio de Ouro funciona no mesmo endereço até os dias de hoje. É considerado o bar mais antigo de Maringá.'

O evento realizado no dia 4, parte das comemorações dos 80 anos do Maringá Velho, reuniu professores, músicos, jornalistas e demais pessoas ligadas à cultura e à história de Maringá, além de familiares de Cecílio, pioneiros no Maringá Velho.

(As fotos são de Antonio Roberto de Paula, do Museu Esportivo, que esteve no local, e de Carlos e Ligiane, do portal O Fato Maringá, que fizeram a cobertura do evento)

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Clube Olímpico de Maringá, campeão da Taça Brasil de Handebol, 1984. Esporte Clube Sírio, São Paulo

Relíquias de 37 anos. Clube Olímpivo campeão. Fotos enviadas pelo amigo do Museu Esportivo de Maringá, José Luiz Pancho, cedidas pelo amigo do MEM, Marcelo Ferrari Junqueira. 

Hector Consani e David Toledo vistam o MEM e levam fotos do Centro Português da década de 1960

O criador da logomarca do Museu Esportivo, o artista plástico Hector Consani, esteve no Museu Esportivo, no dia 25 de maio de 2019, em companhia do seu sogro David Toledo, pioneiro maringaense, que jogou futsal no Centro Português de Maringá nas décadas de 1960 e 1970.
Davi levou várias fotos daquela época para serem incorporadas ao acervo do MEM. São verdadeiras relíquias de mais de 50 anos, de jogos realizados na quadra do Centro

Faixas do Flu do tri e tetracampeonato brasileiro doadas por Aldir e Natália Altoé

Membros da família Altoé estiveram no Museu Esportivo nesta quinta-feira (25) para fazerem a doação de quatro faixas do Fluminense Football Club de tri e tetracampeão brasileiro, respectivamente, de 2010 e 2012.

As faixas pertenciam ao maringaense Aldir Altoé, morador em Niterói-RJ, que esteve no MEM no ano passado e disse que doaria as peças para o nosso acervo. "O Fluminense não pode ficar de fora do Museu Es

Roberto Macoto, técnico do primeiro título de Maringá no futsal dos JAP´s, doa medalhas ao MEM

Roberto Macoto, técnico do primeiro título de Maringá no futsal dos JAP´s, doa medalhas ao MEM

Maringá sempre formava grandes times de futsal para as disputas dos Jogos Abertos do Paraná, mas o título só foi obtido em 1989, na 32ª edição dos JAP´s realizados em Pato Branco, tendo Roberto Macoto como técnico da equipe que tinha os jogadores Robson, Biro, Edson Alexandrino, Amorim, Serraria, Nelito,

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital