Últimas Publicações / João Bosco Sobrinho, ex-árbitro destaque brasileiro e da Fifusa, homenageado no Museu Esportivo de Maringá

Crédito das fotos: Odair Figueiredo.

Considerado um dos principais árbitros do futsal brasileiro com uma carreira iniciada nos anos 1960, em Maringá, que se estendeu até os anos 1990, João Bosco Sobrinho foi homenageado no dia 14 de fevereiro de 2026, no Museu Esportivo de Maringá. Esportistas, ex-jogadores de futsal e amigos da imprensa estiveram na recepção a Bosco, que tem em seu currículo a atuação em grandes jogos de competições nacionais e internacionais, tendo sido árbitro da Fifusa - Federação Internacional de Futebol de Salão. O ex-árbitro  apitou os principais campeonatos de Maringá, do Paraná e do Brasil, como o Campeonato Brasileiro de Seleções e a Taça Continental. Em 1982, esteve presente no primeiro Mundial de Futsal, realizado em São Paulo.
Bosco também é conhecido em Maringá pelo trabalho como diretor de rádio, primeiramente na rádio Jornal, depois Metropolitana, tendo dado oportunidades e descoberto talentos que trabalharam nessas emissoras. Dezenas de profissionais iniciaram a carreira no rádio maringaense com Bosco. 
Antonio Roberto de Paula, presidente do MEM, entrevistou, além do homenageado, Neto (irmão de Bosco), Astério, Babá, Aldi Mertz, Tião Sobrinho, José Carlos Goes, Miroca, Helington Lopes, Marco Aurélio Saldanha Rocha, Diógenes Pinto Preto, Golê e Edvaldo Ferreira. Cada um destacou aspectos da vida profissional do ex-árbitro, particularidades e sua relação de amizade com ele.
Bastante emocionado, Bosco, que reside em Balneário Camboriú, agradeceu a homenagem, ressaltando que o bem mais importante da vida são as amizades e ele pôde comprovar isso com o comparecimento de dezenas de amigos no MEM, na manhã de sábado (14). 

Doações
João Bosco Sobrinho doou ao acervo do MEM um apito Balilla, famosa marca italiana, com o qual ele apitou importantes jogos na década de 1980. Seu álbum de recordes de jornais dos anos 1970 e 80 e fotografias da época também foram doados ao Museu Esportivo. 
Aldi Mertz, nosso parceiro no MEM, doou ao Museu Esportivo de Maringá três quadros com fotografias dos anos 1980 de Bosco. 'Bosco, estes presentes são para você, mas imediatamente você entrega para o Museu Esportivo', brincou Aldi. Assim foi feito com o aplauso de todos os presentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Pepe, o Canhão da Vila, envia flâmula do Santos com seu autógrafo e dedicatória ao Museu Esportivo de Maringá

O Museu Esportivo de Maringá recebeu no dia 4 de outubro de 2025 uma flâmula oficial do Santos Futebol Clube, com o autógrafo e dedicatória ao MEM, enviada por José Macia, o Pepe, um dos maiores jogadores da história do clube da Vila Belmiro, o segundo maior artilheiro do Peixe e o segundo que mais vestiu a camisa santista, nos dois itens ficando apenas atrás de Pelé.

Quanto aos títulos conquistados no Santos, Pepe e o Re

Diretores do Museu Esportivo de Maringá visitam estátua de Bellini em Itapira-SP

Os diretores do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini, estiveram no dia 2 de novembro na cidade paulista de Itapira conhecendo a estátua de Hideraldo Luís Bellini (1930-2014), capitão da seleção brasileira na Copa de 1958. O monumento, do escultor Clóvis Yamin, numa das entradas da cidade, na rua Armando Salles de Oliveira, é uma homenagem ao ilustre filho da terra, o primeiro capitão da sele&cce

Faça História com Sua Memória: Doe Relíquias Esportivas ao Museu Esportivo de Maringá

Você possui tesouros esportivos guardados? O Museu Esportivo de Maringá (MEM) convida você a compartilhar sua paixão pelo esporte e a enriquecer nossa coletânea histórica. Em nossos dez anos de história, mais de 420 doadores já contribuíram para a formação de um acervo com mais de 10 mil itens, consolidando o MEM como um dos museus mais importantes do Brasil na área esportiva.

Estamos sempre à pr

Santistas no MEM

Nosso mascote, o MEM, ao lado de uma turma de santistas: Cido Macarrão, Tião Rivelino, Babá, Dionisio Rodrigues Martins, Augusto De Paula de Paula, Marquinhos Pipoca e Gilmar Real. Na oportunidade, o Tião presenteou o Cido com uma camisa oficial do Peixe.

#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital