Últimas Publicações / Corredor José Alves de Moura doa seus troféus e medalhas ao acervo do Museu Esportivo de Maringá

José Alves de Moura, nascido em Cupira, Pernambuco, em 15 de março de 1958, mudou-se ainda jovem para Londrina, antes de estabelecer-se em Maringá em 1998. Pai dedicado de Talissa e Tayene, Moura teve uma carreira variada: trabalhou como bancário, escriturário e depois se aventurou como microempresário no setor de aviamentos, tanto em Londrina quanto em Maringá.

Sua trajetória no atletismo começou tardiamente, em 1999, aos 44 anos. Antes corredor de meio de campo no futebol amador, sua habilidade em cobrir grandes distâncias no campo chamou a atenção de Gilberto de Souza, memorável treinador de atletismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi também incentivado por Maria Conceição Silva, uma figura emblemática no esporte maringaense e paranaense, que Moura se iniciou nas corridas.

Seus primeiros passos no atletismo foram dados na pista da UEM. Durante um treino solitário, encontrou-se com Vanderlei Cordeiro de Lima e seu grupo de corredores, que o convidaram para se juntar a eles — convite que aceitou e marcou o início de sua jornada no esporte. Moura rapidamente se destacou: sua primeira competição foi na tradicional corrida de 28 de Janeiro, em Apucarana, e desde então, ele participa de 20 a 30 provas por ano, frequentemente conquistando troféus em sua categoria.

Logo em seu primeiro ano como corredor, Moura foi um dos fundadores da Associação dos Corredores de Maringá (Acorremar). Ele atribui sua energia e resistência a uma rotina simples, mas eficaz: alimentação balanceada, treinamento diário, boa qualidade de sono e uma vida sem estresse. Tendo Rose como companheira, que também é corredora, atualmente, ele trabalha no bar da Associação de Cabos e Soldados de Maringá e tem ambições de correr nos Estados Unidos e na Europa. Já competiu em diversas provas internacionais, marcando presença em corridas na Argentina, Paraguai e Chile, além de ter corrido em quase todos os estados brasileiros e participado seis vezes da corrida de São Silvestre em São Paulo.

Recentemente, em maio deste ano, após um diálogo com Adilson Fischer, o 'Bolinha', parceiro do Museu Esportivo de Maringá, Moura entrou em contato com Antonio Roberto de Paula, diretor do museu, decidindo doar sua coleção de troféus e medalhas acumuladas ao longo de 25 anos ao acervo do museu, mais de 200 peças. Agradecemos imensamente a doação e parabenizamos José Alves Moura por seu exemplar percurso e contínua paixão pelo atletismo, que, aos 66 anos, continua competindo com vigor, determinação e sucesso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Antonio Roberto de Paula apresenta o MEM no Legislativo de Maringá

O jornalista Antônio Roberto de Paula falou aos vereadores de Maringá na sessão desta quinta-feira (17) sobre o Museu Esportivo de Maringá (MEM). O convite foi do vereador Carlos Mariucci.

De Paula contou que a ideia do Museu surgiu em 2011 durante a produção do documentário “Histórias que a Bola Pesada Contou”. “Recebemos muitas fotos e acreditei que poderíamos fazer mais com aquele material.&rdquo

Comercial de Nova Esperança

Equipe de futsal do Comercial de Nova Esperança, Paraná, 1970. 

#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

Camisa da Escolinha Marco Aurélio, assinada por Jairzinho, doada pela família Bergantini ao MEM

No dia 4 de janeiro de 2020, Marco Aurélio Saldanha Rocha, que foi goleiro do Flamengo, Athletico Paranaense e Bahia, esteve no Museu Esportivo de Maringá quando encontrou Carlos Henrique Bergantini, aluno da Escolinha Marco Aurélio nos anos 1990. A escolinha, localizada em Maringá, era dirigida por Marco Aurélio, que posteriormente foi trabalhar na Paraná Esportes, órgão do governo do estado, e na secretaria de esportes de Maringá

Equipe veterana do Museu Esportivo empata no amistoso realizado em São Francisco do Sul, Santa Catarina, contra o Clube XXV de Dezembro

Com o uniforme da Galeria dos Esportes, os veteranos do Museu Esportivo de Maringá jogaram amistosamente em São Francisco do Sul, Santa Catarina, contra o Clube XXV de Dezembro, a melhor equipe veterana daquela cidade, no dia 23 de novembro de 2024. A partida terminou empatada em 2 a 2. Guerlles e Luizinho marcaram para o XXV e Ednelson e Beto Gêmeo anotaram os tentos do MEM.

Os times - Clube XXV: Nãm, Paulinho, Antônio, Ped

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital