Conheça a memória esportiva de Maringá, do Paraná e do Brasil através das nossas relíquias. O site do Museu Esportivo de Maringá – www.museuesportivo.com.br já tem cadastrado mais de 8 mil itens divididos em 30 categorias, além do espaço dos doadores onde podem ser encontradas fotografias dos mais de 400 doadores de peças ao acervo do MEM. Todos os itens trazem, além da informação da própria peça, o nome de quem doou e a data de entrada no nosso acervo. O visitante do nosso site encontra esses dados na parte superior do site, no “Acervo do MEM”. Não são meros objetos, são pedaços da história. Muitas histórias dentro de uma história chamada Museu Esportivo de Maringá que é feita e contada a cada dia.
O Museu Esportivo possui em torno de 15 mil itens recebidos ou adquiridos nesses 10 anos de história. São fotografias, álbuns, camisas, agasalhos, calções, faixas, flâmulas, troféus, taças, medalhas, medalhas, chaveiros, broches, pins, patches, cédulas, bolas, bonés, toucas, chapéus, copos, canecas, pratos, xícaras, quadros, livros, revistas, jornais, documentos, discos de vinil, DVDs, CDs, cartões postais, álbuns de figurinhas, cartões telefônicos, carteirinhas, credenciais, ingressos de jogos, máquinas de escrever, filmadoras antigas, aparelhos telefônicos antigos e objetos em geral.
Todo este material está em exposição na sede do MEM, rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415, Jardim Guaporé, aberto aos sábados das 9h às 12h. Caso você tenha interesse em fazer doação de alguma relíquia esportiva, entre em contato conosco. Temos a honra e o prazer em ser guardiões da sua história.
Seja o primeiro a comentar.
Wilsinho Capeta, lateral-direito do Grêmio de Esportes Maringá nos anos 70, fez parte do elenco campeão paranaense de 1977, pai do Alessandro Santos, o Alex Santos. Pai e filho já estiveram no Museu Esportivo de Maringá em várias oportunidades. Alex doou uma camisa autografada da seleção japonesa e um quadro com foto e autógrafo. Wilsinho esteve no MEM junto com o filho e acompanhando professores e alunos do Instituto Alex Santos,
De Paula, Miguel Fernando e Tilinho vão produzir websérie com dez episódios tendo 100 entrevistados, imagens inéditas de grandes jogos realizados no Willie Davids, áudios originais de transmissões esportivas, fotografias, revistas e jornais antigos.
Em série documental, a história do futebol profissional vai ser contada em vídeo pelo jornalista Antonio Roberto de Paula, o pesquisador Miguel Fernando e o pesquisador de fu
O requerimento apresentado naquela Casa de Leis do Estado do Paraná, aprovado por unanimidade no dia 15 de novembro de 2021, foi uma proposição do deputado estadual Soldado Adriano José. O deputado esteve no Meu Campinho Custódio André Neto, localizado na avenida Joaquim Duarte Moleirinho, e fez a entrega oficial do documento ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula na presença de amigos esportistas. Agradecemos ao deputado Soldad
O professor e historiador Reginaldo Benedito Dias homenageia o seu amigo, companheiro no campo de futebol da Aduem (Associação dos Doecentes da Universidade de Maringá):
"Fredi atuou profissionalmente pelo extinto Água Verde, antecessor do Paraná Clube. Nâo o vi atuar profissionalmente. A escolha decorre do notável papel que ele desempenhou como aglutinador da comunidade de futebol na Aduem. Além de aglutinar a rapazi
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957