O Bar Fio de Ouro, o bar mais antigo de Maringá em funcionamento, ganhou no dia 4 de novembro de 2023 um placa comemorativa. A iniciativa foi do pesquisador José Carlos Cecílio e do professor Cássio Marcelo de Oliveira Alves. Texto da placa: ' Estabelecimento comercial aberto em 1959 por Carolino Cesar Vale Bom (1924-2013), pioneiro que chegou em Maringá em 1949. Ele jogou no primeiro time da Cidade, o SERM (Sociedade Esportiva e Recreativa Maringá), clube fundado em 1948. Cesinha, como era conhecido, foi dirigente esportivo do Grêmio Esportivo Maringá nos anos 1960 e do Grêmio de Esportes Maringá na década seguinte. Empresário no ramo cerealista, foi presidente do Country Club Maringá. Vinda do Japão em 1962, a família Shimabukuro adquiriu o Bar Fio de Ouro e manteve o nome do famoso estabelecimento. Comércio tradicional no Maringá Velho, referência histórica, com a fachada preservada, o Fio de Ouro funciona no mesmo endereço até os dias de hoje. É considerado o bar mais antigo de Maringá.'
O evento realizado no dia 4, parte das comemorações dos 80 anos do Maringá Velho, reuniu professores, músicos, jornalistas e demais pessoas ligadas à cultura e à história de Maringá, além de familiares de Cecílio, pioneiros no Maringá Velho.
(As fotos são de Antonio Roberto de Paula, do Museu Esportivo, que esteve no local, e de Carlos e Ligiane, do portal O Fato Maringá, que fizeram a cobertura do evento)
Seja o primeiro a comentar.
O craque Zenon, que visitou o Museu Esportivo de Maringá no dia 7 de julho deste ano, pediu para que o seu amigo Joniel Piassa, o Magrão, entregasse ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula uma camisa autografa por ele.
A peça, assinada pelo craque campeão brasileiro pelo Guarani, em 1978, e um dos destaques daquele time do Corinthians campeão paulista em 1982 e 1983, passa a fazer parte do acervo do Museu Esportivo de Maringá.
Agrade
Marco Aurélio Saldanha Rocha, que brilhou no Flamengo, atuou no Athletico e no Bahia, amigo do Museu Esportivo de Maringá, foi homenageado no dia 10 de outubro de 2022 pela Confraria Amigos da Bola, evento realizado em Curitiba.
Abaixo o texto de José Domingos, um dos diretores da Confraria:
"MANIFESTAÇÕES EM TORNO
DO JANTAR DE ONZE ANOS DA
CONFRARIA AMIGOS DA BOLA
ENTUSIASMAM E ESTIMULAM.
REGI
Nosso amigo Gilmar Real fez a doação de duas carteirinhas antigas para o Museu Esportivo de Maringá. Uma de 1971, quando ele era jogador do time juvenil do Grêmio Esportivo Maringá; e a outra da década de 1980, quando ele atuou na equipe amadora do Grêmio de Esportes Maringá. Gilmar, que jogava o fino da bola nos gramados, também se destacou no futebol de salão, sendo presença obrigatória nos selecionados maring
Ex-lateral direito Zé Carlos, o José Carlos de Paula Faria, Zequinha, reencontrou-se com o goleiro Rafael Camarota em Primavera do Leste, no Mato Grosso, 22 anos depois de os dois terem feito parte das equipes do Coritiba, o primeiro como Júnior e o segundo como titular – e ídolo – do time profissional. O encontro se deu em 2014, quando o ex-goleiro embarcou na aventura de comandar uma equipe que tinha como objetivo a formação de jogadores
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957