Nossos amigos e colaboradores Júlio Fregadolli e seu genro Silvio César Crispim estiveram no Museu Esportivo de Maringá no dia 6 de abril de 2019 acompanhando a Oração dos Enfermos realizada pelo Padre Julinho e o sorteio da rifa da super-cesta da Páscoa em prol do amigo Custódio André Neto. Na ocasião, eles doaram ao MEM onze canecas antigas, a maioria de festas de chope dos anos 1960 e 1970 realizadas em Maringá, em Mandaguaçu e Santa Fé.
Em 2018, Júlio Fregadolli doou ao MEM uma taça e um troféu conquistados pela Associação Comel de Maringá, equipe formada por por ele e que fez grande sucesso em Maringá e no Paraná nos anos 1970 e 1980. A taça é da conquista do Campeonato Amador Estadual - Copa Arizona - Dreher de 1981, competição que reunia 350 times e a Comel foi campeã. O troféu, de 1981, é de campeão do Sesi (Serviço Social da Indústria), oferta da Galeria dos Esportes. O quadro com a foto do time campeão de 1981 já havia sido doada ao Museu Esportivo de Maringá, entregue por Silvio Crispim também EM 2018.
Uma das canecas, da Federação Alemã de Futebol, era de Silvio Crispim, adquirida em 2006, lançada naquele ano em que a Copa do Mundo foi realizada naquele país. As demais pertenciam a Laura Moreno, já falecida, sogra de Fregadolli. São as seguintes: Duas da 1ª Festa do Chopp de Maringá - Country Club e Formandos de 1966 da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, de 7 de maio de 1966; duas de modelos diferentes da 2ª Festa do Chopp de Maringá – Clube Cultural Recreativo Teuto Brasileiro e Country Club Maringá, de 6 de maio de 1967; 1ª Festa da Cerveja do Centro Português de Maringá, de 11 de abril de 1970; 1ª Festa do Chopp Pró Construção da Catedral da Nossa Senhora da Glória - Centro Português de Maringá, de 28 de novembro de 1970; 1ª Festa do Quentão do Centro Português de Maringá, de 5 de junho de 1971; 1ª Festa do Chopp em prol do Natal dos pobres, Mandaguaçu, de 1º de janeiro de 1972; 2ª Festa do Chopp, Santa Fé-PR, Recanto do Paraná, de Santa Fé, Clube Recreativo Santa Fé, 1972; e uma caneca sem identificação com pinturas em marrom, Porcelana Monte Sião-MG.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Esta matéria está no site www.museuesportivo.com.br
Seja o primeiro a comentar.
Colabore conosco. Ajude-nos com informações sobre as fotos: nome do time, escalação e ano.
Time da imprensa de Maringá, em Floraí, 31 de janeiro de 2014.
Time de futsal de Floraí-PR, Jogos Abertos de Apucarana, 1969.
Floraí, década de 1970.
Floraí-PR, campeão amador de 1978, Liga de Maringá.
Floraí-PR, campeão amador de 197
Foto da página do nosso amigo do Museu Esportivo, o Jayme Da Silva: Umuarama Futebol Clube, um dos grandes do interior paranaense nos anos 80.
Edemir Cláudio Marques, nome histórico do Coritiba nos anos 1970, atuou no Grêmio de Esportes Maringá em 1981. Quarto zagueiro e lateral esquerdo, conhecido pela apurada técnica e pelo chute forte e certeiro de perna canhota, Cláudio Marques doou ao Museu Esportivo de Maringá um quadro com o pôster do time do Galo do Norte de 1981, vice-campeão paranaense, em que ele está presente, com a seguinte dedicatória: “Ao
Jogo de futsal entre as seleções de Londrina e Maringá na década de 70. O londrinense Mexicano enfrenta o maringaense Clodemir Carniel, nosso colaborador do Museu Esportivo. (Crédito da foto: Clodemir Carniel)
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957