Nossos amigos e colaboradores Júlio Fregadolli e seu genro Silvio César Crispim estiveram no Museu Esportivo de Maringá no dia 6 de abril de 2019 acompanhando a Oração dos Enfermos realizada pelo Padre Julinho e o sorteio da rifa da super-cesta da Páscoa em prol do amigo Custódio André Neto. Na ocasião, eles doaram ao MEM onze canecas antigas, a maioria de festas de chope dos anos 1960 e 1970 realizadas em Maringá, em Mandaguaçu e Santa Fé.
Em 2018, Júlio Fregadolli doou ao MEM uma taça e um troféu conquistados pela Associação Comel de Maringá, equipe formada por por ele e que fez grande sucesso em Maringá e no Paraná nos anos 1970 e 1980. A taça é da conquista do Campeonato Amador Estadual - Copa Arizona - Dreher de 1981, competição que reunia 350 times e a Comel foi campeã. O troféu, de 1981, é de campeão do Sesi (Serviço Social da Indústria), oferta da Galeria dos Esportes. O quadro com a foto do time campeão de 1981 já havia sido doada ao Museu Esportivo de Maringá, entregue por Silvio Crispim também EM 2018.
Uma das canecas, da Federação Alemã de Futebol, era de Silvio Crispim, adquirida em 2006, lançada naquele ano em que a Copa do Mundo foi realizada naquele país. As demais pertenciam a Laura Moreno, já falecida, sogra de Fregadolli. São as seguintes: Duas da 1ª Festa do Chopp de Maringá - Country Club e Formandos de 1966 da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, de 7 de maio de 1966; duas de modelos diferentes da 2ª Festa do Chopp de Maringá – Clube Cultural Recreativo Teuto Brasileiro e Country Club Maringá, de 6 de maio de 1967; 1ª Festa da Cerveja do Centro Português de Maringá, de 11 de abril de 1970; 1ª Festa do Chopp Pró Construção da Catedral da Nossa Senhora da Glória - Centro Português de Maringá, de 28 de novembro de 1970; 1ª Festa do Quentão do Centro Português de Maringá, de 5 de junho de 1971; 1ª Festa do Chopp em prol do Natal dos pobres, Mandaguaçu, de 1º de janeiro de 1972; 2ª Festa do Chopp, Santa Fé-PR, Recanto do Paraná, de Santa Fé, Clube Recreativo Santa Fé, 1972; e uma caneca sem identificação com pinturas em marrom, Porcelana Monte Sião-MG.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Esta matéria está no site www.museuesportivo.com.br
Seja o primeiro a comentar.
José Alves de Moura, nascido em Cupira, Pernambuco, em 15 de março de 1958, mudou-se ainda jovem para Londrina, antes de estabelecer-se em Maringá em 1998. Pai dedicado de Talissa e Tayene, Moura teve uma carreira variada: trabalhou como bancário, escriturário e depois se aventurou como microempresário no setor de aviamentos, tanto em Londrina quanto em Maringá.
Sua trajetória no atletismo começou tardiamente, em 1999, a
México 70 - E as palavras, eu que vivo delas, onde estão? Onde estão as palavras para contar a vocês e a mim mesmo que Tostão está morrendo asfixiado nos braços da multidão em transe? Parece um linchamento: Tostão deitado na grama, cem mãos a saqueá-lo. Levam-lhe a camisa levam-lhe os calções. Sei que é total a alucinação nos quatro cantos do estádio, mas só tenho olhos
O secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Valmir Fassina, doou ao Museu Esportivo de Maringá um camisa da seleção brasileira masculina de handebol, a número 37, que lhe foi presenteada pelo jogador Haniel Langaro, paranaense de Umuarama, que morou em Iporã e joga no Dunkerque Handball Grand Littoral, da França.
O artilheiro Haniel atuou na seleção brasileira no 9º Campeonato Sul Centro Americano de Handebo
Coritiba, tricampeão paranaense, 1973: zagueiro Oberdan, presidente Evangelino Costa Neves e o meio-campista Capitão Hidalgo.
Do site: www.coritiba.com.br
“Sei que muitos imaginam que a minha maior alegria foi ter sido Campeão Brasileiro, mas o momento de maior êxtase foi mesmo na conquista do Tricampeonato. Foi uma conquista inédita, inusitada na história do Clube e perseguida havia muitos anos por diversas geraç&otild
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957