Últimas Publicações / Equipes amadoras - Fotos doadas por Miltinho Albano ao Museu Esportivo de Maringá (2)

Equipes amadoras - Fotos doadas por Miltinho Albano ao Museu Esportivo de Maringá. Caso você tenha informações sobre estas fotos (nome dos times, jogadores, ano), entre em contato conosco pelo museuesportivo@gmail.com. 

Milton Albano Gomes, o Miltinho, conta a sua história no futebol                                                                                  

'Meu nome completo Milton Albano Gomes, nasci no dia 15 de outubro de 1961. Iniciei minha carreira em 1987 como técnico das categorias de base do Grêmio de Esportes Maringá na presidência do Capitão Mauro Carvalho Duarte com o apoio de Maurício Gonçalves, que me mostrou os primeiros caminhos da bola, me entregando um projeto de escolinha. Ali eu permaneci até 1996, quando o Grêmio então veio a terminar na direção do Nilton César Servo.

Eu tive a honra de ser campeão norte paranaense pelo Grêmio de Esportes Maringá ganhando a vaga em cima do Londrina Esporte Clube no Estádio Regional Willie Davids, com uma vitória maiúscula de 2 x 1, de virada. Depois eu fui campeão do interior do Paraná em Marechal Cândido Rondon, campeão da série brasileira que aconteceu no estado de São Paulo, campeão da série brasileira que aconteceu em Itatinga-SP, vice-campeão em Itaguaí-RJ, tricampeão da Liga Desportiva de Maringá nos campeonatos regionais. E assim foi minha carreira durante todos esses anos, conquistamos em nome do Grêmio de Esportes Maringá mais de 60 troféus.

Fui eleito o melhor técnico em 1990 no interior do Paraná, fui convocado para a seleção do norte do Paraná junto com Milton do Ó, de quem fui auxiliar. Trabalhei com jovens talentos e pude revelar nomes para o futebol. É uma lista enorme, posso me esquecer de algum nome, mas agora me vem à lembrança: o Gian, volante do Paranavaí campeão paranaense pelo Paranavaí. Valdinei Cunha, Funfa, a gente chamava ele de Funfa, que pegou a Seleção Brasileira com 15 anos, depois foi vendido ao Fluminense, era chamado de Nei, foi campeão brasileiro com Vanderley Luxemburgo no Corinthians, jogou no Esporte, Coritiba.

 

 Depois eu tive um trabalho que eu fiz com esse menino aqui de Paiçandu, o Anderson, que ele sempre cita este trabalho, e o Funfa também fala de mim, e eu tenho jornais guardados dois. Tem o Marquinhos Astorga, Pogioli que fico para ir para o Flamengo e o Grêmio não vendeu na época, Galvani que jogou no Athletico. O Claudemir que foi goleiro do Criciúma, Paulinho que foi centroavante, que jogou no Araçatuba.

Cito o André que também jogou no Araçatuba saiu daqui, depois foi o Índio, Ademir Chagas, que jogou no Atlético Mineiro, depois eu tive também o Luiz Fernando, que jogou no interior de Minas Gerais. São tantos jogadores: o Petrúcio, que jogou depois no Náutico que quase foi vendido pra Portugal, o Marrom que jogou na Portuguesa, jogou no Londrina, então foram vários que eu formei na época. Arthur, que foi meu goleiro também no Grêmio Esportes Maringá e depois jogou no Pato Branco. Claudemir, que jogou no Criciúma, goleiro também formado nas nossas categorias de base. Depois eu tive Gessé, o Guimarães e o Índio, que jogaram no Atlético de Sorocaba. Eduardo e Maicon, que jogaram no interior de São Paulo, Santa Barbara do Oeste, no União Agrícola Barbarense.

Sou formado pela Universidade Estadual de Maringá, me formei em 1992, sou pós graduado em Gestão de Pessoas e pós graduado em Treinamento Físico chamado Pilates, e sou também formado em musculação para atletas.Tenho também uma publicação nos acervos da UEM de um projeto de como o brinquedo expressa a vida da criança.

Estou no Centro Português de Maringá desde 1992, são quase trinta anos, e lá nós conseguimos ser campeões Interclubes por quatro vezes, campeão da Liga Metropolitana por duas vezes, vice-campeão da Copa Paraná nas categorias sub-8, sub-7 e sub-11. Depois disputamos a Copa Regional Paraná e ficamos em terceiro lugar. Na equipe adulta nós somos terceiros colocados nos Jogos Interclubes e disputando o Campeonato Regional de Maringá promovido pela Secretaria Municipal de Esportes fomos campeões em duas oportunidades e três vezes terceiro lugar nas categorias sub-10, sub-11 e sub-13. Iniciei o meu trabalho lá na gestão do Luciano Pereira Baptista e agora com o atual presidente Edalvo Garcia.

 Foram bons tempos, foram tempos de revelação, na época que o Grêmio de Esportes Maringá poderia ter se tornado um grande clube. Foram muitas as revelações, muitos atletas. O clube deixou de dar uma alavancada nesse período, em 1990, 1991. Era para ter negociado parte do passe de atletas com grandes clubes, como o Flamengo, que na época estava numa fase fantástica. Um dia, naqueles momentos bons, de revelação de jogadores, o saudoso Luiz Fabretti me entrevistou para uma rádio de Maringá, ele mês fez uma pergunta sobre o futuro do Grêmio. Eu falei que se não investisse nas categorias de base, o clube não ia ter um futuro e o presente seria curto. Deu no que deu. Uma pena. A base é tudo.  Eu agradeço o Antonio Roberto De Paula por resgatar a história do esporte.'

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Quadra do Expresso Maringá

Fotos de 2017 - Localizada na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto esquina com a rua Bernardino de Campos. Quadra de futsal  desativada da empresa Expresso Maringá. 

Fotos de Antonio Roberto de Paula

Museu Esportivo de Maringá participa da Pedalada e Caminhada Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Museu Esportivo de Maringá participa da Pedalada e Caminhada Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Evento acontece neste sábado, 9 de março, a partir das 9 horas, na praça da Catedral

Os amigos do Museu Esportivo de Maringá participarão da Pedalada e Caminhada Pelo Fim da Violência Contra a Mulher que acontece neste sábado (9), a partir das 9 horas, na praça da Catedral N

Mário Valdovino

Parabéns ao esportista maringaense e corintiano Mário Valdovino, que recentemente completou 92 anos. O senhor Mário, que foi atleta e treinador, é pai do nosso amigo e colaborador do Museu Esportivo, Jair Valdovino, e avô da Roberta Valdovino, também nossa amiga no ME. 

Didi - Valdir Manuel dos Santos

Didi, Valdir Manuel dos Santos, o maestro do Grêmio de Esportes Maringá, campeão paranaense de 1977

Nascimento: Santos-SP, 18 de abril de 1949 - Falecimento: Santos-SP, 23 de outubro de 2003. 

Atuando na meia-direita ou volante, Valdir Manuel dos Santos, o Didi, foi um dos maiores da história do futebol de Maringá e do Paraná, sendo campeão paranaense pelo Galo do Norte em 1977. Nascido em 18 de abril de 1949, em Santos-

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital