Nossa amiga do Museu Esportivo de Maringá, a maringaense Erica de Oliveira Alves, que mora há mais de vinte anos na Europa, atualmente na França, em Paris, trouxe lembranças do Paris Saint-Germain para o MEM: uma publicação da Paris Saint-Germain Academy, que é a escola oficial de futebol do PSG, caneta, boton, sacola e cartões dos jogadores do elenco do clube parisiense e ainda um DVD produzido na França sobre a carreira do moçambicano Eusébio e do liberiano George Weah. Erica é irmã do professor Cássio Marcelo de Oliveira Alves, também doador de relíquias ao Museu Esportivo. Eles são filhos de José Laércio Alves, o Tigrão, um dos primeiros repórteres esportivos de Maringá e que também trabalhou na famosa e extinta empresa Valmar.
Em 2019, a professora de educação física Erica doou ao acervo do MEM, 27 medlahas conquistadas no judô nas décadas de 1980 e 90, duas de natação e um troféu recebido numa competição da Federação Paulista de Judô. Ela disputou e venceu competições municipais, estaduais e nacionais. São medalhas de torneios realizados em Maringá, edições dos Jogos Abertos do Paraná, do Campeonato Paranaense de Judô e dos Jogos Universitários pela Federação Paranaense do Desporto Universitário e Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Agradecemos à nossa amiga Erica e à sua família, que é apaixonada por esporte e pela história de Maringá.
Seja o primeiro a comentar.
Equipe de futsal da Soesma, de Maringá, décadas de 1970: Bechir, Martinzinho, Fidel, Custódio Jacaré e Astério. Crédito da foto: acervo do Museu Esportivo de Maringá. #museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Galeria completa das Fotos do Lançamento de "Maringá Futebol Memória" na Casa de Bamba
Nosso amigo Ortilio Carlos Vieira, o Tilinho, um especialista da história do Grêmio de Esportes Maringá, esteve no Museu Esportivo e levou várias camisas para o nosso acervo, entre elas a que pertenceu ao lateral-direito do Galo do Norte, Éder Taino, em 1992. Tilinho também doou uma faixa de campeão do Grêmio Maringá, campeão da Copa Paraná, em 1999. Colecionador de camisas históricas de clubes maring
Jogando amistosamente, em Várzea Grande-MT, a equipe veterana do Museu Esportivo de Maringá empatou com o time do Bonsucesso, do distrito do mesmo nome daquela cidade. A partida, realizada no estádio estádio Cândido Jordão de Magalhães, foi organizada pelo amigo-colaborador do MEM, professor Gabriel Kara Neto, que possui um chácara em Bonsucesso.
Os donos da casa inauguraram o marcador e ampliaram ainda na primeira etapa. Com
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957