Roderley homenageado pela Confraria Amigos da Bola, em Curitiba
(Texto de Zé Domingos, da Confraria Amigos da Bola) Fotos enviadas por Feliz Dias
Nascido em 1939 em Olímpia, São Paulo foi lá mesmo que Roderley Geraldo de Oliveira se encaminhou para o futebol desde garoto e aos dezessete anos era profissionalizado pelo clube local.
Mostrando categoria, classe, elegância e firmeza as suas atuações chamaram atenções e foi contratado no inicio dos anos sessenta pela Associação Esportiva Jacarezinho do norte pioneiro do Paraná.
Craque e jovem em sessenta e três era contratado pelo Grêmio Esportivo Maringá que surgia como uma das melhores equipes do estado tendo em seu elenco excelentes jogadores. Mesmo garotão por suas qualidades técnicas, personalidade Roderley ganhou confiança do treinador e ganhou titular no chamado “galo do norte”.
Já no primeiro ano em 1963 chegava ao título do campeonato de região norte e depois na decisão do estadual contra Clube Atlético Ferroviário campeão da zona sul e Cambará campeão do norte pioneiro era vitorioso ficando com o título.
No elenco ao lado de Roderley os goleiros Evir e Ézio, mais Pinduca, Edson Faria, Oliveira, Marcos, Macario, Nilo, Soca, Chapadão, Garoto, Haroldo, Leonel e Nilson.
Em 64 o certame estadual novamente disputado em três grupos sul, norte e norte pioneiro. No norte participações de Grêmio Maringá, Apucarana, São Paulo de Londrina, Londrina, Mandaguari, Cambé, Paranavaí, Arapongas, Nacional, Bela Vista, Astorga, Estrela do Norte de Ibiporã, Jandaia e Comercial de Cornélio Procópio.
No pioneiro Cambaraense, Ribeirão Claro, XV de Novembro, Jacarezinho, Sete de Setembro, Pindorama de Siqueira Campos e Guarani. No sul Seleto, Água Verde, Atlético Paranaense, Primavera, Britânia de Curitiba, Rio Branco de Paranaguá, Irati de Irati, Operário Ferroviário, Guarani de Ponta Grossa, Coritiba, Bloco Morgenau, Palestra Itália de Curitiba, União Olímpico de Irati, Caramuru de Castro e Ferroviário de Curitiba.
O Grêmio Esportivo Maringá campeão do norte, Seleto do sul e Cambará do norte pioneiro. No triangular os companheiros de Roderley mais uma vez se mostravam vitoriosos e mantinham o título estadual no norte. O inicio do domínio do interior começou em 61 com Comercial de Cornélio Procópio, em 62 Londrina, 63 e 64 Grêmio Esportivo Maringá.
Os campeões de 64 – Mauricio (goleiro), Nilo, Macario, Pinduca, Edson Faria, Osmar, Danúbio, Edgar, Walter Prado, Zuring e Luiz Roberto. Em 65 quando o Ferroviário recuperou o título para a capital o Grêmio Esportivo Maringá foi vice campeão.
Sempre mostrando-se um jogador de extrema qualidade técnica, esbanjando categoria Roderley chamava atenções por jornadas sensacionais e em 68 o Coritiba o contratou. Já no primeiro ano no clube do Alto da Glória ganhou titularidade e destaque.
Ao lado de Célio (goleiro), Deleu, Nico, Nilo, Rossi, Lucas, Oromar, Walter, Paulo Vecchio, Krueger, Kosilek, Edson, Lauro, Nilson Lopes, Servilio, Antoninho, Marinho, Reis, Berto, Neiva, Carvalho (goleiro) e Coutinho Roderley voltava a ser campeão estadual daí com o certame unificado com participação de doze equipes.
Em 69 como havia perdido o triangular com Ferroviário, Atlético para indicar o representante paranaense no Roberto Gomes Pedrosa o campeonato brasileiro da época o Coritiba fez uma excursão visitando França, Alemanha, Áustria, Bulgária, Holanda, Bélgica e Espanha.
A primeira vez que uma equipe paranaense atravessava o Oceano Atlântico para visitar o “VELHO Mundo”. Foram doze partidas com três vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Roderley um dos destaques da excursão.
Em 69 Roderley era bicampeão tendo como companheiros Joel Mendes, Célio (goleiros), Modesto, Nico, Nilo, Berto, Paulo Vecchio, Lucas, Passarinho, Oldack, Krueger, Kosilek, Rinaldo, Edson, Servilio, Antoninho, Oromar, Hugo, Rossi, Ademar Pantera, Carlos Alberto, Reis e Marinho.
Roderley retornou a Maringá onde estabeleceu residência ganhando o título de cidadão benemérito da cidade. Muito respeitado tornou-se comentarista esportivo de rádio. O craque de futebol foi jornaleiro, funcionário de laboratório, funcionário público, vendedor de tintas e publicidade.
Roderley Geraldo de Oliveira uma vida dedicada ao futebol foi um dos homenageados no dia 11 de março de 2019 pela Confraria Amigos da Bola em jantar no Salão Milano do Restaurante Madalosso em Santa Felicidade.
Também foram homenageados os ex jogadores Paulo Rink, jogador internacional com passagem pela seleção da Alemanha, revelado pelo Atlético Paranaense, Sérgio Mário Caporasso durante anos um dos mais destacados zagueiros do futebol amador defendendo o Trieste onde conquistou vários títulos e jornalista Marco Antônio Assef com longa folha de serviços prestados ao futebol paranaense por diferentes veículos de comunicação.
José Domingos Borges Teixeira
(Zé Domingos)
Rádio Cidade – AM 670, internet e aplicativos se segunda a sexta feira das dezessete às dezenove horas Cidade Esportiva e transmissões de jogos, telefone (41) 99972-0129 (Zé Domingos) – e-mail – contato.josedomingos@hotmail.com
Seja o primeiro a comentar.
Você possui tesouros esportivos guardados? O Museu Esportivo de Maringá (MEM) convida você a compartilhar sua paixão pelo esporte e a enriquecer nossa coletânea histórica. Em nossos dez anos de história, mais de 420 doadores já contribuíram para a formação de um acervo com mais de 10 mil itens, consolidando o MEM como um dos museus mais importantes do Brasil na área esportiva.
Estamos sempre à pr
Equipes amadoras.
Caso você tenha informações (nome da equipe, ano e escalação), nos informe pelo e-mail museuesportivo@gmail.com. Grato.
Museu Esportivo de Mairngá, o endereço da memória esportiva.
Equipes amadoras (11)
Colabore conosco. Ajude-nos com informações sobre as fotos: nome do time, escalação e ano.
O Diário do Norte do Paraná, edição de 12 de janeiro de 1993, coletiva de imprensa do secretário municipal de esportes de Maringá, Roberto Garcia Neves. Na foto, a partir da esquerda: Robertinho, Valdete da Graça, Antonio Roberto De Paula, saudoso Edson Lima e Solange Riuzim. E lá se foram 27 anos...
#museues
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957