Relíquias que contam a história do time da Peixaria Lagomar e da Retificadora Yokoyama foram entregues ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, com a presença do parceiro do Museu Esportivo, José Jaime Silvestre.
No dia 1º de fevereiro de 2020, o amigo Nelson Conchon, canhoto raçudo e habilidoso do futebol amador de Maringá nos anos 1970, 80 e 90 esteve no Museu Esportivo para doar camisas da equipe da Peixaria Lagomar e faixas de campeão deste time e também da Retificadora Yokoyama, empresa onde ele trabalhou, além de fotografias.
Nos anos 1980, a equipe da Lagomar, comandada por Ademir Gastaldi, que era o centroavante, disputava competições no futebol de campo, suíço e futsal e tinha em Nelson Conchon um de seus melhores jogadores. Emílio, irmão de Nelsinho, também atuava no time. A Lagomar marcou seu nome no futebol amador de Maringá e agora o MEM, graças às doações de Nelsinho, tem esta história registrada por meio das camisas e faixas que passam a compor nosso valioso acervo.
As duas camisas doadas, números 8 e 21, são da Lagomar da década de 1980, assim como as faixas: as dos três títulos do Torneio Osvaldo dos Santos, em 1984, 85 e 86, da Taça Maringá, 1985, e Torneio de Férias, 1986; e da Retificadora Yokoyama, campeão do futebol suíço do Sesi, 1985.
Agradecemos ao Nelsinho pelas doações, que possibilita aos mais jovens que conheçam melhor a história do futebol amador maringaense, tornando o Museu Esportivo cada vez mais representativo. Nelsinho ainda continua batendo bola com o pessoal veterano e já disse que quer entrar no time master do MEM. Seja bem-vindo!
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
José Carlos da Costa, pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Florianópolis-SC, amigo do diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula desde os tempos de Tiro de Guerra 05-301, da valorosa turma de 1976, e também da equipe esportiva da Rádio Atalaia de Maringá do saudoso Zé Alves, equipe formada por Ananias Rodrigues, saudoso Luiz Fabretti, Edvaldo Ferreira, Júlio Meneghetti, Adilson Martins, Eli Silva, Paulinho Boa Pessoa, Toninho Borges e D
A camisa 8 do Grêmio de Esportes Maringá, usada por Ferreirinha em 1977, ano em que o Grêmio Maringá foi campeão Paranaense, agora é peça do acervo do Museu Esportivo. A relíquia foi doada pelo barbeiro da Vila Operária, Gaudêncio Uehara.
Ele esteve no Museu Esportivo no dia 1º de junho de 2019 quando Itamar Bellasalma também esteve. Cercado de torcedores curiosos com a relíquia, o barbeiro
Francisco Dias Rocamora, pioneiro da comunicação de Maringá e do Paraná. Rocamora, 93 anos, faleceu no dia 22 de julho, em Campinas-SP, onde residia. Ele foi o responsável pela montagem e manutenção da Rádio Cultura de Maringá, em 1951. As primeiras palavras ouvidas na emissora foi de Rocamora: “Senhoras e senhores esta é a ZYS-23, Rádio Cultura de Maringá, e 1520 KHZ, inaugurando suas atividades.&q
Equipe do Benfica, de Portugal, do técnico Oto Glória, no Maracanã, em 1955, quando disputou a Taça Charles Miller. O Corinthians foi o campeão do torneio. Na temporada 1954/55, o Benfica tinha conquistado o Campeonarto Português.
PARTICIPANTES
AMÉRICA FOOTBALL CLUBE – RIO DE JANEIRO – DF.
CLUB ATLÉTICO PEÑAROL – MONTEVIDÉU – URUGUA
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957