Relíquias que contam a história do time da Peixaria Lagomar e da Retificadora Yokoyama foram entregues ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, com a presença do parceiro do Museu Esportivo, José Jaime Silvestre.
No dia 1º de fevereiro de 2020, o amigo Nelson Conchon, canhoto raçudo e habilidoso do futebol amador de Maringá nos anos 1970, 80 e 90 esteve no Museu Esportivo para doar camisas da equipe da Peixaria Lagomar e faixas de campeão deste time e também da Retificadora Yokoyama, empresa onde ele trabalhou, além de fotografias.
Nos anos 1980, a equipe da Lagomar, comandada por Ademir Gastaldi, que era o centroavante, disputava competições no futebol de campo, suíço e futsal e tinha em Nelson Conchon um de seus melhores jogadores. Emílio, irmão de Nelsinho, também atuava no time. A Lagomar marcou seu nome no futebol amador de Maringá e agora o MEM, graças às doações de Nelsinho, tem esta história registrada por meio das camisas e faixas que passam a compor nosso valioso acervo.
As duas camisas doadas, números 8 e 21, são da Lagomar da década de 1980, assim como as faixas: as dos três títulos do Torneio Osvaldo dos Santos, em 1984, 85 e 86, da Taça Maringá, 1985, e Torneio de Férias, 1986; e da Retificadora Yokoyama, campeão do futebol suíço do Sesi, 1985.
Agradecemos ao Nelsinho pelas doações, que possibilita aos mais jovens que conheçam melhor a história do futebol amador maringaense, tornando o Museu Esportivo cada vez mais representativo. Nelsinho ainda continua batendo bola com o pessoal veterano e já disse que quer entrar no time master do MEM. Seja bem-vindo!
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Informativo do Sindicato dos Bancários de Maringá destaca parceira da entidade com o Museu Esportivo e LFSM. #museuesportivodemaringa#amigosdomuseuesportivo #soumem
A faixa foi doada pelo nosso amigo do MEM, Tiago Valenciano, um dos nossos apoiadores, sempre participando das nossas promoções e doando peças para o nosso acervo.
Tiago recebeu a faixa de campeão da Taça Barcímio Sicupira Júnior, do Toledo Esporte Clube, de Wagner Moura e repassou ao Museu Esportivo de Maringá. A faixa fez parte das comemorações do título paranaense do Toledo no primeiro turno de 2019, sen
Ex-jogador das categorias de base do Grêmio de Esportes Maringá e do Maringá Futebol Clube da década de 1990, onde também atuou profissionalmente, Herivelton Freitas esteve no Museu Esportivo de Maringá no dia 25 de fevereiro de 2021 junto com seu filho Herivelton Freitas Junior. Amigo do MEM, participante do grupo “Amigos do Museu Esportivo” no Facebook, Herivelton fez doação de importantes peças que contam a h
O jornalista Antônio Roberto de Paula falou aos vereadores de Maringá na sessão desta quinta-feira (17) sobre o Museu Esportivo de Maringá (MEM). O convite foi do vereador Carlos Mariucci.
De Paula contou que a ideia do Museu surgiu em 2011 durante a produção do documentário “Histórias que a Bola Pesada Contou”. “Recebemos muitas fotos e acreditei que poderíamos fazer mais com aquele material.&rdquo
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957