A camisa 8 do Grêmio de Esportes Maringá, usada por Ferreirinha em 1977, ano em que o Grêmio Maringá foi campeão Paranaense, agora é peça do acervo do Museu Esportivo. A relíquia foi doada pelo barbeiro da Vila Operária, Gaudêncio Uehara.
Ele esteve no Museu Esportivo no dia 1º de junho de 2019 quando Itamar Bellasalma também esteve. Cercado de torcedores curiosos com a relíquia, o barbeiro que tem a barbearia há mais de 50 anos, herdada do pai, na avenida Riachuelo esquina com a avenida Barroso, próximo do Brinco da Vila, onde era o centro de treinamentos do Galo do Norte, foi relatando detalhes daquela inesquecível campanha. Ao seu lado, Itamar, o artilheiro daquele time e autor do gol do título, ia concordando.
Nas dependências do MEM, Gaudêncio mostrou que sabe muito da história do futebol profissional de Maringá, desde a época do Grêmio Esportivo. Ele se lembrou de antigos jogadores, equipes campeãs e dirigentes que ficaram na história. “A camisa do Ferreirinha está no lugar certo. Muitos torcedores terão a oportunidade de vê-la. Ferreirinha foi um grande jogador. Junto com Didi e Nivaldo, formou um meio-campo de muito respeito”, comentou.
Ferreirinha faleceu no dia 14 de outubro de 2011, em Vicente de Carvalho, distrito do Guarujá-SP, vítima de câncer na garganta. Ele atuou no Grêmio Maringá entre 1976 e 1980.
Agradecemos o pioneiro Gaudêncio por esta peça tão rara da história do esporte maringaense. Obrigado, Gaudêncio, a história esportiva da cidade agradece.
Quem tiver interesse em doar relíquias do esporte de Maringá, do Paraná, do Brasil e de outros países, pode entrar em contato conosco pelo telefone (44) 3029-9674 ou pelo e-mail museuesportivo@gmail.com
Este texto com as fotos correspondentes estão no site www.museuesportivo.com.br
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
O vereador Onivaldo Barris, da Câmara Municipal de Maringá, apresentou, no dia 1º de novembro último, requerimento no Legislativo requerendo à Mesa Executiva que fosse oficiado ao Museu Esportivo de Maringá, na pessoa do seu diretor, Antonio Roberto de Paula, os cumprimentos pelo primeiro ano de fundação do Museu, ocorrido no dia 30 de outubro.
No requerimento,de número 1981/2018, Barris destacou que o MEM "foi erigi
Serginho Sakai faz doação de relíquias santistas e medalhas antigas dos Jogos Abertos do Paraná
Nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, Serginho Sakai, esportista que trabalhou muitos anos na Galeria dos Esportes, de Sérgio Abujanra, e que é um profundo conhecedor do futebol e do futsal maringaense, doou ao MEM diversas relíquias. No ano passado, ele já havia doado um chaveiro do Grêmio de Esportes Maring&aac
"Os irmãos gaúchos enfrentam um momento de extrema adversidade, e a solidariedade de cada um é essencial. Uma tragédia devastadora atingiu o Rio Grande do Sul, chocando não só o Brasil, mas também o mundo inteiro. Frente a este cenário de profundo pesar, é natural que surja em nós o desejo de contribuir para aliviar o sofrimento daqueles afetados.
Em resposta a essa necessidade, decidimos iniciar uma campanha
Diretor do MEM no Programa Akito Maringá Talk Show
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957