O nosso amigo do MEM, Joniel Piassa, o Magrão, doou na manhã de hoje (26.11.20) 37 camisas de clubes, grande parte deles em que atuou com a camisa 9, marcando gols decisivos e conquistando títulos. São camisas de equipes de Maringá, Sarandi, São Jorge do Ivaí e Curitiba, de times máster da seleção brasileira, Corinthians, Palmeiras, Santos e a que ele jogou na despedida do futebol de Rogério Ceni, em Sinop-MT, além de peças presenteadas por amigos com autógrafos, como a do Botafogo Futebol Clube, assinada pelo Doutor Sócrates. A camisa mais antiga é do clube Santa Quitéria, de Curitiba, de 1987, quando Magrão foi campeão da Suburbana por aquela equipe.
Magrão, que nos apoia desde que iniciamos o MEM, já havia feito outras doações e foi o responsável pela visita do seu amigo Zenon ao Museu Esportivo de Maringá, em 2018. Cada camisa conta uma história e, com essas doações, Magrão nos apresenta belas e importantes passagens que serão compartilhadas pelos que visitaram o Museu e em nosso site www.museuesportivodemaringa onde constarão as informações de todas as peças, bem como as respectivas fotos. Grato, Magrão, são pessoas iguais a você que nos ajudam a resgatar e a preservar a história do esporte, fazendo o Museu Esportivo cada dia mais forte e representativo, se tornando, efetivamente, o endereço da memória esportiva.
(Fotos: De Paula e Magrão, equipe do Santa Quitéria, 1987, e Ceasa-Bar do Bicudo, campeão da Copa Anisinho, 2015)
Seja o primeiro a comentar.
Sobre a morte, dia 15 de dezembro de 2020, de Oliveira, o Oliveirão, nome histórico do futebol profissional de Maringá e figura querida da Cidade Canção.
Um encontro de amigos.
Na noite do dia 20 de junho de 2018, o Museu Esportivo de Maringá recebeu membros da Academia de Letras de Maringá para um sarau. Uma noite agradável e inesquecível que reuniu, além do pessoal da ALM, que levaram doces e salgados, amigos do Museu Esportivo. Escritores, poetas e trovadores se revezaram nas apresentações num contagiante clima de festa junina. Os convidados foram recepcionados por Antonio R
"A gente jogava futebol de salão com uma bola de crina, não tinha câmara de ar. Um dos primeiros campos foi o da Hermácia, valia até a paredinha." (Alcides Siqueira Gomes, quen faleceu em 26 de outubro de 2018, aos 71 anos). Assista no youtube o documentário "Histórias que a bola pesada contou" sobre os 50 anos do futsal de Maringá, do diretor Antonio Roberto de Paula, lançado em 2011. #museuesportivodemari
José Gonçalves de Oliveira, o Ciska, nascido na cidade paulista de Iagarapava, dia 22 de dezembro de 1945, que iniciou a carreira de jogador em 1964, na Portuguesa Santista, onde foi campeão da 2ª Divisão Paulista, lançou o livro “Um sonho realizado em três continentes”.
O lançamento ocorreu na noite do dia 4 de outubro de 2018, no Museu Esportivo de Maringá com a presença de antigos jogadores do Grêmi
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957