O autor da escultura 'O Guerreiro da Bola', instalada na marquise do Museu Esportivo de Maringá é Nivaldo Tonon, pioneiro maringaense, consagrado artista plástico conhecido em todo Brasil, tendo sido professor na Sociedade Brasileira de Belas Artes, com participação destacada em mostras no Paraná e no país. Seus trabalhos em madeira e ferro, principalmente, são de beleza ímpar em que a criatividade do artista se revela em toda amplitude. Portas em empresas, clubes, instituições e residências com entalhes feitos pelo artista são verdadeiras obras de arte, únicas, impressionantes. Suas peças em ferro retorcido sugerem muitas interpretações, desafiam e encantam. O termo 'genial' se aplica perfeitamente para Nivaldo Tonon.
Amigo de longa data de Antonio Roberto de Paula, o escultor esteve no Museu Esportivo de Maringá pela primeira vez no último dia 5 de outubro. 'Me falam tanto da escultura na marquise que vim dar uma olhada para ver como ficou', brincou Tonon.
'O Guerreiro da Bola', de ferro, foi adquirido por De Paula junto ao amigo Helington Lopes, em novembro de 2016, quando do lançamento da Exposição Maringá Futebol Memória, na Casa de Bamba, casa de shows de Lopes. A escultura estava instalada na entrada da Casa de Bamba e De Paula pediu para levá-la na exposição itinerante que faria pela cidade. Helington concordou e 'O Guerreiro da Bola' passeou por Maringá, indo à Biblioteca pública Bento Munhoz da Rocha Neto, à Câmara Municipal, ao Shopping Cidade e ao Hotel Metrópole Maringá, sempre despertando interesse e admiração das pessoas que passavam pela Exposição Maringá Futebol Memória.
Em outubro de 2017, quando da instalação do MEM, na rua Domingos Salgueiro, nº 14156, esquina com avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé, o diretor De Paula e Helington, o dono da escultura, chegaram a um acordo para que 'O Guerreiro da Bola' fizesse parte do Museu Esportivo de Maringá permanentemente. 'Uma negociação de amigos, vizinhos, amantes da arte e do esporte, tendo mais dois dados em comum: a amizade com Nivaldo Tonon e a admiração pelo seu trabalho', resume De Paula.
Seja o primeiro a comentar.
A redação de um jornal do interior na final da Copa do Mundo de 1970
O País respirava futebol naquele 21 de junho de 1970. Não era para menos. O escrete canarinho poderia chegar ao tricampeonato. A seleção comandada por Zagallo havia vencido todos os jogos da Copa do Mundo do México e tinha pela frente a Itália, que, com muita garra, chegara à final no Estádio Azteca, na Cidade do México. A reda&cce
A TV Girafa, a transmissão ao vivo pela internet, pelo sistema streaming, foi um projeto pioneiro criado em Maringá pelo jornalista, escritor e documentarista Antonio Roberto de Paula em 2009. Constituiu-se num marco na história da comunicação de Maringá e uma das primeiras iniciativas da imprensa paranaense nesse sentido. De Paula montou com sua esposa, a jornalista Simone Labegalini, um estúdio de transmissão, gravaç&ati
- Fanfarra do Colégio Marista de Maringá, anos 60, sob o comando do Irmão Pedro Danilo Trainotti. Foto colorizada pelo amigo do MEM, Luiz Carlos Altoé. A brilhante e inesquecível fanfarra do Marista foi fundada em 1964.
#museue
Piazza, Dirceu lopes e Tostão, do Cruzeiro, em 1966, viajando de trem da RFFSA - Rede Ferroviária Federal S/A. (Blog do Milton Neves)
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957