A TV Girafa, a transmissão ao vivo pela internet, pelo sistema streaming, foi um projeto pioneiro criado em Maringá pelo jornalista, escritor e documentarista Antonio Roberto de Paula em 2009. Constituiu-se num marco na história da comunicação de Maringá e uma das primeiras iniciativas da imprensa paranaense nesse sentido. De Paula montou com sua esposa, a jornalista Simone Labegalini, um estúdio de transmissão, gravação e edição em uma sala do edifício Maria Ferreira, na avenida Itororó, zona central, atuando ao lado do seu filho Guilherme Tadeu de Paula e Bruno Gerhard, estudantes na época, respectivamente, de Ciências Sociais e Jornalismo, e do cinegrafista e editor César Rodrigues.
A TV Girafa contava ainda com colaboradores de diferentes áreas de atuação. Na sua programação, além das entrevistas e programas comandados por De Paula, Guilherme e Bruno, havia os programas 'Arquibancada', dos então estudantes de Jornalismo da Unicesumar; 'Momentos com Mariáh', com a psicóloga e escritora Mariáh Ferri; 'Dicas de Roberth', com Roberth Fabris; e 'Vandré Fernando Entrevista', com Vandré Fernando.
Esse projeto de jornalismo e de resgate da história da Cidade Canção, durou até 2010. Em dois anos de atividades, a equipe da TV Girafa produziu mais de 400 vídeos, todos disponíveis no YouTube e transmitiu programas de entrevistas ao vivo. Em 2011, o YouTube implantou a ferramenta live streaming; em 2015 foi a vez do Facebook e do Periscope; e em 2016 o Twitter e o Instagran.
Hoje, disseminada nas mais variadas plataformas digitais, a transmissão via streaming é um conteúdo de vídeo ou áudio enviado de forma compactada pela Internet e reproduzido imediatamente. As transmissões pioneiras em Maringá, nos programas do estúdio da TV Girafa ao vivo pela internet e as centenas de entrevistas com figuras públicas da cidade foram uma grande novidade na época, com grande repercussão nos veículos de comunicação.
As entrevistas e os programas com a participação de nomes da política, do esporte, da imprensa e dos mais diferentes segmentos da sociedade maringaense, formaram um rico acervo, contribuindo para contar a história da cidade e sua gente. Transcorridos mais de dez anos, a TV Girafa se torna, a cada dia, fonte obrigatória de consulta para a comunidade ligada à área da história e da educação e pesquisadores em geral.
Consulte o nosso site: www.museuesportivo.com.br
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
O grande ídolo do futebol profissional de Maringá, Edgar Belisário, tendo obtido grandes conquistas com o Grêmio Esportivo Maringá nos anos 1960, esteve no Museu Esportivo no dia 13 de novembro de 2021 em companhia da sua esposa Vasni e do seu concunhado Valdemar. Recebido por um grupo de amigos do MEM, Edgar falou da sua carreira, agradeceu o carinho e a amizade dos presentes, concedeu entrevistas e aurografou a sua fotografia da década de 1960 em um
Antonio da Silveira Franco, o Seu Toninho, esteve no Museu Esportivo de Maringá no dia 11 de janeiro de 2020 levando uma caixa com 125 revistas esportivas antigas: Revista do Esporte, Manchete Esportiva e Placar. Apaixonado por futebol, o palmeirense Toninho conhece a história dos clubes brasileiros e de seus principais jogadores desde a década de 1950, tendo colecionado revistas que agora vão sendo doadas ao Museu Esportivo de Maringá. Neste primeiro lote s
Publicada no Jornal do Povo, de Maringá, em 2019, por Verdelírio Barbosa. O texto é do Verdelírio: "Foto antiga de hoje mostra a equipe da Retificadora Maringá no ano de 1968, na partida em que o time do Jorge Kubota venceu por 2 a 1 a equipe da concorrente, a então poderosa Retificadora Yokoyama. Um fato interessante da foto é o terceiro magricelo, em pé da esquerda para a direita. Ele é Wilson de Matos Silva
Foto e informações de José Luiz Lopes Vieira, o Pancho. Handebol de Maringá nos Jogos Abertos do Paraná disputados em Ponta Grossa. "Equipe dos JAPs 1979. Em pé a partir da esquerda: Celso Guermandi (Celsinho), Wander Roberto Rodrigues (Tatá), Herinton José Pereira (Herinton), Paulo Horta (Boca), Diderot, Carlos Alberto Maranho Gomes (Betão). Agachados: José Antonio da Silva (Bic
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957