Nosso amigo João Alavarse esteve no Museu Esportivo no sábado, dia 18 de janeiro de 2020, acompanhado da filha Rafaela e do Eduardo, namorado dela. O convite para a visita ao João havia sido feito o ano passado quando ele doou ao Museu Esportivo várias peças esportivas nacionais e internacionais.
Torcedor do Santos Futebol Clube, tendo sido conselheiro do clube, João Alavarse doou uma flâmula com o autógrafo do Rei Pelé e uma camisa oficial do Peixe assinada por jogadores que atuaram em diferentes épocas na Vila Belmiro, inclusive Neymar, Paulo Henrique Ganso e Elano.
Outras duas camisas foram doadas: do Palmeiras, da década de 1980, clube de coração da Rafaela, e do Sport Club Austria Lustenau, da cidade austríaca de Lustenau, nº 9, pertencente ao brasileiro Edvaldo Cezário de Oliveira, que atuou naquela equipe em 2001 e 2002.
João também doou flâmulas dos clubes argentinos San Lorenzo, Quilmes e Boca Juniors, do Benfica e do Real Madrid, além de um tapete deste clube espanhol.
Na visita, João, que foi bancário, reencontrou o amigo Aldi Cézar Mertz, parceiro do Museu Esportivo e da diretoria do Sindicato do Bancários, e Edvaldo Alves da Silva, o Serraria, craque histórico do futsal maringaense, que foi quem falou pela primeira do MEM a ele.
Eduardo, torcedor do América, quis saber se o Museu Esportivo tinha alguma peça do América, do Rio de Janeiro. Mostramos a camisa doada no ano passado pelo amigo Renato Carioca e o boné doada pelo amigo Márcio Ferreira, que pertenceu ao seu avô Oldevar Gomes da Cruz, falecido em 2017.
Agradecemos a visita do João Alavarse, da Rafaela e do Eduardo, e agradecemos as relíquias doadas, o que contribui para tornar o MEM um endereço da memória esportiva não apenas de Maringá, mas também nacional e internacional.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Custódio André Neto - 01.08.1948 - 12.05.2019
Assista no Youtube o documentário "Histórias que a bola pesada contou" sobre os 50 anos do futsal de Maringá, do diretor Antonio Roberto de Paula.
Custódio foi autor do primeiro gol no ginásio de esportes Chico Neto, foi em 1976, Maringá contra Londrina.
Custódio André Neto, um dos grandes colaboradores do Museu Esportivo
A camisa utilizada pelo goleiro do Maringá Futebol Clube Victor Golas no jogo contra o Paraná Clube, dia 29 de janeiro de 2019, no estádio Willie Davids, em Maringá, foi doada ao Museu Esportivo de Maringá pelo assessor de imprensa do clube, Bruno Rodrigo Araújo. A entrega aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2019.
Nesta partida, válida pela 3ª rodada do 1º turno do Campeonato Paranaense, Taça Barcímio Sicupira, Go
Atuando na meia-direita ou volante, Valdir Manuel dos Santos, o Didi, foi um dos maiores da história do futebol de Maringá e do Paraná, sendo campeão paranaense pelo Galo do Norte em 1977. Nascido em 18 de abril de 1949, em Santos-SP, Didi iniciou a carreira no Santos em 1968, tendo atuado, além do Grêmio Maringá, nas seguintes equipes: Portuguesa Santista, Rio Branco-PR, América-SP, Palmeiras, Pinheiros, Atlético Paranaense, Color
Custódio Jacaré e Zezé, dois craques do futsal maringaense nas décadas de 60 e 70.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957