O escritor Jeferson Nunes, membro da Academia de Letras de Maringá, doou três exemplares de seu livro “Mosca no cérebro”, lançado recentemente, ao Museu Esportivo de Maringá. Jeferson, amigo dos diretores do MEM, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini, é um dos grandes incentivadores do projeto de resgate da memória esportiva da cidade, tendo comparecido às exposições itinerantes e à sede do Museu nos encontros com esportistas e com membros da Academia de Letras de Maringá.
Além dos livros relacionados a esporte, a biblioteca do Museu Esportivo conta com 120 títulos de autores maringaenses. 'Mosca no cérebro' é o segundo livro de Jeferson catalogado no MEM. O primeiro foi o de poemas 'Uma folha seca caiu no meu colo no primeiro dia do ano', lançado em maio de 2007 pela Carriola Press.
“Mosca no cérebro”, livro de crônicas, é um projeto de 2018 contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Maringá, por meio da Semuc (Secretaria Municipal de Cultura). A coordenação editorial é da A. R. Publisher, de Angela Ramalho, e a produção editorial é de Jeferson, de Paolo Ridolfi, também criador da capa e das ilustrações, e Rachel Coelho. O arte-finalista é Daniel Hey e a diagramação é de Lívia Souza.
A professora e membro da Academia de Letras, Jeanette Monteiro de Cnop, fez o prefácio da obra do autor nascido em Mandaguaçu em 1962, servidor público, graduado em Letras com especialização em Teoria da Literatura. Jenaette diz: “Um livro com linguagem saborosa, trazendo uma visão do mundo refinada, própria de um poeta do seu tempo. Vale a pena explorar este encantador universo.”
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Uma camisa do Corinthians, guardada durante 35 anos por um fanático torcedor foi doada ao Museu Esportivo de Maringá na noite do dia 20 de dezembro. A peça é de 1982, ano em que o Timão conquistou o Campeonato Paulista, e está autografada pelo Doutor Sócrates e seus companheiros. O maringaense Eduardo Ciriaco, que reside em Curitiba, fez a doação ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, na presença de torcedores corinti
Antonio dos Santos Ferreira, o Ferreirinha, faleceu, vítima de câncer na garganta, no dia 14 de outubro de 2011, no distrito de Vicente de Carvalho, Guarujá-SP.
Ferreirinha formou com Didi e Nivaldo, no Grêmio de Esportes Maringá, em 1977, um dos mais famosos meio-campo da história do futebol paranaense.
Antonio Roberto de Paula: “Em 1977, o Galo do Norte tinha um time de primeira. Fazia frente para qualquer outro. N
Amigo do MEM, João Alavarse, pediu para seu amigo Negreiros, que acionou Manoel Maria e a camisa chegou até Pelé, que escreveu: “Ao Museu Esportivo de Maringá grande abraço Pelé”.
Texto de Antonio Roberto de Paula, diretor do MEM
Em março de 2020, tive uma ideia. O Rei Pelé, o maior jogador de todos os tempos, está bem representado no Museu Esportivo de Ma
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957