Radialista há mais de 30 anos, atuando em reportagens e programas esportivos e em programas de entretenimento, Edvaldo Ferreira colecionou, nesse período, camisas de clubes de futebol, paranaenses em sua maioria, recebidas de jogadores, técnicos e dirigentes. Amigo de longa data de Antonio Roberto de Paula, Edvaldo esteve no Museu Esportivo de Maringá no dia 2 de janeiro de 2019 para doar quatro camisas da sua coleção: dos clubes Grêmio Maringá, União Bandeirante, Roma Esporte Apucarana e Rio Branco Sport Club, de Paranaguá.
A camisa do Grêmio Maringá é de 2001, quando o clube presidido por José Caleffi disputou o Campeonato Brasileiro da Série C, contando com o apoio do Clube Athletico Paranaense, que cedeu vários jogadores para o Galo na ocasião. Na época, a camisa gerou polêmica por trazer no ombro direito o distintivo do clube parceiro, o Furacão.
Joel, meia do União Bandeirante em 2003, foi quem doou a camisa daquele clube ao repórter Edvaldo. Eles já se conheciam bem porque na década anterior, Joel, exímio cobrador de faltas, havia jogado no Grêmio Maringá.
A camisa do Roma, clube da cidade de Apucarana, foi um presente do então treinador daquele time em 2004, Itamar Bellasalma, nome de destaque na história do futebol profissional de Maringá, centroavante da equipe campeã paranaense de 1977.
Já a camisa do Rio Branco Sport Club é de 2013, personalizada (com o nome de Edvaldo abaixo do número 15, nas costas), presente da diretoria ao radialista no ano do centenário do clube parnanguara.
Trabalhando atualmente na rádio Ingamar, de Marialva, onde está há cinco anos, com um programa de entretenimento e reportagens esportivas, Edvaldo é um dos profissionais que mais conhece a história do futebol maringaense e seus personagens, jogadores e dirigentes, tendo convivido com grandes nomes da imprensa esportiva da cidade desde 1987 e acompanhado o dia a dia dos clubes da cidade nas emissoras do rádio maringaense. Além do Grêmio Maringá, fez coberturas no MAC (Maringá Atlético Clube), o Maringá Futebol Clube (de 1995 a 1997), o Galo/Adap, o Águia e o atual MFC, além de inúmeros eventos amadores envolvendo o futebol amador e outros esportes.
'Agradecemos as doações do amigo Edvaldo, um profissional sério e competente, um apaixonado pelo esporte. Suas doações contam importantes histórias dos clubes. Cada peça nos remete a uma época, a um acontecimento, nos ensina e nos faz recordar. Resgatar histórias e seus personagens é um dos objetivos do MEM. Graças a colaboração de amigos, como Edvaldo Ferreira, estamos conseguindo', afirma o diretor do Museu, de Paula.
#museuesportivodemaringa
#amigoasdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Nosso amigo do Museu Esportivo, Cristiano Monteiro Martinez, jornalista do Diário de Guarapuava, nascido em Marialva, tendo trabalhado em Maringá, aproveitou as f&eacut
O Museu Esportivo de Maringá está localizado na rua Pioneiro Domingos Salgueiro, nº 1415, esquina com a avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé, Maringá-PR. Na internet desde 2014, o MEM promoveu exposições itinerantes em Maringá em 2016 e 2017. No dia 30 de outubro de 2017 foi inaugurada o espaço próprio para a visitação pública. Atualmente, o Museu conta com mais de 10.000 peças. São camisas
Nosso amigo do Museu Esportivo, Isac Silvestre, nascido em Marialva-PR em 17 de agosto de 1966, morador em Sarandi-PR, doou uma camisa do Avaí, de Santa Catarina, clube onde jogava em 1993. A doação foi na visita que o ex-lateral-direito fez ao MEM no dia 18 de janeiro de 2020 na companhia dos amigos José Luiz Kiste e Clodoaldo.
Com excelente preparo físico, ótimo domínio de bola e velocidade, Isac iniciou a carreira em 1984, nas cate
Museu Esportivo de Maringá inaugura exposição "Kaltoé no Esporte" dia 14 de agosto de 2018
O cartunista maringaense Luiz Carlos Altoé, o Kaltoé, terá dez de seus trabalhos expostos no Museu Esportivo de Maringá, a maior parte deles relacionados ao esporte. O lançamento da exposição, permanente, será nesta terça-feira (14), às 17h30. São obras das
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957