Nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, Moisés Bispo dos Santos, radialista, morador em Arenápolis-MT, escreve sobre Klinger Ramos, o Zuring, craque do Grêmio Esportivo Maringá na década de 1960.
Fotos: Zuring em 1966, logo após a vitória sobre a União Soviética, e no Museu Esportivo de Maringá, se vendo na histórica foto do time bicampeão paranaense de 1964.
O verdadeiro camisa 10 do Galo do Norte
Camisa 10, não é apenas uma camisa. Muitos vestem, mas poucos envergá-lá.
Klinger Ramos (Zuring), um meia-esquerda raro, numa época em que os meia-campistas, conhecidos como “ maestros”, quando alguém rege uma orquestra por exemplo, A função, tal qual no futebol, do maestro é especifica, conduzir, dirigir e coordenar a função dos demais 10 jogadores entre o goleiro, os dois laterais, os dois zagueiros, o volante, dois ponteiros, um centroavante, e no meio de campo o meia-esquerda. Esse era o cara, o camisa 10, Zuring. Habilidoso, clássico, lançamento de 40, 50, 60 metros de esquerda ou de direita, a bola rolava na grama com destreza. Foi-se o tempo que meia-campista era maestro,tal qual Ademir da Guia, Zizinho, Gerson, Mengálvio, Dirceu Lopes, Rivelino, Dicá, Airton Lira, Nivaldo, Pita e outros. Por essas e outras, Zuring era um verdadeiro camisa 10. Elenco campeão paranaense de 1964: Nilo, Haroldo, Roderley, Edson Faria, Pinduca, Maurício, Danúbio, Edgar, Valter Prado, Zuring e Luís Roberto.
Seja o primeiro a comentar.
O nosso amigo do Museu Esportivo, o publicitário Claudomiro Venancio faz mais uma doação ao MEM: um chaveiro da Liga de Futebol de Salão de Maringá da década de 1970. Já recebemos chaveiros da LFSM de outros amigos, mas este, diferentemente dos demais, traz no verso o nome do saudoso Osvaldo Lima, colunista esportivo, um dos primeiros presidentes da entidade fundada em 14 de maio de 1971. Desde que iniciamos com o Museu Esportivo, o Claudomiro
Centenas de itens, cada um deles mais do que simples objetos. Mas sim, provas da história do esporte local. E eles estão todos reunidos no Museu Esportivo de Maringá (MEM), inaugurado em 2017. Antonio Roberto de Paula, diretor do MEM, explica que o acervo conta com mais de duas mil peças, como faixas, flâmulas, camisas, medalhas, troféus, bolas, jornais e livros.
Em meio a tantas raridades, a reportagem pediu para De Paula o que é quas
José Alves de Moura, nascido em Cupira, Pernambuco, em 15 de março de 1958, mudou-se ainda jovem para Londrina, antes de estabelecer-se em Maringá em 1998. Pai dedicado de Talissa e Tayene, Moura teve uma carreira variada: trabalhou como bancário, escriturário e depois se aventurou como microempresário no setor de aviamentos, tanto em Londrina quanto em Maringá.
Sua trajetória no atletismo começou tardiamente, em 1999, a
GMCONLINE, do Grupo Maringá de Comunicação, divulga Lojinha do MEM.
Clique aqui:
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957