O amigo Dirceu Herrero Gomes levou João Preis para conhecer o Museu Esportivo de Maringá no dia 17 de outubro. O pioneiro fez a doação de dois documentos que ajudam a contar a história do esporte maringaense: um recibo de pagamento dele para o Vale Azul Iate Clube, em 1963, e um título de sicio-proprietário do Grêmio Esportivo Maringá, de 1964. Muitas histórias sobre Maringá contadas pelo catarinense João Preis, que chegou na década de 1950 e participou ativamente da política, da administração pública, de clubes, do comércio e da indústria. Uma peça do Museu chamou mais sua atenção: a caneca de 1967, da festa do chope, do Clube Cultural Recreativo Teuto Brasileiro, na época em que ele foi presidente do clube. No passeio pelo passado, ele elogiou o MEM e prometeu voltar com mais relíquias. Obrigado, Seu João! Obrigado, Dirceu! A história de Maringá agradece e o Museu Esportivo de Maringá se torna cada dia mais representativo.
Seja o primeiro a comentar.
Em 1963, Maurício Gonçalves, goleiro da Associação Esportiva Jacarezinho, veio jogar no estádio Willie Davids contra o Grêmio Esportivo Maringá, amistoso comemorativo do título paranaense do Galo do Norte. Maurício já tinha fechado o gol no primeiro amistoso e neste fechou também. Foram duas vitórias, 3 a 2 e 2 a 1, do time do norte pioneiro e Maurício acabou sendo contratado pelo Grêmio, que se to
Destaque para a tentativa dos políticos da época, apoiados pela grande maioria da imprensa, de mudar o nome do Estádio Willie Davids e do ginásio de esportes Chico Neto para Canetão e Canetinho, respectivamente, ou Canezão e Canezinho, para homenagear Jaime Canet Júnior (1925-2016), governador biônico do Paraná entre 15 de março de 1975 e 15 de março de 1979. Bem que tentaram.
#museuesportivodemaringa
As equipes veteranas do Museu Esportivo de Maringá e da Perfimar jogaram amistosamente neste domingo (13.03.22), no Brinco da Vila. A partida, que terminou com goleada do MEM por 6 a 2, gols de Adoilson (4), Cido Macarrão e Grego, descontando Wagner Ganso para a Perfimar, foi uma homenagem ao saudoso Osmar Braguin Gomes, esportista maringaense que faleceu em 18 de fevereiro de 2021.
Em novembro de 2021, a Câmara Municipal de Maringá aprovou por una
Foto enviada pelo Edeval Zinho, nosso amigo do Museu Esportivo. Time da Associação Atlética Lobatense, da cidade paranaense de Lobato, década de 70. O pai do Zinho é o goleiro: Aldevor Meschiari. (Foto: Arquivo pessoal da família Meschiari)
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957