O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, visitou o Museu Esportivo de Maringá acompanhado do secretário de Esportes do município, Walmir Fassina, dos vereadores Mário Verri (PT) e Onivaldo Barris e assessores da Prefeitura e da Câmara Municipal. Ulisses foi recepcionado pelo diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, a gerente Simone Labegalini e por ex-atletas do Grêmio Esportivo Maringá, do Grêmio Esportivo Maringá, de equipes amadoras da cidade, por jogadores de categorias de base e pelo grupo de colaboradores do Museu.
Desde o lançamento do Projeto Museu Esportivo com o apoio cultural da Viapar, tendo o lançamento ocorrido em 2016, na Casa de Bamba, com a Exposição Itinerante Maringá Futebol Memória, o prefeito, que na ocasião ainda não havia tomado posse, tem sido um entusiasta da iniciativa. Em 2017, o município cedeu o espaço da Biblioteca Central Bento Munhoz da Rocha Neto para a mostra de peças históricas, e no aniversário de 70 anos de Maringá, em maio, o Museu Esportivo foi convidado para o desfile comemorativo.
De Paula lembrou estes fatos ao discursar, agradecendo o apoio da Prefeitura e do empenho pessoal do prefeito. Ulisses parabenizou a direção e a equipe de colaboradores e disse ter ficado impressionado com a quantidade de peças e a importância delas para a cidade. “Estão todos de parabéns por este trabalho maravilhoso de resgate da história. Eu me coloco à disposição para apoiar os projetos do Museu Esportivo, podem contar comigo”, afirmou o prefeito.
Em todas as dependências do MEM, o prefeito se interessou em saber detalhes das relíquias expostas. A camisa do Esporte Clube Operário, time do bairro onde Ulisses passou a infância, a Vila Operária, lhe chamou a atenção. A velha camisa, da década de 1960, foi doada por Custódio André Neto, um dos melhores jogadores do futebol amador de Maringá e que atuou na tradicional equipe da Vila Operária.
Ulisses se deteve por um bom tempo na parede destinada ao título do Campeonato Paranaense do Grêmio de Esportes Maringá conquistado em 1977. Ele contou que na época era um menino de 8 anos, apaixonado por futebol, assim como toda a sua família, o pai, Eustatios Kotsifas, o Grego, fanático torcedor do Grêmio Maringá e, por isso, aquele título é inesquecível. Antes, na entrada do Museu, o prefeito quis informações do painel com o time bicampeão do Paraná, em 1963-64, o Grêmio Esportivo Maringá. Na foto, doada pela Unicesumar está Roderlei Geraldo de Oliveira, um dos jogadores mais festejados da história do futebol profissional de Maringá. E foi justamente Roderlei quem falou em nome dos amigos do Museu Esportivo, dando boas vindas ao prefeito e agradecendo pela visita.
Serviço: O Museu Esportivo de Maringá tem o apoio cultural da Viapar, está localizado no Jardim Guaporé, rua Domingos Salgueiro, nº 1415, esquina com avenida Carlos Borges. Agendamento de visitas pelo telefone 44-3029-9674. Acesse o nosso site: museuesportivo.com.br
Clique aqui para assistir o vídeo
Seja o primeiro a comentar.
No dia 15 de maio de 2021, o Museu Esportivo de Maringá recebeu nove quadros de fotografias antigas e um quadro com três faixas de campeão do Grêmio Esportivo Maringá - tricampeão do Norte, bicampeão paranaense e campeão do Robertinho, a série B do Campeonato Brasileiro -, histórico e vitorioso clube da Cidade Canção fundado em 1961 e que encerrou as atividades em 1971. O material pertenceu a um dos grandes joga
Na noite da última terça-feira (27/08/19), amigos-colaboradores foram ao Museu Esportivo de Maringá buscar os convites da festa que o MEM e a Liga de Futsal de Maringá realizarão na Associação Banestado no próximo dia 12 de setembro. Esses amigos estão vendendo os convites deste nosso segundo evento a R$ 25 reais, que terá o arroz carreteiro como prato principal.
Nesse encontro de terça-feira, o amigo do Museu
O Museu Esportivo de Maringá recebeu, no dia 31 de agosto, integrantes do Maringá Pyros, clube de futebol americano da cidade. Chico Aguiar, um dos incentivadores do projeto do MEM, diretor, relações públicas e assessor de imprensa do Maringá Pyros levou o presidente José Moura e o casal Farias: William, atleta da equipe e Jéssica, da assessoria. Com o grupo veio Gustavo Fuzario do portal TEM Esporte, dos amigos do MEM, Fábio
José Maria Bernadelli foi uma figura íntegra e participativa. Na juventude, presidente da Umes, depois nome na história do salonismo maringaense, sendo dirigente esportivo, presidente da Liga de Futebol Regional de Maringá e árbitro sério e talentoso. Na política foi vereador e presidente da Câmara, cumprindo com honradez suas atribuições e fez assessorias com dignidade, respeito e competência. No serviço p
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957