Centenas de itens, cada um deles mais do que simples objetos. Mas sim, provas da história do esporte local. E eles estão todos reunidos no Museu Esportivo de Maringá (MEM), inaugurado em 2017. Antonio Roberto de Paula, diretor do MEM, explica que o acervo conta com mais de duas mil peças, como faixas, flâmulas, camisas, medalhas, troféus, bolas, jornais e livros.
Em meio a tantas raridades, a reportagem pediu para De Paula o que é quase impossível: eleger cinco peças que considera especiais. E ele topou.
Na lista, estão: a camisa seleção de handebol da Olimpíada de Barcelona de 1992, utilizada por Pancho; a camisa usada por Itamar Bellasalma ao marcar o gol do último título estadual do Grêmio de Esportes Maringá, em 1977; a medalha do Primeiro Campeonato Dente de Leite de Maringá, de 1962, doada por Custódio André Neto; a camisa utilizada por Eduardo Bettoni no Campeonato Mundial de Judô de 2012; e a camisa da década de 60 da Sociedade Esportiva Recreativa Maringá, também doada por André Neto.
O diretor relata que existem peças no museu datadas da década de 1950 e diz que elas vão além da história do esporte, já que contam também a história de Maringá.
O local já recebeu visitas de grandes atletas, como Vanderlei Cordeiro de Lima e Alex Santos, e tem até uma lojinha, onde são comercializados produtos do próprio museu.
O funcionamento do MEM é de terça a sexta-feira, das 14h30 às 18h, e aos sábados das 9h o 12h. A entrada é gratuita. O museu fica na Rua Domingos Salgueiro, 1415, Jardim Guaporé.
Seja o primeiro a comentar.
Ronaldo Augusto Borba - Borba Filho - 12.03.1938 - 05.04.2021
Descanse em paz, amigo Borba Filho. Obrigado por tudo o que você fez pelo Museu Esportivo de Maringá, obrigado pela sua amizade, seu carinho e seu apoio. Tenho a honra de dizer que fui seu amigo. Você foi gigante como treinador e brilhante como comentarista esportivo. O Paraná e o Brasil perdem um grande profissional. Eu perco um amigo. (Antonio Roberto de Paula, diretor do Museu Esportivo
Mais uma relíquia no Museu Esportivo de Maringá. E que relíquia! Nosso acervo ficou ainda mais representativo: a camisa do Santos Futebol Clube autografada pelo Rei Pelé com dedicatória ao MEM. Na entrega dessa importante peça, no dia 17 de outubro de 2020, que teve o amigo João Alavarse como responsável em contactar com seus amigos de Santos para obter a assinatura do Rei, recebemos a honrosa visita de Negreiros, craque nas quatro
O Estádio Municipal Dr. Helcio Bessa passou por uma grande reforma realizada pela equipe de obras da Prefeitura de Xique-Xique, Bahia, e na abertura do Campeonato Municipal 2018 inaugurou novos vestiários para os jogadores e novas cabines para a imprensa. Agora os jogadores já podem contar um ambiente moderno e confortável, bem como, os profissionais da imprensa já podem trabalhar com mais conforto nas coberturas das competições. (Informa&ccedi
Relato de Edmundo Ferreira da Rocha - 2 de junho de 2012 - Site www.campodojordaocultura.com.br -
A população jordanense e todos que vieram visitar Campos do Jordão, no período de 22 de março a 05 de abril de 1962, puderam acompanhar e ver de perto a seleção brasileira de futebol, campeã do mundo em 1958, durante a fase de concentração e treinamento para a Copa do Mundo de 1962, a ser realizada na cidade
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957