Um exemplar do livro “A história dos Jogos Abertos do Paraná”, publicado em 1996 pelo jornalista londrinense Isnard Cordeiro, foi doado ao Museu Esportivo Maringá pelo nosso amigo-colaborador Jorge Inocente Soriano. A publicação é da Pé Vermelho Editora & Propaganda, de Londrina-PR. Jorginho, que foi jogador da seleção maringaense de futsal, doou o exemplar ao MEM no dia 2 de fevereiro de 2019.
O livro de Isnard Cordeiro foi lançado no ano em que foram realizados os Jogos Abertos do Paraná em Londrina, em sua 39ª edição. Na contracapa´, abaixo dos símbolos dos Jap´s e da edição londrinense, um texto explica ao leitor o que ele vai encontrar na publicação: “A história dos Jogos Abertos do Paraná” é um trabalho absolutamente inédito, resultado da vivência e de árdua pesquisa do jornalista Isnard Cordeiro, que acompanha a competição desde que foi criada. Os anos românticos, as maiores façanhas de atletas e equipes, o ranking com todas as cidades participantes, quadros de campeões por modalidades e saborosas histórias dos bastidores da maior festa esportiva do Paraná fazem parte deste livro que é também um valioso documento.”
“A história dos Jogos Abertos do Paraná” contém várias informações sobre Maringá, entre elas do futsal da cidade e do saudoso dirigente Álvaro Fernandes.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Reportagem de Amanda Gomes e imagens de Diego Lima, da TV Unicesumar. Cobertura da visita das feras do esporte ao Museu Esportivo de Maringá, dia 4 de dezembro.
No coração do Museu Esportivo de Maringá, a história do esporte é preservada graças à generosidade e ao carinho de mais de 400 doadores. Cada item doado, seja a folha de um documento antigo, um chaveiro, uma caneca, uma camisa de um clube amador que já não existe, ou mesmo troféus, taças, medalhas recentes, quadros de fotografias antigas ou reproduzidas recentemente, livros famoso
Jandaia do Sul, Paraná, 1966, estádio Hermínio Vinholi, treino do Jandaia Esporte Clube, o JEC. Crédito da foto: Marisa Vinholi, nossa amiga do Museu Esportivo de Mariingá, que tem um belo acervo de fotografias antigas da sua cidade. #museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Equipe do Benfica, de Portugal, do técnico Oto Glória, no Maracanã, em 1955, quando disputou a Taça Charles Miller. O Corinthians foi o campeão do torneio. Na temporada 1954/55, o Benfica tinha conquistado o Campeonarto Português.
PARTICIPANTES
AMÉRICA FOOTBALL CLUBE – RIO DE JANEIRO – DF.
CLUB ATLÉTICO PEÑAROL – MONTEVIDÉU – URUGUA
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957