Um exemplar do livro “A história dos Jogos Abertos do Paraná”, publicado em 1996 pelo jornalista londrinense Isnard Cordeiro, foi doado ao Museu Esportivo Maringá pelo nosso amigo-colaborador Jorge Inocente Soriano. A publicação é da Pé Vermelho Editora & Propaganda, de Londrina-PR. Jorginho, que foi jogador da seleção maringaense de futsal, doou o exemplar ao MEM no dia 2 de fevereiro de 2019.
O livro de Isnard Cordeiro foi lançado no ano em que foram realizados os Jogos Abertos do Paraná em Londrina, em sua 39ª edição. Na contracapa´, abaixo dos símbolos dos Jap´s e da edição londrinense, um texto explica ao leitor o que ele vai encontrar na publicação: “A história dos Jogos Abertos do Paraná” é um trabalho absolutamente inédito, resultado da vivência e de árdua pesquisa do jornalista Isnard Cordeiro, que acompanha a competição desde que foi criada. Os anos românticos, as maiores façanhas de atletas e equipes, o ranking com todas as cidades participantes, quadros de campeões por modalidades e saborosas histórias dos bastidores da maior festa esportiva do Paraná fazem parte deste livro que é também um valioso documento.”
“A história dos Jogos Abertos do Paraná” contém várias informações sobre Maringá, entre elas do futsal da cidade e do saudoso dirigente Álvaro Fernandes.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Equipes amadoras (4)
Colabore conosco. Ajude-nos com informações sobre as fotos: nome do time, escalação e ano.
Este é o time do time do H. Silva, uniforme preto e azul. Nas demais fotos: uniforme azul com listras vermelhas verticais, Esperança Futebol Clube de Sarandi; Uniforme verde e preto, Indaiá Futebol Clube; uniforme azul com detalhes em rosa, P. F. C. Sarandi; time Amigos do Porto Futebol Clube, duas fotos em uma, com uniforme branca com listras verdes horizontais e uniforme amarelo e preto; uniforme azul e preto, Juventude de Sarandi. Time com uniforme verde com as cr
O pioneiro Carlos Lopes, do Grupo Progride, colaborador do Museu Esportivo de Maringá doou, em agoato de 2017, um quadro do Grêmio Esportivo Maringá, de 1969, e uma almofada do Grêmio de Esportes Maringá, de 1977. A foto foi tirada pelo primo do seu Carlos, o José Peres, também do Grupo Progride. - Os primeiros jornais e revistas de Maringá tiveram o privilégio de contar com um megaelenco de colaboradores: Dom Jaime Luiz Coelho, Hélenton Borba Cortes, Mário Urbinatti, Túlio Vargas, Ademaro Barreiros, Emílio Germani, Ricarte de Freitas, Luiz Carlos Borba, Ary de Lima, Duque Estrada, Tertuliano dos Passos. E entre eles um que eu costumava chamar de Dom Altino, talvez porque o achasse com jeito de príncipe – o Doutor Altino Borba.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957