Um exemplar do livro “A história dos Jogos Abertos do Paraná”, publicado em 1996 pelo jornalista londrinense Isnard Cordeiro, foi doado ao Museu Esportivo Maringá pelo nosso amigo-colaborador Jorge Inocente Soriano. A publicação é da Pé Vermelho Editora & Propaganda, de Londrina-PR. Jorginho, que foi jogador da seleção maringaense de futsal, doou o exemplar ao MEM no dia 2 de fevereiro de 2019.
O livro de Isnard Cordeiro foi lançado no ano em que foram realizados os Jogos Abertos do Paraná em Londrina, em sua 39ª edição. Na contracapa´, abaixo dos símbolos dos Jap´s e da edição londrinense, um texto explica ao leitor o que ele vai encontrar na publicação: “A história dos Jogos Abertos do Paraná” é um trabalho absolutamente inédito, resultado da vivência e de árdua pesquisa do jornalista Isnard Cordeiro, que acompanha a competição desde que foi criada. Os anos românticos, as maiores façanhas de atletas e equipes, o ranking com todas as cidades participantes, quadros de campeões por modalidades e saborosas histórias dos bastidores da maior festa esportiva do Paraná fazem parte deste livro que é também um valioso documento.”
“A história dos Jogos Abertos do Paraná” contém várias informações sobre Maringá, entre elas do futsal da cidade e do saudoso dirigente Álvaro Fernandes.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Texto de Antonio Roberto de Paula, diretor do Museu Esportivo de Maringá: Uma noite maravilhosa no Teatro Marista que ficará marcada para sempre na minha vida e, acredito, na vida da minha esposa Simone e de amigos que lá estiveram. No dia 30 de agosto de 2023, o Museu Esportivo de Maringá promoveu a “Exposição Lembranças do Futebol Profissional de Maringá” no lançamento do filme do amigo Miguel Fernando, “Paix&a
Português, meio-campista do Grêmio Esportivo Maringá, em 1968. Português Santos, que é nosso amigo, aqui no Museu Esportivo e no facebook, mora em Marabá, no Pará. A foto é do arquivo pessoal dele. .
Estádio Willie Davids, 1981. Crédito da foto: IBGE.
O fanático torcedor do Coritiba, José Vanderlei Guerlles, doou ao Museu Esportivo de Maringá uma camisa do seu time de coração, que pertenceu ao meio-campista Rafinha, Rafael da Silva Francisco, que atuou no clube de 2010 a 2013. Rafinha, que atualmente joga no Cruzeiro, foi tetracampeão paranaense no Coxa em 2010, 2011, 2012 e 2013 e campeão da série B do Brasileiro em 2010. Agradecemos ao Vanderlei pela doação. Alé
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957