Da assessoria da imprensa da CMM ***
Um pouco da história dos 70 anos do futebol de Maringá ficará aberto ao público no hall da Câmara Municipal durante todo este mês de fevereiro. O acervo, que inclui camisas dos times profissionais e amadores, fotografias, jornais antigos, flâmulas, poesias e textos informativos, faz parte da Exposição Itinerante Futebol Memória, organizada pelo jornalista Antônio Roberto de Paula, diretor do Museu Esportivo de Maringá.
Iniciada em novembro do ano passado, neste semestre a Exposição passará por órgãos públicos, escolas e empresas.
Segundo o seu organizador, a intenção é resgatar “a rica e vitoriosa história do futebol maringaense”. E não só o de campo, explica De Paula, mas também o de salão, “sempre muito forte e representativo desde o início, nos anos 1960”.
As peças são do acervo do Museu Esportivo ou foram doadas ou emprestadas por esportistas maringaenses e ex-jogadores. Uma tela pintada por Tadeu dos Santos tendo o futebol como tema, e a escultura “O Guerreiro da Bola”, do artista plástico Nivaldo Tonon, também são atrações da exposição.
O organizador lembra que a exposição está aberta para receber mais peças, fotografias e outros registros sobre o futebol local, o que tornaria o acervo ainda mais completo.
A exposição, que tem o apoio cultural da empresa Viapar, está aberta ao público na Câmara de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e vai até 28 de fevereiro.
“Agradeço o espaço cedido pela Câmara, ao presidente Mário Hossokawa e demais vereadores. Já na instalação estamos vendo o interesse das pessoas e isso é gratificante”, completou De Paula.
Fonte: Da assessoria da imprensa da CMMSeja o primeiro a comentar.
Descanse em paz, Luiz Fernando Cardoso
Museu Esportivo de luto. Perdemos o amigo Luiz Fernando Cardoso para a Covid. Luiz tinha 40 anos completados no mês passado. Jornalista, veio de Pato Branco para Maringá, participava ativamente do nosso grupo do MEM desde o início; ético, só postava informações sobre esporte. Ele esteve no Museu Esportivo, fez doação de livros (dos 40 anos do Londrina e do Sismmar, que ele escreveu)
Radialista há mais de 30 anos, atuando em reportagens e programas esportivos e em programas de entretenimento, Edvaldo Ferreira colecionou, nesse período, camisas de clubes de futebol, paranaenses em sua maioria, recebidas de jogadores, técnicos e dirigentes. Amigo de longa data de Antonio Roberto de Paula, Edvaldo esteve no Museu Esportivo de Maringá no dia 2 de janeiro de 2019 para doar quatro camisas da sua coleção: dos clubes Grêmio Maring&a
O criador da logomarca do Museu Esportivo, o artista plástico Hector Consani, esteve no Museu Esportivo, no dia 25 de maio de 2019, em companhia do seu sogro David Toledo, pioneiro maringaense, que jogou futsal no Centro Português de Maringá nas décadas de 1960 e 1970.
Davi levou várias fotos daquela época para serem incorporadas ao acervo do MEM. São verdadeiras relíquias de mais de 50 anos, de jogos realizados na quadra do Centro
Nosso amigo Reinaldo Jose Da Silva Silva, o Reinaldinho, levou ao Museu Esportivo diversas fotos antigas suas como atleta desde a década de 1960, em Peabiru-PR. Fizemos a reprodução e agora compartilhamos com os amigos. Além de bom de bola, Reinaldinho se destacou na juventude como craque do tênis de mesa e fez suas incursões pelo vôlei, no time da Cocamar, antes da montagem do grande time que representou Maringá na Liga Nacional. No futsa
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957