Últimas Publicações / Museu na Câmara

Da assessoria da imprensa da CMM ***

Um pouco da história dos 70 anos do futebol de Maringá ficará aberto ao público no hall da Câmara Municipal durante todo este mês de fevereiro. O acervo, que inclui camisas dos times profissionais e amadores, fotografias, jornais antigos, flâmulas, poesias e textos informativos, faz parte da Exposição Itinerante Futebol Memória, organizada pelo jornalista Antônio Roberto de Paula, diretor do Museu Esportivo de Maringá.

Iniciada em novembro do ano passado, neste semestre a Exposição passará por órgãos públicos, escolas e empresas.

Segundo o seu organizador, a intenção é resgatar “a rica e vitoriosa história do futebol maringaense”. E não só o de campo, explica De Paula, mas também o de salão, “sempre muito forte e representativo desde o início, nos anos 1960”.

As peças são do acervo do Museu Esportivo ou foram doadas ou emprestadas por esportistas maringaenses e ex-jogadores. Uma tela pintada por Tadeu dos Santos tendo o futebol como tema, e a escultura “O Guerreiro da Bola”, do artista plástico Nivaldo Tonon, também são atrações da exposição. 

O organizador lembra que a exposição está aberta para receber mais peças, fotografias e outros registros sobre o futebol local, o que tornaria o acervo ainda mais completo.

A exposição, que tem o apoio cultural da empresa Viapar, está aberta ao público na Câmara de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e vai até 28 de fevereiro.

“Agradeço o espaço cedido pela Câmara, ao presidente Mário Hossokawa e demais vereadores. Já na instalação estamos vendo o interesse das pessoas e isso é gratificante”, completou De Paula.

Fonte: Da assessoria da imprensa da CMM

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Os saudosos corinthianos: Baltazar 91926-1997), o Cabecinha de Ouro, campeão paulista do 4º Centenário, que ensinou o nosso amigo do MEM, Carlos Alberto Garcia, cabecear; e o médico e comentarista Osmar de Oliveira (1943-2014). Foto da década de 1980.

#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

Museu Esportivo de Maringá ganha camisa do Santos com dedicatória e autógrafo do Rei Pelé

Amigo do MEM, João Alavarse, pediu para seu amigo Negreiros, que acionou Manoel Maria e a camisa chegou até Pelé, que escreveu: “Ao Museu Esportivo de Maringá grande abraço Pelé”.

Texto de Antonio Roberto de Paula, diretor do MEM

Em março de 2020, tive uma ideia. O Rei Pelé, o maior jogador de todos os tempos, está bem representado no Museu Esportivo de Ma

Brasil, tetracampeão mundial, EUA, 1994

Placar: Brasil 0 (3) x (2) 0 Itália
Decisão nos pênaltis

Local: Rose Bowl, Pasadena, Los Angeles (EUA)
Data: 17 de Julho de 1994
Público presente: 94.194 torcedores
Escalação do Brasil: Taffarel; Jorginho (Cafu aos 21 minutos), Aldair, Márcio Santos e Branco; Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho (Viol

Maracanã 70 anos

Amigo do Museu Esportivo de Maringá, Nielsen Elias, fala do Maracanã, onde ele atuou tantas vezes:
"Velho Maracanã, hoje completa 70 anos. Maracanã, peço desculpa! Pois acabaram com a sua história. Você tinha a alma, o cheiro e o choro do goleiro Barbosa, que em 1950, com a seleção brasileira, ficou marcado para sempre na história. Tive a sorte de pisar no seu gramado, que sempre foi mal tratado e marcado pela ca

“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”

(Antonio Roberto de Paula)

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital