Últimas Publicações / O início do futebol amador em Itambé-PR

Informações e fotos do blog de Denizia Moresqui (www.deniziamoresqui.blogspot.com).

 De acordo com Vera Eloísa de Melo Assis, o primeiro campo de futebol do Distrito de Itambé foi feito num terreno doado por João Cortez Cappel na esquina das Ruas Dr. Lafayette Grenier com a Rua Luiz Lopes. Vera diz que as crianças brincavam muito neste campo. Mais tarde, Cortez decidiu lotear este terreno e doou outro, ao lado do cemitério, para a instalação de outro campo, que foi feito pelo Prefeito de Marialva, Armando Moura, por volta de 1954, com o nome de Comercial.

 Anos mais tarde, o campo recebeu o nome de Goiabão, uma homenagem ao Prefeito Gibson Linhares Monteiro que foi um grande incentivador do esporte e tinha o apelido de Papa Goiaba. Ainda na década de 50, Rafael Lopes fez um campo chamado Pó de Serra, por ser propriedade da serraria. 

Segundo o relato do Dr. Mauro Nakamura, o esporte mais difundido nos primeiros anos de Itambé foi o futebol de campo, seguido pelo jogo de bocha para idosos, malha e o jogo de baralho, na modalidade truco. Na zona urbana e rural, chegaram a se formar cerca de 23 equipes de futebol, na cidade havia duas: o Comercial e o Pó de Serra. Os times disputavam entre si no campeonato intermunicipal e arrastavam multidões para os jogos. Mais tarde, surgiu uma equipe juvenil, o Alvorada, nome dado porque os atletas treinavam de manhã. Este time disputou o Campeonato Amador pela Liga Regional de Maringá, nos anos 70.

Um time que se destacou no cenário regional foi o Itambé Atlético Clube. A equipe disputou o campeonato amador regional em 1971, ficando com o vice-campeonato. Os jogos foram promovidos pela Liga de Futebol de Maringá, mais ou menos trinta equipes participaram do evento. 

Se você tem mais informações sobre este assunto, envie para nós pelo e-mail museuesportivo@gmail.com.

Legendas das fotos 

O campo era chamado de Pó de Serra, a moça com a taça e o menino com a bola - crédito da foto: Eurípedes Mariano da Silva.

A equipe do Comercial, uniforme escuro - crédito da foto: família Claro.

A equipe do Alvorada - mulheres e crianças à frente - crédito da foto: Prefeitura de Itambé.

O time do Itambé Esporte Clube, 1971, uniforme claro - crédito da foto: Jovânio Pereira dos Santos. 

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Setembro Amarelo

Nosso amigo Anderson Masson, artista gráfico, criou uma peça especialmente para o Museu Esportivo de Maringá do "Setembro Amarelo" - campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Ajude-nos a divulgar. Compartilhe com seus amigos.

A triste história do zagueiro Ari Ercílio, do Fluminense.

Uma oração tricolor para Ari Ercílio

Era uma segunda-feira. A data era o mesmo dia 20 de novembro. O ano era 1972. Há exatos 40 anos.  No domingo dia 19, o Fluminense tinha jogado com o Botafogo e perdido a partida por 2 x 1. O gol do Flu foi marcado por Silveira. Ari Ercilio, zagueiro-central tricolor ficou no banco de reservas. A segunda-feira, dia 20, como de há

Itamar Tagliari e Custódio Jacaré, craques históricos do futsal paranaense

Campo Mourão contra Maringá. Itamar Agostinho Tagliari e o saudoso Custódio André Neto, o Jacaré, no final dos anos 80, ginásio de esportes do Maringá Clube. Itamar jogava de óculos, chamava a atenção de todos. Na época, uma novidade no Brasil.

#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

Praça esportiva "Meu Campinho" terá nome de Custódio André Neto, o Jacaré

Salve, salve Jacaré! Eternamente em nossos corações! 
Os amigos do Museu Esportivo estiveram na Câmara Municipal, no dia 8 de agosto de 2019, acompanhando a votação e aprovação do projeto de lei denominando Custódio André Neto, Jacaré, o "Meu Campinho" localizado na avenida Joaquim Duarte Moleirinho. O projeto de homenagem ao saudoso amigo Custódio é de autoria dos vereadores M&aacu

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital