Nos mais de 200 metros quadrados do prédio estão cuidadosamente guardadas cerca de mil peças
O Museu Esportivo de Maringá (MEM) recebeu a visita de duas ilustres atletas maringaenses nesta quarta-feira (29). A lutadora, Daniela Arouca, 1º lugar no ranking mundial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e a atual campeã sul-americana sub-15 de judô Rafaella Ramos de Queiroz, de apenas 13 anos. Acompanhadas de familiares puderam apreciar parte da história esportiva da cidade, além de conhecer o coordenador do projeto.
Nos mais de 200 metros quadrados do museu estão cuidadosamente guardadas cerca de mil peças. São camisas, troféus, medalhas, flamulas, canecas, quadros, revistas, jornais, além de outros adereços da década de 40 aos dias atuais – objetos de equipes amadoras e profissionais – a grande maioria doada por colecionadores, esportistas ou familiares. “Eu não esperava que Maringá tivesse algo desse porte. É algo muito importante, pois nossa cidade tem revelado ótimos atletas em todos os esportes, inclusive no jiu-jitsu. Muito bem organizado e aconchegante”, elogiou Daniela Arouca.
A lutadora de judô Rafaella Ramos de Queiroz também gostou bastante da iniciativa, inclusive reconheceu amigos e adversários em fotos expostas nas paredes do museu. “Adorei este projeto, que ajuda a valorizar o esporte da cidade. Só quem é atleta sabe como é difícil chegar ao topo, pois requer muita dedicação e esforço”, disse a competidora, lembrando da recente conquista no Peru. “No último mês consegui vencer o campeonato sul-americano na minha categoria. Foi uma emoção muito grande. Bem difícil, mas gratificante, emocionante”.
E se você ainda não conhece o Museu Esportivo de Maringá não perca tempo. Ele fica aberto de terça a sexta-feira, das 14 às 18 horas e, no sábado, das 9 às 12 horas. A entrada é gratuita. “Este espaço tem como objetivo fazer o resgate histórico do esporte da nossa cidade, não só do futebol, mas de todos os esportes de uma forma geral, inclusive judô e jiu-jitsu. Em paralelo, é uma maneira de homenagear àquelas pessoas que proporcionaram alegria ao nosso povo”, destacou o diretor do MEM, Antônio Roberto de Paula. “Em breve as fotos dessas duas grandes atletas também vão compor nosso acervo”.
Tanto o Museu Esportivo de Maringá, como as duas lutadoras contam com o apoio da concessionária de rodovias VIAPAR. “É uma forma de reconhecer o trabalho e dedicação dessas atletas. Em paralelo, apoiamos a equipe de futsal do Colégio São Francisco Xavier, que recentemente conquistou um campeonato nacional representando o Paraná. É gratificante ajudar o esporte, não sendo apenas uma concessionária de rodovias, mas uma patrocinadora de grandes sonhos”, enfatizou o assessor de comunicação da VIAPAR, Marcelo Bulgarelli.
Prestigiaram o encontro, o secretário municipal de Esportes, Valmir Fassina, o diretor da secretaria Marco Aurélio Saldanha Rocha, o primeiro secretário municipal de Esportes de Maringá, Amilcar Machado Profeta, o vereador Mario Verri e o ex-jogador de futsal Leandro Tico-Tico, um dos mais premiados atletas do salonismo maringaense.
SERVIÇO – O Museu Esportivo de Maringá está localizado na Rua Domingos Salgueiro, número 1415, esquina com a Avenida Carlos Borges – Jardim Guaporé. Mais informações no site www.museuesportivo.com.br. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (44) 3227-9674.
---------------------------------------------------------------
Créditos:
Texto - Cleber França / Agência Movie
Fotos - Walter Fernandes / Pólen Comunicação
Seja o primeiro a comentar.
Fotos do Maringá Master/Museu Esportivo de Maringá de Odair Figueiredo. 5ª Copa Brasil Master. Contato: 44-98402-3865.
O Museu Esportivo de Maringá recebeu na sede campestre do Sindicato dos Bancários de Maringá, no dia 5 de fevereiro de 2022, a equipe master do Londrina, que tem como diretor Jorge Júnior. O amistoso foi organizado por Adilson Fischer, o Bolinha. Os londrinenses venceram o confronto por 4 a 3. Após a partida houve uma confraternização, sendo o churrasco preparado por Aldi César Mertz, do Sindicato dos Bancários, amigo do MEM.
O criador da logomarca do Museu Esportivo, o artista plástico Hector Consani, esteve no Museu Esportivo, no dia 25 de maio de 2019, em companhia do seu sogro David Toledo, pioneiro maringaense, que jogou futsal no Centro Português de Maringá nas décadas de 1960 e 1970.
Davi levou várias fotos daquela época para serem incorporadas ao acervo do MEM. São verdadeiras relíquias de mais de 50 anos, de jogos realizados na quadra do Centro
De Paula, Miguel Fernando e Tilinho vão produzir websérie com dez episódios tendo 100 entrevistados, imagens inéditas de grandes jogos realizados no Willie Davids, áudios originais de transmissões esportivas, fotografias, revistas e jornais antigos.
Em série documental, a história do futebol profissional vai ser contada em vídeo pelo jornalista Antonio Roberto de Paula, o pesquisador Miguel Fernando e o pesquisador de fu
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957