Últimas Publicações / Camisa de Nelinho, do Galo Mineiro, de 1985, no acervo do Museu Esportivo de Maringá

No amistoso realizado no WD, o craque fez um dos gols. O amigo do Museu Esportivo, Isac Silvestre, que já havia doado ao MEM uma camisa do Avai, de Santa Catarina, clube que ele defendeu em 1993, fez nova doação. Desta vez a camisa número 2, do Clube Atlético Mineiro, usada pelo lateral-direito Nelinho por ocasião do amistoso realizado no estádio Willie Davids, em Maringá, dia 29 de maio de 1985, contra o Grêmio de Esportes Maringá.

O Galo Mineiro venceu o Galo do Norte por 2 a 0, gols de Marcus Vinicius, aos 41 minutos do primeiro tempo, e de Nelinho, aos 18 do segundo, diante de um público de 7.708 pagantes. O Grêmio jogou com Robson (Maurílio), Alves, Demir, Jorge Lima e Hélio; Luís Gustavo, Reginaldo e Mateus (Garça); Luís Sílvio (Beto), Paulinho Kiss e Carlos Henrique. Técnico: Jair Bala. O Atlético venceu com este time: João Leite (Pereira), Nelinho, Oliveira, João Pedro e Jorge Valença (João Luís); Elzo, Everton e Paulo Isidoro; Sérgio Araújo (Batista), Marcus Vinícius (Murilo) e Edvaldo (Helinho). Técnico: Procópio Cardoso.

Isac, lateral-direito, que era da categoria júnior, ficou no banco do Grêmio Maringá e não entrou no amistoso, mas conseguiu a camisa do seu grande ídolo, que disputou as Copas do Mundo de 1974 e 1982. Nelinho também atuou com destaque no Cruzeiro e no Grêmio Portoalegrense. No dia 26 de julho de 2020, ele completa 70 anos.

O maringaense Isac tem poucas lembranças daquela partida: “Eu me lembro pouca coisa deste jogo. Lembro que o Olivera, uruguaio, zagueiro do Atlético, foi expulso porque saiu correndo atrás do Luís Silvio pra bater. Não sei o que o Luís falou pra ele ficar tão bravo. No fim, o Demir foi expulso também e o Luís Silvio foi substituído”.

Agradecemos o Isac pela peça confeccionada pela Penalty com o patrocínio da Coca-Cola que um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro vestiu e que agora é parte do acervo do Museu Esportivo de Maringá.

#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

1992

Jogadores do Grêmio de Esportes Maringá no Brinco da Vila, centro de treinamentos, na Vila Operária, Maringá, em 1992.

Exposição do Museu Esportivo no Shopping Cidade

No dia 9 março deste ano, a Exposição Maringá Futebol Memória, que tem o apoio cultural da Viapar, foi aberta no Shopping Cidade, avenida Tuiuti, onde permaneceu até o dia 24 de abril. A abertura foi prestigiada por esportistas da cidade, ex-atletas e membros da Academia de Letras de Maringá. Na oportunidade, o poeta Jaime Vieira gravou poemas sobre futebol, que estão no canal do Museu Esportivo no Youtube. Parte das peças - camis

A história do futsal em Maringá - Alcides Siqueira Gomes

"A gente jogava futebol de salão com uma bola de crina, não tinha câmara de ar. Um dos primeiros campos foi o da Hermácia, valia até a paredinha." (Alcides Siqueira Gomes, quen faleceu em 26 de outubro de 2018, aos 71 anos). Assista no youtube o documentário "Histórias que a bola pesada contou" sobre os 50 anos do futsal de Maringá, do diretor Antonio Roberto de Paula, lançado em 2011. #museuesportivodemari

Camisa comemorativa do Mixto de Cuiabá doada ao MEM

Recebemos dos amigos do Museu Esportivo de Maringá, Elton Leandro Rocha e Eduardo Lima, a camisa comemorativa dos 74 anos de fundação do Mixto Esporte Clube, de Cuiabá, o famoso Tigre da Vargas. Fundado em 20 de maio de 1934, a camisas doada é de 2008, ano em que Eduardo presenteou o amigo Leandro. Transcorridos dez anos, eles decidiram fazer a doação ao MEM. "Agora o Mixto também tem uma história no Museu Esportivo de Maring

“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”

(Antonio Roberto de Paula)

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja

 (44) 3029-9674

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital