Centenas de itens, cada um deles mais do que simples objetos. Mas sim, provas da história do esporte local. E eles estão todos reunidos no Museu Esportivo de Maringá (MEM), inaugurado em 2017. Antonio Roberto de Paula, diretor do MEM, explica que o acervo conta com mais de duas mil peças, como faixas, flâmulas, camisas, medalhas, troféus, bolas, jornais e livros.
Em meio a tantas raridades, a reportagem pediu para De Paula o que é quase impossível: eleger cinco peças que considera especiais. E ele topou.
Na lista, estão: a camisa seleção de handebol da Olimpíada de Barcelona de 1992, utilizada por Pancho; a camisa usada por Itamar Bellasalma ao marcar o gol do último título estadual do Grêmio de Esportes Maringá, em 1977; a medalha do Primeiro Campeonato Dente de Leite de Maringá, de 1962, doada por Custódio André Neto; a camisa utilizada por Eduardo Bettoni no Campeonato Mundial de Judô de 2012; e a camisa da década de 60 da Sociedade Esportiva Recreativa Maringá, também doada por André Neto.
O diretor relata que existem peças no museu datadas da década de 1950 e diz que elas vão além da história do esporte, já que contam também a história de Maringá.
O local já recebeu visitas de grandes atletas, como Vanderlei Cordeiro de Lima e Alex Santos, e tem até uma lojinha, onde são comercializados produtos do próprio museu.
O funcionamento do MEM é de terça a sexta-feira, das 14h30 às 18h, e aos sábados das 9h o 12h. A entrada é gratuita. O museu fica na Rua Domingos Salgueiro, 1415, Jardim Guaporé.
Seja o primeiro a comentar.
O amigo maringaense Athos Lima, que pertence ao grupo "Amigoso do Museu Esportivo" do facebook, filho do Reginaldo Lima, ex-jogador do Grêmio Maringá, agora é jogador da base do Cruzeiro de Belo Horizonte. Boa sorte, garoto canhoteiro, bom de bola. Deus te abençoe nesse novo desafio. (Antonio Roberto de Paula)
Equipe de bolão feminino de Maringá campeã dos Jogos Abertos do Paraná em 2010.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Crônica de uma noite marcante -
Recebi na sexta-feira (30) o título de cidadão benemérito de Maringá, projeto de lei apresentado pelo vereador, presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa, meu amigo há mais de trinta anos, a quem agradeço penhoradamente. Foi uma noite inesquecível, memorável, para mim e meus familiares. Agradeço a todos que estiveram na Câmara acompanha
-Texto publicado no site www.taniatait.com.br, dia 17 de setembro de 2020.
- O Brasil é marcado pela paixão ao futebol. Todo torcedor brasileiro ou brasileira se sente um técnico, dá opinião, critica, sofre, enfim se sente ligado ao futebol.
No entanto, o futebol que tanto encanta, traz uma série de problemas. Quatro desses problemas chamam muito a atenção: a falta do futebol arte; o descaso do jogador pela
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957