Últimas Publicações / Nomes históricos do futsal paranaense no Museu Esportivo de Maringá

Muito da história do futsal do Paraná nos anos 1960, 70 e 80 passa por este grupo de craques que esteve no Museu Esportivo de Maringá no dia 6 de dezembro de 2025. Antigos jogadores da bola pesada de Londrina e Paranavaí se juntaram aos de Maringá num encontro em que a emoção esteve presente em todos os momentos.

Organizado por Serraria, nome de destaque no salonismo de Maringá e do Paraná, o time que atuou no futsal londrinense e no selecionado do Paraná e que esteve em Maringá nosábado formou com Caio, Futrica, Fuzil, Ivo, kiko, Éder, Cafu, Zinho e Hunoel. De Paranavaí, também uma equipe de peso: Etiene, Edson Queixada, Nivaldo e o repórter Odinei.

Antonio Roberto de Paula, presidente do MEM, Walter Guerlles e Serraria, de Maringá, e Éder, de Londrina, falaram do trabalho de resgatar a história do futsal paranaense, contaram detalhes da carreira dos atletas e a importância do Museu Esportivo de Maringá no processo de levar às novas gerações informações sobre este período de ouro do salonismo do estado.

 Ex-jogadores das duas cidades fizeram doações de camisas para o acervo do MEM com os respectivos autógrafos. Para recepcionar os visitantes, dezenas de ex-jogadores de Maringá e da região das décadas de 1960, 70 e 80, do futsal e do futebol prestigiaram o encontro. Além de Serraria e Guerlles, compareceram Capelato, Vado, Zezé, Miroca, Demerval, Jorginho, Fanty, Astério, Hernani, Chiquinho, Amorim, Reinaldinho, Antero Compadre, Augusto, Tony, Casão, Golê, Babá, Alvir, Milton Butula Zezinho, Mirão, Tamburi, Roderley (campeão com o Grêmio Esportivo Maringá e Coritiba), técnico Odalvir e Serginho Sakae.

Neste sábado, o MEM também recebeu a visita do advogado Reginaldo Aracheski, de Curitiba, e Dinho, de Apucarana. Aracheski, parceiro do Museu Esportivo, doador de relíquias, desta vez doou um quadro com a foto de Buião, ponta-direita que atuava no Athletico, com Pelé. O goleiro master Flávio Augusto Santos da Silva, o Flavinho, doou uma medalha de campeão conquistada na competição master Paraná 50+ realizada em agosto, em Maringá e uma camisa da sua equipe, a de São Miguel de Iguaçu.

Após a visita ao Museu Esportivo, os ex-jogadores se dirigiram à sede campestre do Sindicato dos Bancários de Maringá onde foi servido um almoço preparado por  Aldi César Mertz, presidente da Liga de Futsal de Maringá, e sua equipe.

“Um dia especial na vida do Museu Esportivo Maringá. Agradecemos a visita destes históricos jogadores. Um dia para recordar e fazer novos amigos. Recebemos várias camisas que tornam o nosso acervo mais forte e representativo. Agradecemos ao Serraria que organizou o encontro, ao Aldi que ficou responsável pelo almoço, e ao fotógrafo Odair Figueiredo. Este encontro comprova mais uma vez a união do grupo dos amigos do Museu Esportivo”, afirma De Paula.     

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Alaor Capella (25 de setembro de 1933 - 15 de agosto de 2020), autor do primeiro gol oficial do Londrina

Londrina Esporte Clube - NOTA DE FALECIMENTO: ALAOR CAPELLA

O Londrina Esporte Clube lamenta o falecimento do ex-jogador Alaor Capella.

Alaor Capella é o autor do primeiro gol da história do Londrina, em 1956, no empate com o Corinthians de Presidente Prudente, no VGD.

Alaor foi duas vezes campeão do Campeonato do Norte do Paraná, em 1957 e 1959, além de ser o segundo maior artilheiro da história do clube.

O clu

Equipes amadoras (16)

Equipes amadoras.

Caso você tenha informações (nome da equipe, ano e escalação), nos informe pelo e-mail museuesportivo@gmail.com. Grato. 

Museu Esportivo de Mairngá, o endereço da memória esportiva. 

José Luiz Lopes Vieira, o Pancho, nome na história do handebol

Parceiro do Museu Esportivo de Maringá, o professor de José Luiz Lopes Vieira, o Pancho, primeiro maringaense a disputar uma Olimpíada - esteve na seleção brasileira de handebol em Barcelona, em 1992 -, doou para o nosso acervo a camisa e o agasalho completo que usou naqueles Jogos Olímpicos. Ele também doou medalhas recebidas do Comitê Olímpico Brasileiro; placa de homenagem da Câmara Municipal de Curitiba; medalha de b

Didi - Valdir Manuel dos Santos

Didi, Valdir Manuel dos Santos, o maestro do Grêmio de Esportes Maringá, campeão paranaense de 1977

Nascimento: Santos-SP, 18 de abril de 1949 - Falecimento: Santos-SP, 23 de outubro de 2003. 

Atuando na meia-direita ou volante, Valdir Manuel dos Santos, o Didi, foi um dos maiores da história do futebol de Maringá e do Paraná, sendo campeão paranaense pelo Galo do Norte em 1977. Nascido em 18 de abril de 1949, em Santos-

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital