Muito da história do futsal do Paraná nos anos 1960, 70 e 80 passa por este grupo de craques que esteve no Museu Esportivo de Maringá no dia 6 de dezembro de 2025. Antigos jogadores da bola pesada de Londrina e Paranavaí se juntaram aos de Maringá num encontro em que a emoção esteve presente em todos os momentos.
Organizado por Serraria, nome de destaque no salonismo de Maringá e do Paraná, o time que atuou no futsal londrinense e no selecionado do Paraná e que esteve em Maringá nosábado formou com Caio, Futrica, Fuzil, Ivo, kiko, Éder, Cafu, Zinho e Hunoel. De Paranavaí, também uma equipe de peso: Etiene, Edson Queixada, Nivaldo e o repórter Odinei.
Antonio Roberto de Paula, presidente do MEM, Walter Guerlles e Serraria, de Maringá, e Éder, de Londrina, falaram do trabalho de resgatar a história do futsal paranaense, contaram detalhes da carreira dos atletas e a importância do Museu Esportivo de Maringá no processo de levar às novas gerações informações sobre este período de ouro do salonismo do estado.
Ex-jogadores das duas cidades fizeram doações de camisas para o acervo do MEM com os respectivos autógrafos. Para recepcionar os visitantes, dezenas de ex-jogadores de Maringá e da região das décadas de 1960, 70 e 80, do futsal e do futebol prestigiaram o encontro. Além de Serraria e Guerlles, compareceram Capelato, Vado, Zezé, Miroca, Demerval, Jorginho, Fanty, Astério, Hernani, Chiquinho, Amorim, Reinaldinho, Antero Compadre, Augusto, Tony, Casão, Golê, Babá, Alvir, Milton Butula Zezinho, Mirão, Tamburi, Roderley (campeão com o Grêmio Esportivo Maringá e Coritiba), técnico Odalvir e Serginho Sakae.
Neste sábado, o MEM também recebeu a visita do advogado Reginaldo Aracheski, de Curitiba, e Dinho, de Apucarana. Aracheski, parceiro do Museu Esportivo, doador de relíquias, desta vez doou um quadro com a foto de Buião, ponta-direita que atuava no Athletico, com Pelé. O goleiro master Flávio Augusto Santos da Silva, o Flavinho, doou uma medalha de campeão conquistada na competição master Paraná 50+ realizada em agosto, em Maringá e uma camisa da sua equipe, a de São Miguel de Iguaçu.
Após a visita ao Museu Esportivo, os ex-jogadores se dirigiram à sede campestre do Sindicato dos Bancários de Maringá onde foi servido um almoço preparado por Aldi César Mertz, presidente da Liga de Futsal de Maringá, e sua equipe.
“Um dia especial na vida do Museu Esportivo Maringá. Agradecemos a visita destes históricos jogadores. Um dia para recordar e fazer novos amigos. Recebemos várias camisas que tornam o nosso acervo mais forte e representativo. Agradecemos ao Serraria que organizou o encontro, ao Aldi que ficou responsável pelo almoço, e ao fotógrafo Odair Figueiredo. Este encontro comprova mais uma vez a união do grupo dos amigos do Museu Esportivo”, afirma De Paula.
Seja o primeiro a comentar.
Uma história rápida (?) e emocionante (pelo menos para mim). Uns dias atrás, o eterno artilheiro do Grêmio de Esportes Maringá, Itamar Bellasalma, meu amigo, autor do gol do título do clube maringaense em 1977, me ligou:
- "Sabe o professor Celso?
- Sei, sim
- Ele vem pra Maringá e quer se encontrar comigo e com você. A camisa do Grêmio que eu dei pra ele, ele quer dar pro Museu Esportivo."
Galeria completa das Fotos do Lançamento de "Maringá Futebol Memória" na Casa de Bamba
Década de 1960, Construção da arquibancada da parte coberta do Estadio Willie Davids, em Maringá.
MEM recebe um encarte de mais de 50 anos com as assinaturas de Ary de Lima e Aniceto Matti, autores do Hino a Maringá.
Nosso amigo do Museu Esportivo, Orwille Moribe, pioneiro maringaense e advogado, fez a doação, no dia 5 de agosto de 2019, de um material impresso histórico com mais de 50 anos: um encarte com a partitura do hino a Maringá e a letra. Por si só, o encarte tem a sua importância, porém, o que o torna ainda mais digno
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957