Últimas Publicações / José Luiz Lopes Vieira, o Pancho, nome na história do handebol

Parceiro do Museu Esportivo de Maringá, o professor de José Luiz Lopes Vieira, o Pancho, primeiro maringaense a disputar uma Olimpíada - esteve na seleção brasileira de handebol em Barcelona, em 1992 -, doou para o nosso acervo a camisa e o agasalho completo que usou naqueles Jogos Olímpicos. Ele também doou medalhas recebidas do Comitê Olímpico Brasileiro; placa de homenagem da Câmara Municipal de Curitiba; medalha de bronze dos Jogos Pan Americanos de Indianápolis (EUA), 1987; medalha de ouro do VI Campeonato de Handebol, em Cuba, 1989; medalha de prata dos Jogos Pan Americanos de Havana (Cuba), 1991; e outra medalha, de participante, deste mesmo evento. 
Nascido em Curitiba e morando em Maringá desde 1 ano de idade, a história de Pancho é toda ligada ao esporte. Inicialmente no futebol de salão, como goleiro, atuando em 1975 pelo time do DER. Na mesma época, no futebol de campo, tendo iniciado nas categorias de base do Grêmio de Esportes Maringá. Quando o time conquistou o campeonato estadual de 1977, Pancho era goleiro do time juvenil. 
No futebol amador, década de 1980, Pancho jogou no Grêmio Maringá, no Paiçandu, onde foi campeão amador de 1981, no Nossa Senhora das Graças, No Ourizona e no maringaense Mandacaru. Nesse período, ele estudava Educação Física na UEM (Universidade Estadual de Maringá). Como a universidade era paga, o dinheiro que ganhava no amador o ajudava a pagar os estudos. 
Pancho atuou em grandes times do futsal da cidade, ganhou títulos, mas nunca foi para o selecionado maringaense disputar os Jogos Abertos do Paraná ou outras competições. Isto porque seu lugar estava garantido no handebol, onde se destacou jogando na linha. Pela seleção de Maringá de handebol, Pancho conquistou 14 medalhas de campeão dos JAP´s. 
Professor há mais de 30 anos, Pancho possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1981), mestrado e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990-93 e 1995-99). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Maringá, editor do Journal of Physical Education (Revista da Educação Física/UEM) e professor do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UEM/UEL, tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento motor, Handebol, Ensino de esportes e Psicologia do esporte e do exercício físico.

O MEM conta com outras relíquias do handebol doadas pelo professor João Marin Mechia, que foi treinador de Pancho e de outros grandes nomes do esporte. Marin é considerado o 'Pai do Handebol', sendo responsável pelo desenvolvimento do esporte em nível nacional e fazendo de Maringá uma referência . 

...................

Legenda da foto - Pancho no Pan-Americano de Pinar del Rio, Cuba 1989. Jogo Brasil x EUA.

Legenda da foto - Pancho no Pan-Americano de Havana, Cuba 1991. Jogo Final - Brasil x Cuba.

Legenda - foto - Pancho na Olimpíada de Barcelona, 1992. Jogo Brasil x Coreia do Sul.   

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Jornalista Marcelo Bulgarelli doa nove camisas de clubes maringaenses

O jornalista Marcelo Bulgarelli, torcedor do Botafogo de Futebol e Regatas e assessor de comunicação da Viapar, doou ao Museu Esportivo de Maringá nove camisas de sua coleção. São  peças de clubes maringaenses ou relacionadas a eventos da cidade. A entrega aos diretores do MEM, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini ocorreu no dia 1º de fevereiro de 2019, quando Marcelo e a sua esposa, a professora Ana Lúcia Neves, estive

Pioneiro João Preis visita o MEM na companhia do jornalista Dirceu Herrero Gomes

O amigo Dirceu Herrero Gomes levou João Preis para conhecer o Museu Esportivo de Maringá no dia 17 de outubro. O pioneiro fez a doação de dois documentos que ajudam a contar a história do esporte maringaense: um recibo de pagamento dele para o Vale Azul Iate Clube, em 1963, e um título de sicio-proprietário do Grêmio Esportivo Maringá, de 1964. Muitas histórias sobre Maringá contadas pelo catarinense João Preis

Biblioteca Municipal

Os maringaenses que visitarem a Biblioteca Municipal terão a oportunidade de conhecer a Exposição Itinerante Maringá Futebol Memória, com fotos, camisas, faixas e peças artísticas que ajudam a contar as histórias do futebol na Cidade Canção.

A exposição foi inaugurada no dia 22 de novembro na Casa de Bamba.

A mostra é um projeto do Museu Esportivo, idealizada pelo jornalist

Mehury, a miss de biquini, divulgando a "Jogada Maior", no Couto Pereira, antes do Atletiba de 16 de abril de 1972

Uma história lembrada por Kalk Brenner - Fotografia e História.

- Uma miss de biquini em pleno Couto Pereira antes de um Atletiba? Isso mesmo. Essa foto mostra a modelo Mehlry que pousou de helicoptero para divulgar uma campanha do que chamava-se "A Jogada Maior".

O site Coxanautas contou essa história, confira....

A miss e o AtleTiba de 1972

O fiel Coxa-Branca João Pletsch Martins entrou em contato com o site COXAn

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital