A equipe do Museu Esportivo de Maringá se reuniu, na última terça-feira (29.04), com secretários e superintendentes da Prefeitura de Maringá para apresentar e discutir o Projeto Comemorativo Chico Neto 50 anos – Willie Davids 70 anos, que será desenvolvido até 2027. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura com a presença do diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula e de profissionais de diversas áreas ligados à preservação da memória esportiva.
O projeto, iniciado em janeiro deste ano, conta com entrevistas, que vêm sendo disponibilizadas nos canais digitais do museu, pesquisas e a coleta de materiais históricos, como fotografias, jornais, revistas e documentos.
Após o encontro realizado em 15 de abril entre De Paula, Sérgio Bertoni e o prefeito Silvio Barros, no qual o projeto foi formalmente entregue e recebeu apoio institucional do Município, essa foi a primeira apresentação detalhada às secretarias envolvidas.
Organizado pela Secretaria de Comunicação (Secom), o encontro teve a participação da secretária Denise Silva e da superintendente Yarê Protzek. Também estiveram presentes: o secretário de Cultura, Tiago Valenciano, acompanhado do assessor executivo Alisson Garcia; o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Biazon, com a superintendente Nadine Luvizetto; a secretária da Mulher, Olga Agulhon; e a superintendente da Secretaria de Educação, Claudete Barbosa.
Durante a reunião, os representantes das pastas analisaram o cronograma de atividades — que inclui entrevistas, visitas escolares, palestras, jogos comemorativos e exposições — e contribuíram com sugestões valiosas, visando ampliar o alcance e a eficiência do projeto. Muitos dos presentes não tinham ainda conhecimento integral das ações previstas, e demonstraram entusiasmo em colaborar com a proposta. “A receptividade foi excelente. Trata-se de uma parceria que acreditamos ser promissora, unindo o Museu Esportivo e a administração municipal. Agradecemos o apoio do prefeito Silvio e de toda a equipe de secretários”, destacou De Paula. O diretor do MEM também reforçou a participação ativa de atletas e ex-atletas de diversas modalidades, parceiros históricos do museu, que irão contribuir com depoimentos e com a realização das atividades comemorativas centradas no Ginásio Chico Neto, inaugurado em 1976, e no Estádio Willie Davids, de 1957.
A secretária da Secom, Denise Silva, enfatizou a importância dessas duas praças esportivas: “Chico Neto, 50 anos, e Willie Davids, 70 anos, são datas históricas para Maringá e por isso devem ser celebradas. Este Projeto Comemorativo é uma homenagem, um resgate da história de muitos maringaenses. Quando o prefeito Silvio Barros nos informou do projeto, já entramos em contato com o Museu Esportivo e com os secretários e nos colocamos à disposição.”
Além de De Paula, participaram da reunião pelo MEM, Sérgio Bertoni, Marcos Assis Gonçalves, Glauber André, Mauro Volponi, Marcio Stabile, Cláudio Viola e Onídio de Oliveira Pinto. Outros nomes serão incorporados à medida que as ações avançarem. O próximo passo da equipe é agendar reuniões individuais com cada secretaria para definir estratégias e responsabilidades específicas dentro do projeto.
O trabalho de resgate e preservação da memória esportiva do MEM teve início em 2014. Para acompanhar as ações do Museu Esportivo de Maringá, siga os perfis oficiais nas redes sociais (Museu Esportivo de Maringá) e acesse o site: www.museuesportivo.com.br.
Seja o primeiro a comentar.
O Museu Esportivo de Maringá, que tem o apoio cultural da Viapar, vai receber neste sábado (5), às 10h30, a visita do campeão olímpico devôlei, Nalbert Bitencourt. Antes, o capitão da seleção brasileira, medalhade ouro de Atenas (2004) e tricampeão da Liga Mundial (2001, 2003, 2004), fará uma palestra na Acim (Associação Comercial e Empresarial deMaringá), que ter&aac
Laércio Estevam dos Reis faleceu no dia 14 de maio de 2020.
Ele foi o fundador da Torcida Galo Terror, do Grêmio de Esportes Maringá, dia 10 de abril de 1989.
Descanse em paz, Laércio Estevam dos Reis, grande guerreiro, fundador da Torcida Galo Terror, do Grêmio de Esportes Maringá, em 1989.
Velório neste sábado, 15 de maio, 9h da manhã, Capela do Prever.
Sepultamento às 14 horas no Cem
Nosso amigo do Museu Esportivo, Tiago Valenciano, colaborador do MEM desde o início com doação de cartões postais de estádios, cards antigos de jogadores da seleção brasileira, cole&ccedi
Jorginho, craque do futsal, doa ao MEM quadros de fotografias antigas e revistas do Country Club de Maringá
Jorge inocente Soriano, o Jorginho, foi um dos melhores jogadores do futsal maringaense nos anos 1970 e 1980. Goleador de grande técnica, foi presença constante nos selecionados da cidade e nas principais equipes formadas ao longo daqueles anos. Seu excelente desempenho nas quadras fez com que ficasse conhecido em todo o estado, o que o levou a ser c
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957