A equipe do Museu Esportivo de Maringá se reuniu, na última terça-feira (29.04), com secretários e superintendentes da Prefeitura de Maringá para apresentar e discutir o Projeto Comemorativo Chico Neto 50 anos – Willie Davids 70 anos, que será desenvolvido até 2027. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura com a presença do diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula e de profissionais de diversas áreas ligados à preservação da memória esportiva.
O projeto, iniciado em janeiro deste ano, conta com entrevistas, que vêm sendo disponibilizadas nos canais digitais do museu, pesquisas e a coleta de materiais históricos, como fotografias, jornais, revistas e documentos.
Após o encontro realizado em 15 de abril entre De Paula, Sérgio Bertoni e o prefeito Silvio Barros, no qual o projeto foi formalmente entregue e recebeu apoio institucional do Município, essa foi a primeira apresentação detalhada às secretarias envolvidas.
Organizado pela Secretaria de Comunicação (Secom), o encontro teve a participação da secretária Denise Silva e da superintendente Yarê Protzek. Também estiveram presentes: o secretário de Cultura, Tiago Valenciano, acompanhado do assessor executivo Alisson Garcia; o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Biazon, com a superintendente Nadine Luvizetto; a secretária da Mulher, Olga Agulhon; e a superintendente da Secretaria de Educação, Claudete Barbosa.
Durante a reunião, os representantes das pastas analisaram o cronograma de atividades — que inclui entrevistas, visitas escolares, palestras, jogos comemorativos e exposições — e contribuíram com sugestões valiosas, visando ampliar o alcance e a eficiência do projeto. Muitos dos presentes não tinham ainda conhecimento integral das ações previstas, e demonstraram entusiasmo em colaborar com a proposta. “A receptividade foi excelente. Trata-se de uma parceria que acreditamos ser promissora, unindo o Museu Esportivo e a administração municipal. Agradecemos o apoio do prefeito Silvio e de toda a equipe de secretários”, destacou De Paula. O diretor do MEM também reforçou a participação ativa de atletas e ex-atletas de diversas modalidades, parceiros históricos do museu, que irão contribuir com depoimentos e com a realização das atividades comemorativas centradas no Ginásio Chico Neto, inaugurado em 1976, e no Estádio Willie Davids, de 1957.
A secretária da Secom, Denise Silva, enfatizou a importância dessas duas praças esportivas: “Chico Neto, 50 anos, e Willie Davids, 70 anos, são datas históricas para Maringá e por isso devem ser celebradas. Este Projeto Comemorativo é uma homenagem, um resgate da história de muitos maringaenses. Quando o prefeito Silvio Barros nos informou do projeto, já entramos em contato com o Museu Esportivo e com os secretários e nos colocamos à disposição.”
Além de De Paula, participaram da reunião pelo MEM, Sérgio Bertoni, Marcos Assis Gonçalves, Glauber André, Mauro Volponi, Marcio Stabile, Cláudio Viola e Onídio de Oliveira Pinto. Outros nomes serão incorporados à medida que as ações avançarem. O próximo passo da equipe é agendar reuniões individuais com cada secretaria para definir estratégias e responsabilidades específicas dentro do projeto.
O trabalho de resgate e preservação da memória esportiva do MEM teve início em 2014. Para acompanhar as ações do Museu Esportivo de Maringá, siga os perfis oficiais nas redes sociais (Museu Esportivo de Maringá) e acesse o site: www.museuesportivo.com.br.
Seja o primeiro a comentar.
Flamenguista Kaltoé leva ao MEM lembranças de 2019
As faixas de 2019, de campeão da Libertadores e do Brasileirão, e o copo da semifinal Flamengo 5 x 0 Grêmio, no Maracanã, no dia 23 de outubro de 2019, e o do título brasileiro agora fazem parte do acervo do Museu Esportivo de Maringá. As lembranças foram doadas pelo flamenguista Kaltoé, cartunista, ilustrador e parceiro do Museu Esportivo de Maringá. Na fot
Se você tem informações sobre as fotos entre em contato conosco pelo e-mail museuesportivo@gmail.com
Mauro Volponi.
Waldir Pinheiro (in memoriam).
Oswaldo Lima (in memoriam).
Marcelo Henrique.
José Luiz Lopes Vieira - Pancho.
Manuel Firmino (in memoriam).
Claudemir Baio.
Claudemir Baio.
Custódio André Neto (in memoriam).
José Carlos Va
Laércio Pires Martins - Falecimento: 11 de abril de 2017, aos 70 anos.
Assista no Youtube o documentário 'Histórias que a bola pesada contou' sobre os 50 anos do futsal de Maringá, do diretor Antonio Roberto de Paula.
O adeus do goleiro que fez seu nome na história na bola pesada. Laércio foi um dos melhores goleiros do futsal maringaense nas décadas de 60, 70 e 80. Foi um dos nosso entrevistados para o document
Reportagem de Amanda Gomes e imagens de Diego Lima, da TV Unicesumar. Cobertura da visita das feras do esporte ao Museu Esportivo de Maringá, dia 4 de dezembro.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957