O Museu Esportivo de Maringá está localizado na rua Pioneiro Domingos Salgueiro, nº 1415, esquina com a avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé, Maringá-PR. Na internet desde 2014, o MEM promoveu exposições itinerantes em Maringá em 2016 e 2017. No dia 30 de outubro de 2017 foi inaugurada o espaço próprio para a visitação pública. Atualmente, o Museu conta com mais de 10.000 peças. São camisas, faixas, troféus, medalhas, fotografias, canecas, documentos, livros, jornais, revistas, chaveiros, entre outros itens que contam a história do esporte de Maringá, do Paraná e do Brasil. Relíquias, inclusive do exterior, que homenageiam pioneiros e afloram as recordações. Lembranças que emocionam, lembranças que vão muito além do esporte. O MEM está aberto à visitação aos sábados das 9 às 12 horas.
O Museu Esportivo de Maringá foi criado pelo escritor e jornalista Antonio Roberto de Paula. É dirigido por De Paula e por sua esposa Simone Labegalini, também jornalista. O embrião do MEM foi o videodocumentário “Histórias que a bola pesada contou”, sobre os 50 anos do futebol de salão de Maringá, com cinco horas de duração, produzido por De Paula em 2011 e lançado no ano seguinte.
Com o farto material fotográfico adquirido junto a esportistas da cidade, bem como documentos, jornais e revistas, surgiu o Museu Esportivo de Maringá, inicialmente nas redes sociais. Com a interatividade, atletas, ex-atletas, dirigentes, árbitros, cronistas esportivos e torcedores em geral passaram a enviar fotografias de outros esportes além do futsal.
A expressiva história do futebol amador e profissional de Maringá passou a ser revisitada mais intensamente. O MEM passou a ser um forte canal de comunicação do passado esportivo, com seus instigantes acontecimentos e personagens de destaque, com as pessoas da Maringá de hoje, que querem recordar, se emocionar e as que têm interesse em conhecer uma época em que tudo era diferente: a bola, os uniformes, os campos e as quadras. Essa maravilhosa comunicação existe porque a paixão pelo esporte permanece.
Sendo um escritor com obras publicadas sobre Maringá, De Paula já fazia um trabalho de divulgação da cidade e de seus pioneiros. Essa rica história esportiva teria que ser levada ao maior número de pessoas. Buscando ampliar o compartilhamento de fatos marcantes do esporte, homenageando atletas e ex-atletas, clubes profissionais e amadores, vieram as exposições itinerantes.
No dia 22 de novembro de 2016, na Casa de Bamba, foi lançada a Exposição Itinerante Maringá Futebol Memória, que percorreu vários locais da cidade durante o ano de 2017. A cada dia o MEM adquiria e recebia em doação camisas, faixas, flâmulas, taças, troféus, medalhas, canecas e material impresso, muitos itens guardados por esportistas, há cinco, seis décadas. Verdadeiras relíquias foram doadas não apenas por maringaenses, mas também por pessoas de outras cidades paranaenses. Ao mesmo tempo, De Paula seguia adquirindo itens representativos sobre o esporte. Diante do grande volume de peças, optou-se por um local fixo para melhor exposição e preservação das peças e para maior conforto dos visitantes.
A memória esportiva de Maringá, do Paraná e do Brasil ganhou um endereço no dia 30 de outubro de 2017. Neste dia, o Museu Esportivo de Maringá foi instalado no Jardim Guaporé em um amplo espaço.
Biblioteca do MEM
Como fonte de consulta e pesquisa, são cerca de 200 títulos de autores de Maringá e do Paraná sobre temas diversos e mais de 200 publicações sobre esporte de escritores brasileiros e internacionais. Temos uma coleção de revistas comemorativas de grandes conquistas do futebol brasileiro e do futebol de Maringá e exemplares históricos de publicações paranaenses. Edições de jornais esportivos de Maringá, do Paraná e do país, desde a década de 1940 também compõem o acervo do MEM.
Museu Esportivo de Maringá
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415
Jardim Guaporé
Maringá-Paraná
Seja o primeiro a comentar.
Membros da família Altoé estiveram no Museu Esportivo nesta quinta-feira (25) para fazerem a doação de quatro faixas do Fluminense Football Club de tri e tetracampeão brasileiro, respectivamente, de 2010 e 2012.
As faixas pertenciam ao maringaense Aldir Altoé, morador em Niterói-RJ, que esteve no MEM no ano passado e disse que doaria as peças para o nosso acervo. "O Fluminense não pode ficar de fora do Museu Es
José Carlos Cavalcante faleceu no dia 8 de fevereiro de 2021.
Adeus, Careca, obrigado pelo apoio ao MEM.
Museu Esportivo de Maringá perde um amigo e parceiro, doador de relíquias, incentivador, sãopaulino, apaixonado por futebol e que participou ativamente do esporte amador de Maringá e da região. Descanse em paz, Careca, José Carlos Cavalcante. Deus conforte os familiares e amigos.
................................
O diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, e os parceiros e colaboradores Aldi César Mertz, Etevalto Barbosa (Babá), Carlos Bergantini e Marquinhos Pipoca estiveram nesta quarta-feira (23.12.20) na empresa Pedal Ciclo para proceder a entrega dos prêmios a Ademar Favarão, ganhador da rifa das bikes do MEM, sorteio realizado no dia 19 último pela Loteria Federal. A centena sorteada foi a 404, a do terceiro prêmio da LF.
O estudante Eduardo Lanza, do segundo ano do curso de Direito da Faculdade Cidade Verde, de Maringá, esteve no Museu Esportivo de Maringá, no dia 22 de novembro, com os amigos Chrystian Iglecias e Lucas Januário, esutdantes do segundo ano de Jornalismo, da Unifamma, faculdade maringaense. Lanza foi convidado pelos amigos para um depoimento no minidocumentário por eles produzido sobre o futebol da cidade. Boa parte do vídeo foi ambientado no MEM. Na oportunid
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957