Foto 1 - 1968 - Uma foto muito significativa. Tetuo Nishiyama, um dos fundadores da Liga de Futsal de Maringá (14 de maio de 1971), falecido em 2000, aos 58 anos, cumprimenta João Paulo, um dos grandes nomes do salonismo nas décadas de 70 e 80, campeão maringaense naquele ano pela Associação Prosdócimo.
Foto 2 - Do arquivo pessoal do João Paulo, jogador de futebol e de futsal de Maringá nas décadas de 50, 60 e 70. Ele está agachado e o saudoso Ary Bueno de Godoy em pé. O ano é 1961 quando eles eram soldados do Exército Brasileiro servindo na 2ª Divisão de Levantamento, em Ponta Grossa.
Foto 3 - 1970 - Confraternização na Manah entre funcionários e o pessoal do time de futebol de salão: Léo de Paula e Silva o técnico, jogadores Paulo Roberto, João Paulo e Fidel.
Foto 4 - Corrida do Facho, em Curitiba, em 1961. O primeiro, da esquerda para a direita é Ary Bueno de Godoy. Atrás dele o também maringaense João Paulo. Foto do arquivo do João Paulo, um dos primeiros jogadores de futsal de Maringá, assim como o ABG. Os dois eram soldados do Exército Brasileiro ser vindo na 2ª Divisão de Levantamento, Quartel de Ponta Grossa-PR.
Foto 5 - Equipe de futsal da MR Malharia, anos 80: Divanir Marion, Fanty, João Paulo, Chiquinho e Ronaldo; Serraria, Jorginho, Betão e Gilmar Real.
Foto 6 - Equipe da Valmar, representante de Maringá na Taça Paraná de Futsal, realizada em Paranavaí, em 1979: Guenther Meyer (1955-2013), Nakamura, João Paulo, Bocão, Paulo Roberto, Shinik, Zé Mico e Zé Bolão; Pitico, Astério, Martinzinho (1952-2012) e Bechir.
Foto 7 - Esporte Clube Operário, anos 60: Valdinei, Adalberto, João Paulo, goleiro..., Edson, Tuninquinho; Moacir, Zé Tenente, Tião, Léo e Ditinho.
Foto 8 - Esporte Clube Operário, 1974.
Foto 9 - Ex-jogadores de futebol de salão reunidos no ginásio do Maringá Clube em 2011 para depoimentos sobre o esporte em Maringá, que resultou no documentário 'Histórias que a bola pesada contou', lançado em 2012. João Paulo é o segundo da esquerda para a direita, entre Zezinho e Nelito.
Foto 10 - Equipe do Esporte Clube Operário, de Maringá, 1968, que disputou a Taça Paraná daquele ano. Foto enviada pelo amigo do Museu Esportivo de Maringá, Luiz Antonio Capelato, que atuava naquela equipe. A escalação: Valdinei, Édson, João Paulo, Velson, Toniquinho, Hélio Pelosi e Iracy Mochi (presidente);.
agachados: massagista Bebê Johnson, Capelato, Tião, Pudim, Léo de Paula e Sapite.
Foto 11 - Equipe da Casa Osten, 1979 - Odalvir, Chicão, Zé Carlos, João Paulo e Popão; Sérgio, Popinho, Augusto, Ganso, Roberto e Didi.
Seja o primeiro a comentar.
Texto e fotos do blog de Marco Túlio
http://marcotuliopaixoporfutebol.
blogspot.com/
Era uma tarde de domingo, 18 de dezembro de 1966, quando um fato extraordinário aconteceu, deixando suas imagens definitivamente na história do majestoso e sexagenário Maracanã.
Ali dipustava-se a final do Campeonato Carioca de Futebol, onde o Bangu A.C. ganhava o seu primeiro e único título no estádio(apesar de
O diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, que é jornalista e escritor, terá livros de sua autoria à venda na 5ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que será realizada entre os dias 21 a 25 de novembro. O evento é uma promoção da Prefeitura do Município de Maringá.
De Paula esteve na biblioteca da Academia de Letras de Maringá, entidade da qual &eac
O maringaense Márcio Nogueira visitou o Museu Esportivo Maringá em companhia do amigo Edson da Silva Leite e aproveitou a oportunidade para doar uma camisa do Grêmio de Esportes Maringá.
A relíquia, de 1978, foi um presente que Márcio ganhou de seu cunhado Carlos Del Nobre e, transcorridos mais de 40 anos, ele optou por doar ao MEM. "É uma maneira de contribuir com o Museu, de ajudar a preservar a memória do futebol maringaens
MEM recebe um encarte de mais de 50 anos com as assinaturas de Ary de Lima e Aniceto Matti, autores do Hino a Maringá.
Nosso amigo do Museu Esportivo, Orwille Moribe, pioneiro maringaense e advogado, fez a doação, no dia 5 de agosto de 2019, de um material impresso histórico com mais de 50 anos: um encarte com a partitura do hino a Maringá e a letra. Por si só, o encarte tem a sua importância, porém, o que o torna ainda mais digno
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957