Jonas Eduardo Américo, o Edu, fantástico ponta esquerda que brilhou com as camisas do Santos, da seleção brasileira e de outros grande clubes nos anos 1960 e 1970, esteve no Museu Esportivo de Maringá na tarde desta segunda-feira (18.07.22), onde recebeu o carinho de dezenas de torcedores santistas e de outras agremiações, autografou camisas e fotografias, posou para fotos, concedeu entrevistas e contou um pouco da sua brilhante trajetória no futebol. Com humildade e simpatia, Edu atendeu a todos pacientemente, foi aplaudido, recebeu elogios, brincou com os antigos jogadores Roderley e Marco Aurélio, amigos e parceiros do MEM, e elogiou o trabalho que está sendo realizado na casa da memória esportiva de Maringá.
'A história do futebol e dos jogadores não morre porque existem espaços como este', afirmou. O diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, fez um breve histórico da carreira de Edu, agradeceu o ilustre visitante, afirmando que o MEM se torna mais forte e representativo quando recebe atletas que marcaram seus nomes na história do esporte, como Edu.
Nascido em 6 de agosto de 1949, Edu é o mais jovem jogador brasileiro convocado para disputar uma Copa do Mundo. Foi em 1966, na Copa da Inglaterra, quando ele tinha 16 anos. Depois ele se tornou tricampeão com a seleção de 1970 e foi novamente convocado para a Copa da Alemanha em 1974.
Quatro vezes campeão paulista pelo Peixe, tendo conquistado também um Torneio Rio São Paulo e um Brasileiro, Edu fez parte do elenco do Corinthians de 1977, quando o Timão encerrou um jejum de títulos de quase 23 anos, sendo campeão paulista.
Edu esteve participando de um evento em Maringá e sua vinda ao MEM se tornou possível graças a intermediação do amigo do Museu Esportivo de Maringá, Joniel Piassa, o Magrão, que conseguiu espaço na agenda do craque em contato com assessor Ney. Antes, Edu esteve na GTFoods em reunião com Cilinho, diretor da empresa, que é parceira do MEM.
Seja o primeiro a comentar.
A primeira copinha regional da cidade de Itaperuçu, região metropolitana de Curitiba, foi realizada no segundo semestre de 2019, tendo todos os jogos disputados no estádio municipal Gardel Fontoura de Lara. A competição contou com a participação de equipes amadoras da região metropolitana nas categorias masculina ou mista sub-13, sub-15 e sub-17.
A equipe da localidade rural do município de Itaperuçu-PR, que leva
A descoberta foi do amigo e colaborador do Museu Esportivo de Maringá, José Carlos Cecílio, pesquisador, que atualmente reside e São Paulo. Cecílio, que frequenta livrarias e bibliotecas em busca de informações sobre Maringá e personalidades ligadas ao pioneirismo da cidade, sempre que encontra algo relacionado ao esporte nos envia, além de ser um dos grandes doadores de peças ao MEM.
Nas suas buscas ele enco
Atenção Maringá e região, bonés do Museu Esportivo de Maringá, bordados, cores diversas. Custo: 40 reais cada. Entre em contato conosco: 99156-1957.
Transmissão do SBT, narração de Ivo Morganti, comentários de Roberto Cabrini e reportagens de Luís Ceará
O parceiro do Museu Esportivo de Maringá, Reginaldo Nunes Ferreira, em companhia do também parceiro Luiz Carlos Altoé, o Kaltoé, esteve no MEM, dia 8 de fevereiro de 2020 levando o DVD da luta de boxe entre Adilson Rodrigues, o Maguila, e o argentino Daniel Eduardo Guibaldo, o Dinamite, que ocorreu em Maring&aa
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957