Durante a sessão ordinária do Legislastivo maringaense, dia 2 de junho de 2022, o time de futebol mais antigo em atividade em Maringá recebeu homenagem. O diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, e amigos do Museu Esportivo estiveram na Câmara.,
Texto da Assessoria de Imprensa da CMM e fotos de Marquinhos Oliveira, da CMM.
A Câmara de Maringá homenageou o time de futebol amador, Baveloni Futebol Clube, com a entrega de Brasão do Município e títulos do Mérito Comunitário em comemoração aos 70 anos de fundação do time. A homenagem, realizada na sessão desta quinta-feira (2), foi proposta pelo vereador Onivaldo Barris.
O Brasão foi entregue ao senhor Alfeu Polotto, um dos fundadores do Baveloni. O atual diretor Hélio Geraldo Polotto recebeu o título do Mérito Comunitário representando todos os integrantes do time.
Cléber França falou em nome de todos os homenageados. Ele agradeceu o reconhecimento da Casa aos pioneiros. “Não é uma homenagem apenas ao time de futebol, mas a esses pioneiros que chegaram a Maringá quando a cidade estava começando.”
França lembrou que os pioneiros enfrentaram muitas dificuldades até mesmo para chegar à cidade. “O seo Alfeu, por exemplo, levou 16 dias de Itápolis (SP) a Maringá no lombo de um cavalo. Eles são um exemplo para todos nós.”
Ele contou que as primeiras disputas foram feitas com uma bola improvisada feita com bexiga de porco. “Hoje infelizmente temos pouco interesse da sociedade pelo esporte amador. Contamos com o apoio desta Casa para continuarmos atuando.”
O vereador Onivaldo Barris destacou que ao homenagear o time de futebol o Legislativo está homenageando um grupo de pessoas que faz parte da história da cidade. “O Baveloni Futebol Clube nasceu em 1952, idealizado por alguns agricultores e pioneiros juntamente com suas famílias, que se deslocaram de outros estados e vieram povoar, trabalhar e desenvolver essa linda cidade chamada Maringá.”
Barris informou que não se tem conhecimento de outro time de futebol amador com 70 anos de existência. “É uma honra poder homenageá-los. E esperamos que o espírito esportivo prevaleça sempre, que o legado dos pioneiros seja mantido pelas próximas gerações.”
Seja o primeiro a comentar.
Pancho doa ao MEM sua camisa da seleção de handebol da Olimpíada de Barcelona e medalhas do Pan Americano de Indianápolis e Havana
Na visita que fez ao MEM, acompanhado da esposa Luciana Ferreira e da filha Julia, o professor de José Luiz Lopes Vieira, o Pancho, primeiro maringaense a disputar uma Olimpíada - esteve na seleção brasileira de handebol em Barcelona, em 1992 -, doou ao Museu Esportivo de Maringá a camisa e o
Reportagem do Tribuna da Massa 1ª Edição sobre o Museu Esportivo de Maringá. Repórter Brenda Caramaschi, cinegrafista Nilson Cirino. O dia em que Emanuel do vôlei, Vanderlei Cordeiro de Lima, Alex da seleção do Japão e demais craques estiveram no Museu Esportivo.
Clique aqui
- Nosso amigo e colaborador do Museu Esportivo, Damásio Barão, com a faixa de campeão do Campeonato de Peladas de 1976, equipe da AFA - Autarquia de Fomento Agropecuário de Maringá. Damásio doou a faixa para o acervo do MEM. Grato, Damásio! A memória do esporte agradece. #museuesportivodemariingá #amigosdomuseuesportivo Clique aqui para assistir o vídeo Programa Show de Bola no Museu Esportivo de Maringá
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957