Últimas Publicações / Gabriel Kara Neto doa três telas do artista plástico Violin ao Museu Esportivo homenageando os saudosos Abujanra, Custódio e Maurício Gonçalves

No dia 16 de julho de 2021, as famílias de Sérgio Abujanra, Custódio André Neto e Maurício Gonçalves estiveram no Museu Esportivo de Maringá para participarem de homenagens póstumas carregadas de emoção. Neste dia, os familiares destes três nomes históricos do esporte maringaense conheceram o trabalho do artista plástico Violin: três telas que foram doadas ao MEM por Gabriel Kara José Neto, grande colaborador e membro atuante do nosso projeto de preservação da memória do esporte.

As telas com as imagens de Abujanra, Custódio e Maurício, fixadas na sala de entrada do MEM, estavam cobertas com tecidos de cetim, que foram retirados pelos familiares durante cada uma das homenagens. Obedecendo os protocolos de segurança, com máscaras e uso de álcool em gel, e a norma sanitária de distanciamento, a primeira homenagem foi para Custódio, o Jacaré, craque do futsal e do futebol amador, grande parceiro do Museu Esportivo, sendo um dos primeiros doadores de peças ao MEM, que nasceu em Maringá em 1º de agosto de 1948 e faleceu em Maringá no dia 12 de maio de 2019.  Estavam presentes, Deyse, esposa de Custódio, e os filhos Adriana e Alisson.

Maurício Gonçalves, goleiro histórico do Grêmio Esportivo Maringá, o maior detentor de títulos do futebol profissional da Cidade Canção, grande parceiro do Museu Esportivo, nascido em Jacarezinho-PR em 28 de fevereiro de 1943 e que faleceu em Maringá no dia 8 de abril de 2021, foi o segundo homenageado. Sua esposa Lourdes e o filho Mauricio Gonçalves Júnior compareceram, acompanhados de Roderley Geraldo de Oliveira, grande amigo de Maurício, que com ele jogou no Grêmio Esportivo Maringá.

O terceiro homenageado foi Sérgio Paulo Abujanra, da Galeria dos Esportes, nome consagrado do basquete, figura marcante do esporte maringaense, que foi secretário municipal nas administrações Adriano Valente (1969-1972) e Silvio Barros (1973-1977), grande parceiro do Museu Esportivo, nascido em Ourinhos-SP em 1º de junho de 1940 e que faleceu em Maringá no dia 13 de janeiro de 2021. Representando a família, estiveram no MEM dois dos filhos: Serginho e Fabiane, que foi com seu marido Cuca Amaral. Amilcar Machado Profeta, amigo de Sérgio Abujanra, também compareceu.

Os convidados foram recepcionados pelos diretores do MEM, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini e pela equipe de colaboradores. O registro em vídeos e fotos deste dia marcante na história do Museu Esportivo foi feito pelo amigo colaborador Sebastião Sobrinho. O casal Violin e Mazza também estava presente. Gabriel Kara Neto, que reside em Cuiabá-MT, não pôde comparecer devido a atraso do voo para Maringá. 

Antonio Roberto de Paula, que discursou nas três homenagens antes do pronunciamento dos familiares e amigos, fez o resumo do encontro: “Ficamos muito felizes com a homenagem a estes três grandes amigos que muito fizeram pelo esporte e para o MEM. Com o apoio do professor Gabriel Kara José Neto foi possível trazer estas telas para o acervo do Museu Esportivo, verdadeiras obras de arte do artista Violin, muito elogiadas pelos familiares. Todos que ali estiveram se emocionaram, se lembraram com carinho e saudades das figuras queridas que já não estão conosco. Para nós, em particular, eu e a Simone, foi gratificante termos sido a ponte, a ligação, para a realização deste evento que entra na história do Museu Esportivo e da cidade de Maringá.”   

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital