Últimas Publicações / Gabriel Kara Neto doa três telas do artista plástico Violin ao Museu Esportivo homenageando os saudosos Abujanra, Custódio e Maurício Gonçalves

No dia 16 de julho de 2021, as famílias de Sérgio Abujanra, Custódio André Neto e Maurício Gonçalves estiveram no Museu Esportivo de Maringá para participarem de homenagens póstumas carregadas de emoção. Neste dia, os familiares destes três nomes históricos do esporte maringaense conheceram o trabalho do artista plástico Violin: três telas que foram doadas ao MEM por Gabriel Kara José Neto, grande colaborador e membro atuante do nosso projeto de preservação da memória do esporte.

As telas com as imagens de Abujanra, Custódio e Maurício, fixadas na sala de entrada do MEM, estavam cobertas com tecidos de cetim, que foram retirados pelos familiares durante cada uma das homenagens. Obedecendo os protocolos de segurança, com máscaras e uso de álcool em gel, e a norma sanitária de distanciamento, a primeira homenagem foi para Custódio, o Jacaré, craque do futsal e do futebol amador, grande parceiro do Museu Esportivo, sendo um dos primeiros doadores de peças ao MEM, que nasceu em Maringá em 1º de agosto de 1948 e faleceu em Maringá no dia 12 de maio de 2019.  Estavam presentes, Deyse, esposa de Custódio, e os filhos Adriana e Alisson.

Maurício Gonçalves, goleiro histórico do Grêmio Esportivo Maringá, o maior detentor de títulos do futebol profissional da Cidade Canção, grande parceiro do Museu Esportivo, nascido em Jacarezinho-PR em 28 de fevereiro de 1943 e que faleceu em Maringá no dia 8 de abril de 2021, foi o segundo homenageado. Sua esposa Lourdes e o filho Mauricio Gonçalves Júnior compareceram, acompanhados de Roderley Geraldo de Oliveira, grande amigo de Maurício, que com ele jogou no Grêmio Esportivo Maringá.

O terceiro homenageado foi Sérgio Paulo Abujanra, da Galeria dos Esportes, nome consagrado do basquete, figura marcante do esporte maringaense, que foi secretário municipal nas administrações Adriano Valente (1969-1972) e Silvio Barros (1973-1977), grande parceiro do Museu Esportivo, nascido em Ourinhos-SP em 1º de junho de 1940 e que faleceu em Maringá no dia 13 de janeiro de 2021. Representando a família, estiveram no MEM dois dos filhos: Serginho e Fabiane, que foi com seu marido Cuca Amaral. Amilcar Machado Profeta, amigo de Sérgio Abujanra, também compareceu.

Os convidados foram recepcionados pelos diretores do MEM, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini e pela equipe de colaboradores. O registro em vídeos e fotos deste dia marcante na história do Museu Esportivo foi feito pelo amigo colaborador Sebastião Sobrinho. O casal Violin e Mazza também estava presente. Gabriel Kara Neto, que reside em Cuiabá-MT, não pôde comparecer devido a atraso do voo para Maringá. 

Antonio Roberto de Paula, que discursou nas três homenagens antes do pronunciamento dos familiares e amigos, fez o resumo do encontro: “Ficamos muito felizes com a homenagem a estes três grandes amigos que muito fizeram pelo esporte e para o MEM. Com o apoio do professor Gabriel Kara José Neto foi possível trazer estas telas para o acervo do Museu Esportivo, verdadeiras obras de arte do artista Violin, muito elogiadas pelos familiares. Todos que ali estiveram se emocionaram, se lembraram com carinho e saudades das figuras queridas que já não estão conosco. Para nós, em particular, eu e a Simone, foi gratificante termos sido a ponte, a ligação, para a realização deste evento que entra na história do Museu Esportivo e da cidade de Maringá.”   

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Equipes amadoras de Maringá do arquivo pessoal de Francisco Dantas (2)

Francisco Dantas é um dos fundadores do grupo maringaense O Canibal, fundado em 1996, em sua maioria, por funcionários públicos municipais. Dantas é funcionário público aposentado e é um dos grandes colaboradores do Museu Esportivo de Maringá, tendo feito doações para o nosso acervo desde que iniciamos o projeto de resgate e preservação da memória esportiva. Estas fotos do arquivo pessoal de Francisco D

"Viva Esporte" da TV Unicesumar conta a história do Museu Esportivo de Maringá

 

Programa Viva Esporte, da TV Unicesumar. Reportagem sobre o Museu Esportivo de Maringá. Repórteres Luan Comitre e Gabriela Medrano, o cinegrafista Dutra e o Mayco Santana De Lima Msl na assistência. O MEM agradece o apoio de sempre da TV Unicesumar, da diretora adjunta da emissora, Elaine Guarnieri, e do diretor geral Marcelo Catarino. Desde que iniciamos com o projeto do Museu Esportivo de Maringá, a TV Unicesumar vem divulgando nossas exposi&ccedi

Estamos sempre à procura de camisas, flâmulas, faixas, chuteiras, bolas, canecas, jornais, revistas, fotografias...

Você possui tesouros esportivos guardados? O Museu Esportivo de Maringá (MEM) convida você a compartilhar sua paixão pelo esporte e a enriquecer nossa coletânea histórica. Em nossos dez anos de história, mais de 420 doadores já contribuíram para a formação de um acervo com mais de 10 mil itens, consolidando o MEM como um dos museus mais importantes do Brasil na área esportiva.

Jornalista Sandro Ivanowski doa ao MEM camisa do Grêmio de Porto Alegre e a do Monterrey do México

No dia 25 de outubro de 2018, o jornalista Sandro Ivanowski visitou o Museu Esportivo de Maringá. Apaixonado por futebol e pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Sandro doou ao MEM uma camisa de 1999, do seu clube de coração, e outra de 2005, do Club de Futbol Monterrey, do México, esta presenteada por seu irmão, que na época morou naquele país.
O eclético jornalista, que trabalhou por 21 anos fazendo reportagens e apresenta

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital