Walter Guerlles é um dos grandes incentivadores do projeto do Museu Esportivo de Maringá, sendo doador de camisas, faixas e fotografias. Assim como vários de seus companheiros do futsal maringaense, Guerlles que já foi secretário de municipal de Esportes, tem um carinho especial pelo MEM pois foi no videodocumentário sobre os 50 anos da bola pesada na cidade, dirigido por Antonio Roberto de Paula, que surgiu a ideia de um memorial do esporte.
Este carinho e a consciência da importância da preservação da história levaram um grande grupo de esportistas de Maringá e de outras cidades brasileiras a doarem ao Museu Esportivo camisas, faixas, troféus, medalhas, flâmulas, material impresso e peças em geral. Hoje, o MEM conta com cerca de 3 mil itens.
No dia 26 de janeiro de 2019, Guerlles esteve no Museu Esportivo, em companhia de sua esposa Aldenir, para se encontrar com dezenas de amigos esportistas e para fazer a doação de seis faixas das décadas de 1970 e 1980 recebidas pelos títulos conquistados no futsal.
Guerlles teve uma carreira no salonismo, jogando em alto nível, nas décadas de 1970, 80 e 90, período em que esteve no selecionado maringaense. Atuando de fixo, Guerlles construiu sua carreira jogando firme e mostrando forte personalidade. Não por acaso colecionou desafetos que o acusavam de violento, de entrar com força excessiva nas jogadas. Ele se defende afirmando que era viril e que sabia jogar bola e desarmar o adversário. O certo é que Guerlles marcou seu nome no futsal maringaense e hoje, nos encontros com os boleiros da época, como acontece no Museu Esportivo de Maringá, sobram histórias sobre aqueles anos e os embates com ou sem a bola já entraram para o folclore do esporte maringaense.
Jogadores que atuaram na sua posição, que foram acima da média, não tiveram nas quadras a mesma longevidade de Guerlles. Foi uma carreira ativa, na seleção de Maringá e em equipes da cidade e de outros municípios paranaenses, numa linearidade que não significa mesmice e sim alta frequência em importantes jogos e competições.
Guerlles disse que tinha intenção de ficar com as faixas, mas avaliou que com a doação deixará o MEM ainda mais representativo e, através das peças, poderá contar cum pouco da história esportiva da cidade, assim como fizeram tantos outros amigos do Museu Esportivo ao longo dos últimos anos, craques de bola que tiveram o desprendimento de doar suas relíquias.
As faixas doadas por Guerlles foram as seguintes: Sentinela Esporte Clube, campeão invicto 1981, Taça Maringá de Futsal; Periquito da Sorte, campeão Interno Clube Olímpico de Maringá, futsal, 1977; Curso e Colégio Poli, bicampeão futsal 1982-83, Divisão Especial; S. R. F. Valmar Maringá, bicampeão futsal 1977-78; Galeria dos Esportes, vice-campeão -1983, VIII Copa Tibagi , e Harmonia Country Club, Paranavaí, bicampeão de futsal, 1987.
Na foto com Astério, em 1987, Guerlles está com uma das faixas doadas: bicampeão no Harmonia Clube de Campo, de Paranavaí.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Amigo Helington Lopes, da Casa de Bamba, parceiro do Museu Esportivo. Foi na Casa de Bamba que iniciamos a história do MEM. Agora, reforçamos a parceria. Apoiadores do Museu Esportivo terão livre acesso ou desconto na Casa de Bamba. Valeu, amigo, vizinho, parceiro Helington.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo #soumem
No dia em que foi homenageado no MEM (14.08.18), com a Exposição Kaltoé no Esporte, o nosso amigo Luiz Carlos Altoé, o Katoé, doou à nossa biblioteca o livro "60 Capas", capas do Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro, escolhidas pelo Zico, eterno ídolo do Flamengo, trabalho que teve a coordenação de José Guilherme Coelho. O Galinho de Quintino autografou a obra para o Kaltoé. Além de "60
As equipes másters (acima de 50 anos) do Museu Esportivo de Maringá participarão de um quadrangular no dia 2 de setembro de 2021 em São Francisco do Sul, Santa Catarina. Os jogos do torneio serão realizados na Praia da Enseada, confirmou o dirigente das equipes, atleta e organizador da excursão para aquele estado, Adilson Fischer, o Bolinha.
Além dos times do MEM, participarão do quadrangular o esquadrão veterano da Prai
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957