No dia 15 de maio de 2021, o Museu Esportivo de Maringá recebeu nove quadros de fotografias antigas e um quadro com três faixas de campeão do Grêmio Esportivo Maringá - tricampeão do Norte, bicampeão paranaense e campeão do Robertinho, a série B do Campeonato Brasileiro -, histórico e vitorioso clube da Cidade Canção fundado em 1961 e que encerrou as atividades em 1971. O material pertenceu a um dos grandes jogadores daquela equipe, o centroavante Célio Manuel dos Santos, o Celião, falecido no dia 1º de novembro de 2020, aos 79 anos.
A viúva Adélia Prado dos Santos e a filha Tavania Mara Santos fizeram a doação das relíquias aos diretores do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini. Estiveram no ato da entrega os amigos do MEM, Roderley Geraldo de Oliveira, que jogou com Célio no Galo do Norte, Carlos Bergantini, Vanderlei Poppi, Ortilio Carlos Vieira, Anibal Andrade, o Bibe, Sérgio Bertoni e Valtinez Favarão. De Paula agradeceu a doação, lembrando à dona Adélia e à Tavania a importância dos quadros nas paredes do MEM, que ajudam a contar a história do grande time do Grêmio Esportivo Maringá e ao mesmo tempo homenageia o artilheiro Célio. Roderley também falou aos presentes, contando passagens daquela época de ouro do futebol maringaense e os jogos importantes em que ele e Célio atuaram juntos.
Célio nasceu em 17 de janeiro de 1941 em São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, mas passou a infância em Cabo Frio. Começou a carreira no time juvenil do Botafogo de Futebol e Regatas, vindo a se profissionalizar no Olaria. Além dessas equipes e do Grêmio Esportivo Maringá, Célio jogou no LInense, Atlético Clube Paranavaí, Independente de Mandaguaçu, Prudentina, Mourãoense e Apucarana. Os quadros doados mostram a trajetória de Célio por estes clubes, a maior parte, contudo, são lembranças do seu tempo de Galo do Norte. Funcionário público municipal, Célio é pai de Tavania e de Tecão, zagueiro que atuou no Maringá Atlético Clube, o MAC, no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.
Seja o primeiro a comentar.
O fundador da Torcida Guerreira de Maringá, nos anos 1970, Sebastião Braz Palma, conhecido como Tião Rivelino, gravou depoimento na sede do Museu Esportivo de Maringá, convidando a população de Maringá e esportistas em geral para uma visita a este espaço da memória esportista. Tião Rivelino é um dos grandes doadores de relíquias históricas ao MEM: agasalho do Maringá Futebol Clube, camisa e faixa
João Hélio Pereira Pires, nascido no dia 22 de março de 1947, em Taquara, Rio Grande do Sul, iniciou a carreira na equipe juvenil do Grêmio de Porto Alegre, em 1965, onde se profissionalizou e permaneceu até 1969. Conhecido no futebol como Hélio Pires, o atacante se transferiu em 1970 para o Coritiba e, depois de ser tricampeão paranaense e campeão do Torneio do Povo, sendo o artilheiro, foi jogar, em 1973, na Portuguesa de Desportos e Sa
Romoaldo Barbosa - Roma
Falecimento: 13 de abril de 2018, aos 71 anos.
Assista no Youtube o documentário "Histórias que a bola pesada contou" sobre os 50 anos do futsal de Maringá, do diretor Antonio Roberto de Paula.
Texto de 9 de março de 2020 - Museu Esportivo promove torneio na inauguração do Meu Campinho, no Conjunto Guaiapó, que terá o nome de Romoaldo Barbosa, nesta quinta-
Na tarde desta terça-feira (19), usuários do CAPS II-Canção, da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, visitaram o Museu Esportivo de Maringá acompanhados da psicóloga Rosana.
Aureliano, Paulo, Evanilde, Rodonaldo e Maria foram recebidos pelos diretores do MEM, De Paula e Simone, que explicaram aos visitantes como foi criado este espaço dedicado à memória do esporte. Rodonaldo, fã de Pelé, Eva
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957